Na segunda parte das previsões para o Carnaval-2015, vamos ao Grupo de Acesso do Rio de Janeiro. Nossos analistas também comentam os melhores sambas do ano tanto no Acesso como no Especial, e as mudanças no corpo de jurados para este ano.

A série de análises continua nesta quinta, com o Carnaval de São Paulo. Por fim, mostraremos todas as opiniões em números e mostraremos quem serão as campeãs na opinião dos nossos especialistas.

1 – Quais as escolas favoritas ao Grupo de Acesso no Rio? Por quê?

Aline Said
Pela tradição, Império Serrano e Estácio de Sá. Além destas duas gigantes, acrescento Império da Tijuca e Unidos de Padre Miguel, pela organização e regularidade nos últimos anos.

Alex Cardoso
A Estácio de Sá é muito favorita. Vai pro seu oitavo ano neste grupo e agora, sem a concorrência da Viradouro, está pronta pra subir.

Anderson Baltar
Disputa embolada. Pode dar Estácio, Cubango, Tuiuti, Unidos de Padre Miguel, Império da Tijuca, Império Serrano… será decidido nos detalhes.

imperiodatijucaAloisio Villar
Estácio, Império da Tijuca e Cubango pelo momento que passam.

Bruno Malta
Cubango e Estácio. Cubango por ter um grande samba e um grande carnavalesco e ter também um dos patronos com mais dinheiro no Acesso. A Estácio por viver um momento guardadas as proporções parecidos com o da Portela, se reconstruindo com força para título.

Emerson Braz
Não acompanho o suficiente, mas pelos sambas que ouvi, acho que a Estácio… Mas quero sempre que o Império Serrano suba.

Fabrício Gomes
Acho que Estacio (pela tradição) e Império da Tijuca (pelo ótimo samba).

Fred Sabino
Estácio de Sá, pelos excelentes enredo e samba (sobre o Rio, o que tende a pesar positivamente no julgamento), e por ser uma escola madura para subir, melhor estruturada do que há alguns anos. Não descarto ainda o Império da Tijuca, por viver boa fase e ter também excelentes enredo e samba.

Guilherme Ayupp
Aposto em Estácio e Unidos de Padre Miguel brigando com mais força pelo acesso. A Estácio tem um grande samba e vem frequentando as primeiras colocações. Está pronta para subir. A Unidos tem como trunfo o enredo e o trabalho de Edson Pereira, o melhor carnavalesco do grupo. Paraíso do Tuiuti pode ser o azarão e o Império Serrano é sempre candidato, apesar da ingrata posição de desfile: a terceira de sexta.

Gustavo Vaz
Estácio, voltando a ser imponente e com um grande samba; Cubango, sempre a espreita e sendo competente; Padre Miguel, numa ascensão meteórica e comunidade fortíssima; e o Imperinho, que volta do Especial, tem estofo para retornar e não pode ser descartado.

Henrique Brazão
Renascer, Estácio e Cubango pelo momento que elas vivem.

20140302_055948Leonardo Dahi
Estácio de Sá vem com um favoritismo até maior que o da Viradouro em 2014. Cubango, Unidos de Padre Miguel, Império da Tijuca e Porto da Pedra tentam ameaçar esse favoritismo, mas acho difícil que consigam.

Lourival Mendonça
Império Serrano tem o carnavalesco mais competente do grupo, e um samba-enredo que faz o imperiano vibrar e se arrepiar até a alma. Pra mim, o grande candidato ao título da serie A. O Império da Tijuca trará um grande carnaval, é uma escola muito organizada, mas com um samba que deixa a desejar. Já a Estácio esbarra num enredo muito óbvio e consequentemente numa plástica menos criativa, mas sempre pisa forte e é candidata ao título também. O título deve ficar entre essas três.

Luiz Antonio Simas
Estácio de Sá. Força política e aporte financeiro suficiente para fazer um bom carnaval, além dos fundamentos que caracterizam as boas escolas de samba.

Pedro Ivo Almeida
Estácio, Império da Tijuca, Cubango e Renascer. Além dos bons sambas, vêm se colocando entre as principais do Grupo de Acesso nos últimos anos e devem comandar as primeiras posições. Organização, grana e “know how” colocam as quatro escolas à frente das outras, com as duas primeiras citadas com mais chances.

Pedro Migão
Estácio, Cubango e Unidos de Padre Miguel. Aliás, acho que o desfile de sábado tem tudo para ficar na memória, menos pela parte plástica – as escolas sofreram com a falta de recursos, como já abordei anteriormente – e mais pela altíssima qualidade dos sambas desta noite de desfiles.

