Eu gosto bastante dos Campeonatos Estaduais, mas devo confessar que recebo com enorme alegria o fim desses torneios que abrem o calendário do futebol nacional. Nada pessoal, evidentemente. Mas é que o fim do Estadual significa, automaticamente, o início daquele que é o Campeonato que eu mais gosto de assistir e acompanhar: o Brasileirão.

É bem verdade que ele não anda muito bem das pernas. O nível caiu muito, a organização é tenebrosa, a divulgação é amadora, mas, para nós brasileiros, ele tem uma enorme vantagem em relação aos demais torneios nacionais do Mundo: é nosso. Não é o melhor campeonato do mundo, mas é o que tem e ele não é tão ruim assim.

A propósito, espero um Campeonato bem melhor que o de 2014, que já apresentou melhora considerável em relação ao desastre que foi a edição de 2013. A chegada do novo Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, deu uma sacudida na entidade (quando o responsável por sacudir alguma coisa é o Del Nero, a gente vê que a coisa está feia) e os próprios clubes parecem um pouco mais preocupados em promover melhor o Brasileirão.

flamengo1983kc0-1024x791Por conta disso, espero algumas novidades interessantes neste ano no que tange à organização. Ainda falta muito para que o torneio seja tratado como merece – pelo menos por enquanto, o Brasileirão 2015 não tem um site exclusivo, por exemplo, mas espero que ocorram ao menos alguns testes para criar uma identidade para o Campeonato. Como eu já escrevi aqui, o ideal é que as pessoas queiram assistir o Campeonato Brasileiro e não o Flamengo, o Corinthians, etc. Vejamos.

Na busca por recuperar a audiência e o público, que estão cada vez menores, a CBF fará alguns outros testes. O mais falado e divulgado foi o novo horário das partidas: domingo, 11 da manhã. Foi um horário que nasceu improvisado, por conta dos protestos contra a Presidente Dilma, e que agradou Del Nero e companhia.

Pessoalmente, não gosto. Em primeiro lugar, é muito ruim para quem joga. Exige uma adaptação prejudicial aos atletas e atrapalha os próprios jogos. Depois, é ruim para quem vê. As pessoas estão se deixando enganar pelos bons públicos dos dois jogos que foram realizados no horário. Bom, as coisas não são tão coloridas assim.

O primeiro jogo no horário, Palmeiras 1 x 0 XV de Piracicaba, teve público de 26 mil torcedores. De fato, um bom público, mas que não chegou aos 28 mil, média do time no Campeonato. Ou seja: na melhor das hipóteses, o novo horário não ajuda a aumentar o público. O jogo contra o Botafogo-SP, o segundo no horário, levou quase 36 mil palmeirenses ao Allianz Parque, mas era uma partida decisiva, pelas quartas de final. O jogo de ida na final contra o Santos, disputado no horário tradicional, bateu a marca dos 40 mil.

FutebolO que deve ser levado em conta é que o estádio do Palmeiras é novo, moderno, relativamente fácil de se chegar para boa parte dos paulistanos e que tem uma boa média de público. Em alguns lugares, um jogo 11 da manhã exigirá que os torcedores saiam inacreditavelmente cedo de casa. Para mim, não tem a menor chance de dar certo – e ainda é um horário ruim de ser “vendido” para canais estrangeiros, já que competirá com a Premier League, La Liga, Série A, etc. Em todo caso, só por ser uma nova faixa já é um teste válido.

Dentro de campo, a tendência é que também haja uma grande evolução. Se nos últimos dois anos o Cruzeiro venceu com facilidade, a tendência é que, nesta temporada, haja uma briga intensa pelo título do início ao fim. Ao meu ver, temos cinco times em totais condições de faturar o título. Curiosamente, são os cinco que estão disputando a Libertadores. Em minha análise, Corinthians, São Paulo e Atlético Mineiro são os melhores times do Brasil na atualidade. O primeiro e o terceiro apresentam uma regularidade interessante e, por isso, hoje me parecem mais prontos para a briga. O São Paulo, se bem escalado e bem acertado, também chega forte. Um pouco mais atrás vem o excelente time do Internacional, que também sofre com a falta de regularidade, e o próprio Cruzeiro, que ainda não se encontrou por completo, mas tem um bom time.

