A Copa América nesta rodada teve resultados tão óbvios que acabaram surpreendendo. À exceção do empate da Colômbia com o Peru, em todos os outros cinco jogos os resultados finais refletiram na superioridade do melhor time ou na igualdade de ambos – como no caso de Uruguai x Paraguai.

Chile 5 x 0 Bolívia

Atuação perfeita da Roja. A seleção chilena enfim brilhou e deu show contra a pobre seleção boliviana. Os chilenos foram muito bem em todo tempo, com grande destaque a Alexis e Vargas: os dois atacantes brilharam no comando do ataque. Medel também merece destaque, já que além de cumprir seu papel defensivo brilhou até no setor ofensivo. Enfim, uma grande atuação premiada com uma grande goleada. Já os bolivianos deram sorte que o seu adversário nas quartas é o Peru, porque se fosse outro…

1434400844_962414_1434410804_noticia_normalMéxico 1 x 2 Equador

Infelizmente, o bom time equatoriano só atuou bem quando o calo apertou para o seu lado: nos 45 minutos contra a Bolívia e no jogo contra os mexicanos. O time equatoriano se portou de forma muito digna e fez sua superioridade técnica valer nesses momentos; infelizmente não foi o suficiente pra avançar de fase, mas já é um alento pensando em eliminatórias. Já os mexicanos não tem muito do que reclamar, mesmo com o time B, fizeram 3 jogos aceitáveis, principalmente contra os chilenos.

Paraguai 1 x 1 Uruguai

Resultado justo pelo equilíbrio das duas equipes. O Paraguai surpreende pela boa postura tática e pelo entendimento de suas limitações, o time faz o que dá e consegue muita coisa boa por isso. Os uruguaios já não são tão fortes como outrora, mas ainda sim tem bons valores, o resultado foi justo pelo que as duas equipes apresentaram. Ambos agora terão missões difíceis no mata-mata, os uruguaios buscarão a vaga no mata-mata contra os donos da casa e os paraguaios enfrentam a seleção brasileira. Nos dois casos os dois são zebras, como veremos mais adiante.

camisasArgentina 1 x 0 Jamaica

Esse é o jogo de resultado óbvio, mas explicação complicada. Como uma seleção tão superior tecnicamente só venceu por 1-0 e sofreu no fim? A explicação é complexa, porém de fácil entendimento. Os argentinos fizeram o gol cedo e quiseram evitar a fadiga, com um toque de bola irritante e claramente se poupando para os jogos mais agudos. Os argentinos ficaram tocando, tocando, tocando para com que o tempo passasse rápido…

Entretanto no fim, ao ver a preguiça da Argentina, os jamaicanos até se atreveram a atacar e fizeram pressão em busca do empate – sem sucesso. Para os argentinos é buscar melhorias visando chegar à final, já os jamaicanos não sofreram nenhuma goleada e podem comemorar as selfies tiradas com Lionel Messi – e as camisas dos adversários…

Colômbia 0 x 0 Peru

Jogo mais chato da terceira rodada. Colombianos e peruanos pareciam mais preocupados com o jogo entre Brasil x Venezuela que em vencer o duelo que participavam. As duas equipes entraram com receio o que propiciou um jogo muito morno e sem graça, mas o resultado aliado à derrota venezuelana na sequência ajudou as duas equipes a avançarem pro mata-mata. A Colômbia agora terá difícil missão contra os argentinos e os peruanos lutarão no jogo mais exótico do mata-mata contra os bolivianos.

1434890383_933064_1434930446_noticia_normalBrasil 2 x 1 Venezuela

A seleção brasileira jogou bem pela primeira vez na Copa América, não foi uma exibição de encher os olhos, mas ela foi bem, isso é um fato. Outro fato é que o Dunga mexeu muito mal na equipe e quase estragou o bom futebol mostrado na partida. O Brasil começou muito bem no jogo e conseguiu logo fazer seu gol. Isso ajudou no aspecto emocional: com o gol cedo, os jogadores ficaram mais leves.

Apesar de um susto ou outro, o Brasil manteve o controle do jogo chegando inclusive ao segundo gol até as mudanças do Dunga: com elas, o time recuou de forma completamente desnecessária e tomou uma pressão inacreditável que culminou no gol da seleção venezuelana e não terminou em coisa pior porque faltou tempo.