Rafael Rafic
Estácio entra mais favorita do que nunca, muito mais do que a Viradouro era ano passado, ainda mais que joga “em casa” todo ano (o morro de São Carlos é logo atrás do Sambódromo, com esforço dá até para ir a pé). As únicas que vejo com alguma frente para atrapalhar são Império da Tijuca e Cubango. Mas acho que essas duas apenas irão se estruturar melhor esse ano para fazer uma guerra de titãs ano que vem. O Império especialmente precisa tomar cuidado com a harmonia. O meu temor escrito na avaliação dos sambas para o OT com a letra complicada deste samba parece ter se confirmado no ensaio técnico, conforme relatos recebidos.

Rica Perrone
Não sei dizer. Torço pra que seja a Estácio.

Rodrigo Farias
Estácio de Sá, Cubango, Padre Miguel e os dois Impérios (Serrano e Tijuca) largam na frente na disputa. Com um bom e sonoro favoritismo pra Estácio, que com um grande samba e um histórico de bons recentes desfiles, credita-se ao primeiro lugar.

cubango12 – Quem pode surpreender no Grupo de Acesso. Por quê?

Aline Said
Cubango. Tem um samba razoável, organização e pode incomodar as favoritas.

Alex Cardoso
Caso parecido com o Especial. Em circunstâncias de Estácio de Sá normal, não tem surpresa que chegue. Se algo extraordinário acontecer, vejo Unidos de Padre Miguel e Cubango correndo por fora.

Alexandre Araújo
Acho que a Renascer não seria uma surpresa. A escola tem um baita samba, um dos mais elogiados do carnaval, já desfilou em cima e quem sabe não belisca o acesso.

Aloisio Villar
Império Serrano pela sua força.

Anderson Baltar
Aposto em um bom desfile da Renascer de Jacarepaguá. O samba deve proporcionar um belo espetáculo.

Bruno Malta
Padre Miguel e Império Serrano, o primeiro numa luta pelo acesso, pois tem muito dinheiro e uma comunidade enjoada em termos de força e garra. E o Império pode surpreender negativamente o que realmente não quero que aconteça.

Emerson Braz
Não tenho condições de responder.

Fabrício Gomes
Cubango.

Fred Sabino
Unidos de Padre Miguel, que vem crescendo a cada ano – em 2014, foi injustiçada na apuração.

Guilherme Ayupp
Para título pode pintar o Tuiuti, furando o bloqueio de Estácio e Unidos. A escola está com força política e bem financeiramente. Tem samba e o carnavalesco Jack Vasconcellos tem muito talento. Se o desfile pegar na veia, o Império Serrano pode ser outro fator surpresa. Cubango também vem sempre beliscando e não descartaria.

Gustavo Vaz
Surpresa mesmo, em minha opinião, seria uma escola como a Porto da Pedra, que se recuperou ano passado e apresentou um desfile bem consistente, apesar de enredo e o samba não ajudarem. Tuiuti tem um grande samba, escondido nessa ótima safra, e numa noite bem iluminada, quem sabe? Não acho que tenha chances de vitória, mas o Império Serrano pode ser catapultado pelo excelente samba e conseguir posições bem acima das esperadas pela maioria.

Henrique Brazão
Império Serrano. Tem história. Tem chão.

Leonardo Dahi
Uma aposta é a Tuiuti, que tem um enredo interessantíssimo e um bom samba. Mais pelo enredo e pelo carnavalesco que pelo samba, a Caprichosos também pode desfilar bem.

Lourival Mendonça
Acho que a Tuiuti apresentou um grande desfile em 2014 e foi mal julgada, é uma expectativa para 2015. O mesmo acontece com a Em Cima da Hora, que agora, já consolidada no grupo, pode ter uma melhor colocação.

20140302_050914Luiz Antonio Simas
Império da Tijuca. Tem um bom samba, um bom chão (apesar do péssimo ensaio técnico), a tradição e a experiência adquirida em 2014. Unidos de Padre Miguel. Tem um bom enredo, condições financeiras e um samba com capacidade de sustentar o desfile.

Pedro Ivo Almeida
Unidos de Padre Miguel. Organizada e com certa estrutura de Carnaval, a escola da zona oeste pode incomodar outras maiores.

Pedro Migão
Tuiuti. Tem um bom samba, está se preparando adequadamente e possui uma posição muito sólida, quase dominante, na política deste grupo.

Rafael Rafic
Tuiuti e Império Serrano. Tuiuti, apesar de ser uma escola “low-profile”, tem história, comunidade e tem o samba mais subestimado do ano (até mais do que o já altamente subestimado samba da sua vizinha Mangueira).

Além disso tem um carnavalesco tão subestimado quanto, um dos melhores enredos da Série A e uma bateria que tem tudo para se ajeitar novamente na mão do Mestre Ricardinho. Já o Império Serrano se arrasta em crise sem fim. As notícias vindas do barracão são altamente contraditórias, claramente contaminadas pela guerra política causadora da crise, então não sabemos o real estado plástico da escola.