No pelotão de trás vem as equipes que, ao meu ver, podem apenas surpreender e levar uma vaga na Libertadores. A princípio, Flamengo, Santos e Grêmio chegam como os maiores candidatos. O Flamengo de Vanderlei Luxemburgo não tem um time ruim, mas, para mim, já chegou ao ápice e, se não se reforçar, não pode oferecer muito mais do que vem jogando. Forte em casa e experiente, até pode fazer um bom campeonato, mas não vejo como brigar com os cinco citados anteriormente. Já o Santos tem um excelente time do meio para frente, mas é frágil defensivamente. É um time regular, com bons valores individuais, mas que também não deve competir com os principais concorrentes. O Grêmio de Felipão vem evoluindo consideravelmente e, por isso, pode fazer um bom Campeonato, mas também tem suas limitações.

corinthians10x0_Os outros times grandes que disputam a Série A não me agradam muito. O Palmeiras tem sido muito elogiado e de fato pode evoluir bastante porque tem bons jogadores. No entanto, é um time muito instável e que é muito mal treinado por Oswaldo de Oliveira. Nos poucos jogos que fez contra times de Série A, não foi bem. Não deve correr risco de cair, mas não deve também brigar lá em cima. Já o Fluminense piorou em relação a 2014 e dependerá dos gols de Fred e de contratações pouco famosas para surpreender, o que eu acho bem difícil. O Vasco, outro time que vem sendo superestimado, é, dos grandes, o que mais corre risco de cair, mas acho que consegue se manter a despeito do elenco limitado.

Dos chamados pequenos, minha grande expectativa é depositada na Ponte Preta. O time montado por Dado Cavalcanti é melhor que alguns dos grandes cariocas – para mim, só perderia para o Flamengo e olhe lá – e fez um grande Campeonato Paulista. Taticamente, é um dos melhores do Brasil e tem uma regularidade interessantíssima. E já mostrou que não tem medo de jogar contra time grande mesmo que fora de casa – enfrentou os quatro e ganhou de dois (uma em casa e uma fora). Dois dos catarinenses, Figueirense e Chapecoense, também tem tudo para ir bem. O primeiro vem melhorando e fez um bom Estadual. O segundo, tem um bom ataque e é fortíssimo dentro da Arena Condá. Ao contrário da Ponte, não vejo nenhum dos dois em condições de brigar por uma colocação entre os sete ou oito primeiros, mas o G-10 é bem possível.

Fechando esse time, vejo o Sport com um bom horizonte pela frente. O time ainda não se acertou e vai começar o Campeonato longe de uma boa relação com a torcida, o que pode ser fatal. Ainda assim, o único representante do Nordeste na Série A tem um bom time e pode fazer um Campeonato tranquilo, sem grandes riscos. Já o Joinville, voltando à Série A, não vem tão empolgado quanto estava ao final da Série B do ano passado, mas é forte em casa e montou um elenco que vem melhorando bastante. Tem totais condições de se manter na elite e confirmar o bom momento do futebol catarinense.

2001Já o futebol do Paraná promete ter um ano bastante complicado. O Coritiba, depois do excelente 2011, veio piorando gradualmente seu time e escapou por pouco do rebaixamento em 2013 e em 2014. Esse ano, com a melhora do nível técnico do Campeonato, é um dos candidatos ao descenso com um time muito limitado e que não conta mais com o craque Alex, que se aposentou e ajudou bastante nas últimas temporadas. O rival, Atlético Paranaense, não é ruim. Até tem um bom time, com bons valores individuais e um elenco jovem, que pode crescer muito. No entanto, a péssima fase e a relação conturbadíssima com a torcida fazem o Furacão começar o campeonato sonhando com a permanência na elite. Dependendo de como e quando o time se acertar, pode até ir bem, mas, pessoalmente, acho difícil.

Arriscando minha pele, coloco dois times praticamente garantidos na Série B de 2016: Avaí e Goiás. O primeiro não se reforçou o bastante para sua volta à elite e tem um elenco limitadíssimo. Reforços podem chegar e melhorar um pouco a situação, mas, no momento, ficaria muito surpreso com outro resultado que não a queda. Já o Esmeraldino, que ano passado já se salvou por conta do bom início de campeonato, piorou demais e venceu o Campeonato Goiano sabe Deus como. É, talvez, o pior dos 20 times que disputam a competição e não tem nem uma média de público que faça do Serra Dourada exatamente um caldeirão.

Palpites para a 1ª rodada

Chapecoense x Coritiba – Sábado, 9/5, às 18h30, na Arena Condá, em Chapecó

Típico jogo ruim de primeira rodada onde absolutamente nada acontece. Nem gol. Empate em 0 a 0.

Palmeiras x Atlético Mineiro – Sábado, 9/5, às 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo

O Palmeiras vai escancarar todas as suas limitações contra um time bem forte, mas vai levar um pontinho porque o rival estará com a cabeça na Libertadores. Empate em 1 a 1.

