Na última segunda-feira conhecemos a ordem dos desfiles das Escolas de Samba da Série A, após o sorteio realizado na quadra da São Clemente.

O clima é sempre muito agradável. A expectativa de ver o papel preenchido com a ordem de desfiles é imensa, temas de Enredo são revelados e Carnavalescos são apresentados.

Porém, foi pequeno o debate de preferência de dia e ordem de desfile no pré-sorteio. Até porque este foi longo devido à chuva que20150504_203159 começou a cair no Rio de Janeiro pouco antes do horário da festa. Acredito que isto tenha acontecido porque é muito óbvio, na Série A mais que no Grupo Especial, que é melhor pra todas desfilarem sábado, em posição ímpar para que concentrem do lado dos Correios e fugir do surreal viaduto do Balança Mais Não Cai sobre o qual já falamos em post anterior.

Aí, chega a Renascer, e com a chance de escolher seu dia de desfile após a bolinha dar esse privilégio, o Presidente Salomão escolhe desfilar na sexta. Somente ele pra explicar isso. “Estratégia e preferência” foram motivos pouco explicativos. [1]

Mas e aí, ordem de desfile faz diferença?

Para as Escolas que abrem os desfiles do Grupo Especial, é óbvio. As arquibancadas ainda não estão cheias e a TV não transmite. Vale também para as duas primeiras de cada dia na Série A. Ainda no Especial, invencionices anteriores se mostraram fracassadas. Como a Mocidade abrindo o desfile em 2005, enquanto a Vila Isabel, campeã do Acesso e retornando naquele ano, encerrava o domingo. Ou em 2006, quando foi a vez do Salgu20150504_203243eiro cair na “furada” de abrir o primeiro dia de festa.

Pra quem é fã de sorteio ainda mais dirigido que este, pode argumentar sobre Tijuca e Viradouro em 2009, que encerraram os dias de desfiles com arquibancadas vazias.

Mas temos algumas exceções, além da inexplicável escolha da Renascer. A Mangueira prefere o lado do Balança pois tem um barracão que lhe garante um apoio logístico naquele lado.

No Grupo Especial, apenas seis Escolas foram campeãs tendo desfilado na primeira noite desde a criação do Sambódromo. Excluo aqui, 1984. Esse é mais um motivo da torcida para que sua Escola desfile na segunda-feira?

Mas aí o que falar para os torcedores da Unidos da Tijuca sobre ordem de desfile? Enquanto os torcedores de Imperatriz em 2010 e 2011, Salgueiro em 2013, Grande Rio em 2014  e Mangueira em 2015, sofreram desde o dia do sorteio quando desfilaram no início da noite de domingo, a Escola do Borel passeou sendo a terceira, em 2010.

Para mim faz toda diferença. Psicologicamente em especial. Selminha Sorriso, Porta-Bandeira da Beija-Flor, declarou em 2009 ter sido estranho terminar seu desfile e ter que sair rapidamente pois outra Escola viria logo depois e encerraria a noite.

E pra vocês, desfilantes ou não, torcem em especial para a sua Escola tirar determinada bolinha no sorteio?

Aquele abraço

[N.do.E.: como os leitores viram no post de ontem, a escolha da Renascer pela sexta feira tem a ver com o enredo escolhido para 2016. PM]