A Serrinha fez uma opção de conquistar pela emoção nesse ano e na Série A a emoção ainda conta muito. Tanto o enredo como o samba-enredo de Arlindo Cruz foram talhados sob medida para isso e a história do Império Serrano ainda potencializa a comoção. O barracão nem precisa estar impecável, se estiver apenas passável e a emoção acertar em cheio, um abraço. Mangueira ganhou os títulos de 84 e 86 exatamente nessa linha.

Rodrigo Farias
Acredito que Tuiuti e Curicica podem beslicar posições de destaque e ocupar espaço de algumas das favoritas que citei acima. Ambas têm bons enredos e excelentes carnavalescos, além de mostrarem clara evolução nos últimos anos.

emcimadahora43 – Quais as escolas do Grupo de Acesso que devem se preocupar com um eventual rebaixamento? Por quê?

Aline Said
Em Cima da Hora, Unidos de Bangu, Alegria da Zona Sul e Santa Cruz. As duas primeiras têm posições de desfile bastante ruins e sambas fracos. Alegria e Santa Cruz pelo histórico recente, posicionando-se sempre na parte de baixo da tabela.

Alex Cardoso
Alegria da Zona Sul está fazendo hora extra no grupo. A Em Cima da Hora não parece ter seguido a linha ascendente iniciada com a permanência em 2014. A Unidos de Bangu vem do Grupo B e a diferença de desfilar na Intendente Magalhães pra Sapucaí é um abismo. Fazem companhia ao trio, Santa Cruz e Império Serrano. Este último ainda sofrendo com os problemas extra-avenida.

Alexandre Araújo
Posso estar fazendo um julgamento precipitado, mas acho que Unidos de Bangu, Curicica e Alegria precisam ficar atentas. Em Cima da Hora também está nesse bolo.

Aloisio Villar
Ah sei lá… Esse questionário acaba não? Ah… Bota Alegria da Zona Sul aí pelo ano passado e Unidos de Bangu que está chegando no grupo agora e é uma diferença muito grande pra Intendente.

Anderson Baltar
Como no Especial, a disputa, em um primeiro momento, deve ficar com escolas que ficaram nas últimas colocações em 2014 e com a que subiu. Portanto, vejo Em Cima da Hora, Alegria da Zona Sul e Unidos de Bangu correndo mais risco. Porém, a exemplo do Especial, esse grupo está muito equilibrado e alguma outra escola pode entrar nessa briga – especialmente por conta das dificuldades financeiras que atingiram a todas as agremiações.

Bruno Malta
Bangu, Alegria, Santa Cruz e Renascer. As duas primeiras por abrirem suas noites de desfiles e não terem enredos dos melhores, a terceira vem numa acomodação perigosa nos últimos anos e a quarta pelo barracão pavoroso que se fala e pelos graves problemas políticos que possui.

Emerson Braz
Idem a anterior.

Fabrício Gomes
Prefiro não responder

20140301_015755Fred Sabino
Alegria da Zona Sul e Em Cima da Hora, pelas estruturas um degrau (ou até mais…) abaixo das demais, além de Unidos de Bangu, chegada da Intendente.

Gustavo Vaz
Bangu, por vir da Intendente e não poder recorrer a um “Os Sertões” da vida; Alegria, já que vem de apresentações fracas e tem um samba questionável; Em Cima da Hora, no primeiro ano sem a muleta da reedição e agora lutando para se consolidar na Série A; Santa Cruz, pela acomodação da escola; e se o falatório de um barracão lastimável se confirmar, a Renascer, mesmo com um grande samba.

Guilherme Ayupp
Renascer, Em Cima da Hora e Alegria da Zona Sul. Uma apenas vai ficar na série A. Eu aposto em Renascer e Em Cima da Hora. São os barracões mais complicados. O trunfo da escola da Zona Oeste é apenas o seu samba. Alegria fez um ensaio razoável. O rebaixamento não deve fugir muito disso.

Henrique Brazão
A que subiu tem sempre que se preocupar com o rebaixamento. Então a Unidos de Bangu é favoritaça ao rebaixamento.

Leonardo Dahi
A Unidos de Bangu veio da Intendente, teve problemas com o Carnavalesco inicialmente contratado e é naturalmente candidata. As duas que bateram na trave em 2014, Em Cima da Hora e Alegria, também estão entre as mais sujeitas à queda. Santa Cruz e Renascer, se não evoluírem em relação a 2014, podem passar por surpresas desagradáveis.

Lourival Mendonça
Alegria da Zona Sul vem de um histórico de carnavais difíceis, e não parece ser diferente esse ano. Esbarra num enredo e samba fracos. A Unidos de Bangu tem um enredo muito genérico, ruim mesmo, com o agravante de ser a que subiu.