Fluminense x Joinville – Sábado, 9/5, às 21h, no Maracanã, no Rio de Janeiro

O Fluzão vai mais uma vez estrear com tudo e dar imensas e falsas esperanças aos seus torcedores. Vitória dos cariocas por 3 a 1.

Grêmio x Ponte Preta – Domingo, 10/5, às 11h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Um dos jogos mais interessantes e equilibrados dessa rodada inicial. Acho que o Grêmio, apesar de ainda abatido pela derrota no Campeonato Gaúcho, vai começar com o pé direito. Vitória tricolor por 2 a 0.

São Paulo x Flamengo – Domingo, 10/5, às 16h, no Morumbi, em São Paulo

Mesmo com a cabeça na Libertadores, o São Paulo vai se mostrar superior ao Mengão e conquistar seus primeiros pontos na disputa. Vence o São Paulo, 2 a 0.

Sport x Figueirense – Domingo, 10/5, às 16h, na Ilha do Retiro, em Recife

Ainda mal das pernas, o Sport vai começar mal e sucumbir perante o bom time do Figueira. Os catarinenses levam a melhor, 3 a 2.

Cruzeiro x Corinthians – Domingo, 10/5, às 16h, na Arena Pantanal, em Cuiabá

Ainda que fora da casa cruzeirense, esse vai ser “o” jogo da rodada. Dois dos grandes times do país em campo. Mais preocupados com a Libertadores, é verdade, mas mesmo assim vai dar jogo bom. Corinthians vence por 1 a 0.

Atlético Paranaense x Internacional – Domingo, 10/5, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba

Em geral, apostaria em vitória colorada. Mas, de ressaca pelo Campeonato Gaúcho e focado no jogo de volta das oitavas da Libertadores, o Internacional vai tropeçar. Empate em 1 a 1.

Avaí x Santos – Domingo, 10/5, às 18h30, na Ressacada, em Florianópolis

Embora eu tenha dito tudo o que eu disse do Avaí, acho que o Santos vai ser surpreendido por uma boa atuação alviazul. Vitória catarinense por 4 a 2.

Vasco x Goiás – Domingo, 10/5, às 18h30, em São Januário, no Rio de Janeiro

Embalado pelo bom momento e pela fragilidade ainda maior do adversário, o Vascão começa bem. O respeito voltou. Ponto. Vitória cruzmaltina por 2 a 0.

Simulador

Para finalizar, fui até o simulador (gosto de brincar nesse negócio) e simulei todos os 380 jogos do Brasileirão. A classificação final ficou do jeito que você vê na foto abaixo. Antes que alguém reclame que ela não “bate” com algumas coisas que escrevi no texto, admito que é verdade. Mas é que as vezes a matemática contradiz o que a gente pensa. É irritante, mas acontece. De todo modo, o meu palpite é o que está aí na foto.

Captura de tela 2015-05-02 às 00.28.45

4 Replies to “Vai começar o Brasileirão”

  1. Eu tiraria o Goiás dessa lista de rebaixados e poria o Joinville.

    O problema é que, para mim, será mais um ano com vários candidatos à queda: Vasco, Fluminense, Joinville, Avaí, Goiás, Atlético-PR, Coritiba, Sport, Palmeiras, Chapecoense…

    Isso se a crise não bater forte no Santos que, assim como o Corinthians, deve até a alma.

  2. E adiantando:

    Da B pra A: Botafogo, Ceará, Bahia e Santa Cruz.
    Da B pra C: Bragantino, CRB, Boa Esporte e Paraná. Se bem que o Boa sempre surpreende!
    Da C pra B: Cuiabá, Fortaleza, Guarani (ou Guaratinguetá) e Londrina.
    Da C pra D: Confiança, Águia de Marabá, Caxias e Tombense (ou Portuguesa).
    Da D pra C: por enquanto, São Caetano, Remo, Rio Branco-AC e Operário-PR.

    É isso.

  3. O maior prazer de quem não torce pro Fluminense é vê-lo, de qualquer jeito, pagando as tais séries B que vocês, haters, acham que ele deve – principalmente aquela de 1999, que quem deve, mais do que qualquer um, é o BOTAFOGO.

    Vamos lá… tá divertido esse exercício de futurologia. Depois, acaba dando errado e quero ver depois o chororô.

    PS.: Já que o negócio é assim então… não acredito, nem um pingo, no acesso do Botafogo para a Série A.

    1. Eu também não acredito.

      E sobre 1999, na verdade é 2000, com aquela “Copa João Havelange”, que teve a desculpa de organização mas só serviu para puxar Fluminense e Bahia pra A sem merecimento.

Comments are closed.