Para o Brasil, fica a lição de que a seleção tem sim um time bom para brigar por um algo a mais nesta Copa América mesmo sem Neymar suspenso por 4 jogos. Já a Venezuela, apesar de 3 jogos interessantes, pagou o preço do gol sofrido diante do Peru, mas o time é bem digno e deve fazer bom papel nas eliminatórias sul americanas que começam em Outubro.

Palpites para as quartas de final

Chile x Uruguai, quarta às 20:30 em Santiago.

Acredito que não será um jogo fácil para os chilenos que certamente sofrerão a pressão de jogar um jogo decisivo em casa, mas como são melhores tecnicamente e os uruguaios não são nenhum primor também, acredito que apesar de sofrer, o time chileno triunfará por 2-1.

Bolívia x Peru, quinta às 20:30 em Temuco.

Típico jogo que será complicado de se ver. Não são duas seleções de grande qualidade técnica, mas a seleção boliviana já está fazendo hora extra no torneio e, com a força do seu ataque, acredito que o Peru conseguirá avançar novamente às semifinais como em 2011. Aposto em 2-0 para os peruanos – para desespero dos rubro negros…

pizarrochutamarioruizefeArgentina x Colômbia, sexta às 20:30 em Viña del Mar.

Agora é a hora da onça beber água e não acredito que o time argentino vá jogar com o sono apresentado no sábado e dessa vez conseguirá vencer e vencer bem. Os colombianos apesar de muito bem armados não conseguirão resistir à força do ataque argentino e de uma atuação inspirada de Messi. Aposto em 2-0 para os argentinos.

Brasil x Paraguai, sábado às 18:30 em Concepción

Deverá ser mais uma atuação sofrida da seleção brasileira, mas outra vez o Brasil triunfará. O futebol não será dos mais belos, o jogo certamente irritará muitos por todos os cantos, mas a vitória virá e o Brasil vai enfrentar a Argentina na semifinal, aposto em 1-0 para o Brasil.

Mandem seus palpites, dúvidas, questionamentos, xingamentos ao colunista ou ao editor-chefe nos comentários, sempre respondemos a todos, espero que os leitores continuem lendo esta coluna e todas desta revista eletrônica.

É isso, um abraço!

Imagens: El País e Globoesporte.com

3 Replies to “A América Óbvia…”

  1. Eu diria que vc foi muito ruim nos palpites anteriores, aliás algumas zebras do seu primeiro tópico sobre a copa estão aí, mas foi muito bem em alguns outros!
    Sobre o Brasil, vou torcer até o fim, mas confesso que qdo Dunga colocou 4 zagueiros torci contra, nunca vi em todos esses anos o Brasil ser tão medroso, nunca vi a seleção jogar com 4 zagueiros, ja vi técnicos medrosos, ruins, mas Dunga nem isso conseguiu ser, fez pra mim a pior escolha que um técnico ja fez na história, e ainda contra uma seleção horrível que é a Venezuela, e também acho que foi o melhor jogo do Brasil até o “recuo histórico”, pois jogaram com raça e com muita disposição!

  2. Sobre os Palpites acho que Chile x Uruguai será o mais disputado, pois é um ataque muito bom(Chile) contra uma defesa muito boa (Uruguai) vou torcer pelo Chile, mas Uruguai é muito temido e pode surpreender, tem tradição e quem passar ta na final!
    Bolivia x Peru, Peru vence fácil 2 x 0 e ja pode arrumar as malas pois vão sair na próxima fase!
    Argentina x Colômbia, melhor jogo de ver, ataque x ataque, aposto em muitos gols, pra mim 3 x 2 pra Argentina que fará seu melhor jogo!
    Brasil x Paraguai, muito cuidado nessa hora, Lembram? na copa contra colombia Brasil perde Neymar, no jogo seguinte, homenagem pro Neymar, no jogo seguinte, vexame histórico! Nessa Copa, contra colombia Brasil perde Neymar, no jogo seguinte, homenagem pro Neymar, no jogo seguinte, Aguardem….
    Tirando o foco, acho que Brasil passa, no sufoco mas passa, 2 x 1, com direito a ataque cardíaco no final, e já adianto se Dunga recuar daquele jeito de novo, vou torcer pro Paraguai, pq não me conformo com uma seleção do tamanho do Brasil se fechar desse tipo!
    se Brasil passar será uma guerra contra a Argentina!

    1. Valeu pelos comentários, sobre os palpites, acertei 9 de 18 jogos, e uma das zebras ia passar, porque coloquei dois do Grupo A e dois do Grupo B, só não contava com uma Copa América tão fraca como a do Equador. Complicado. É isso, um abraço!

Comments are closed.