Luiz Antonio Simas
Aquelas com condições financeiras mais precárias, em um grupo muito desigual neste aspecto. Temo sobretudo pela Em Cima da Hora.

Pedro Ivo Almeida
Unidos de Bangu, Em Cima da Hora, Santa Cruz e Alegria da Zona Sul. A falta de uma maior receita coloca estas agremiações perto do grupo B. Além, claro, dos sambas apenas razoáveis.

20140301_224848Pedro Migão
Para mim, a Alegria da Zona Sul é MUITO favorita a uma das vagas: o samba é o pior do grupo e as notícias do barracão não são nada animadoras. Para a outra, Curicica e Em Cima da Hora a princípio, mas a Renascer (embora o barracão tenha andado nos últimos dias) e a Santa Cruz também não podem ficar tranquilas. Não vejo a Unidos de Bangu neste bolo.

Rafael Rafic
As três escolhas óbvias aqui são a recém-chegada Unidos de Bangu e as sobreviventes Em Cima da Hora e Alegria da Zona Sul. A primeira vem da Intendente, com as dificuldades naturais mas tem bom planejamento, um belo enredo e um ótimo samba. A Em Cima da Hora também tem um bom enredo, uma comunidade aguerrida e tem torcedores ilustres apesar do samba meia-boca. Dentre as três, a vejo em melhores condições para escapar, tendo já passado pelo pior, que foi sobreviver ano passado. Mas lembro aqui da União de Jacarepaguá que também parecia já ter passado pelo pior e fez um desfile desastroso ano passado sendo rebaixada na mesma posição de desfile que a Em Cima da Hora desfilará em 2015.

Já a Alegria está se salvando no limite desde que a Lierj surgiu. Ano passado só se salvou graças ao belíssimo enredo e ao melhor samba de sua história, que dos inéditos só perdia para o da Cubango. Neste ano o que samba tem de ruim, o que tem de irreverente. Isso em uma escola com problemas clássicos de harmonia é altamente preocupante. Outra que precisa abrir o olho é a Santa Cruz, que vem em trajetória semelhante a que percorreu o Império Serrano no Especial. Antes era sempre cotada para ganhar. Depois foi apenas uma escola forte, mais um pouco e se acostumou com a meiúca. Em 2012 e 2013 fez apenas o suficiente para entrar no sorteio de ordem de desfile. Em 2014, já teve sua ordem fixada como a segunda escola de sábado. Se não tomar cuidado, também flerta com o rebaixamento.Por fim, a Renascer, pelos boatos que chegam, só contará com seu belo samba e sua boa bateria, porque o barracão parece não existir. Se isso for verdade e a direção de harmonia for o desastre que foi ano passado não há 10 em samba-enredo, bateria e harmonia que dê jeito.

Rodrigo Farias
Acredito que as duas rebaixadas devam sair do rol que reúne Renascer, Santa Cruz, Em Cima da Hora, Alegria e Bangu. Apesar de achar que a escola pode surpreender, a Bangu corre risco pela inexperiência na Sapucaí. Já as demais vem de desfiles abaixo da média e correm risco se não conseguirem corrigir o rumo.

renascer44 – Quais os melhores sambas do ano, englobando os dois grupos?

Aline Said
Os dois melhores sambas do ano estão no grupo de acesso. Renascer de Jacarepaguá e Império Serrano estão acima dos demais. Já do Especial destaco Vila Isabel, Imperatriz e Beija-Flor.

Alex Cardoso
Renascer, Cubango e Estácio de Sá que aliais, desfilam seguidamente encerrando o sábado e logo após outros 3 ótimos sambas, juntos com Portela, Mangueira, Beija-Flor e Imperatriz.

Alexandre Araújo
No Grupo Especial, acho que os melhores sambas são da Portela e Beija-Flor. Eu colocaria Mangueira, Imperatriz e São Clemente num andar mais abaixo, mas são grandes sambas. Não sou fã do samba da Mocidade, mas pode ser funcional. O samba da Viradouro deveria ser hors-concours e o samba do Salgueiro, deixa pra lá… No acesso o samba da Renascer é uma unanimidade, mas sou fã do samba da Estácio e gosto muito da melodia do samba da Inocentes.

Aloisio Villar
Renascer, Portela, Mangueira e Beija-Flor- esta apesar do enredo.

Anderson Baltar
Renascer de Jacarepaguá é o samba do ano. Destaco também Beija-Flor, Portela, Imperatriz, Império Serrano e Estácio de Sá.

Bruno Malta
Imperatriz, Portela, Beija-Flor, Estácio, Império Serrano e Cubango.

Emerson Braz
Império, Cubango, Renascer, Viradouro, Portela e Beija Flor.

Fabrício Gomes
Beija-Flor, Imperatriz, Mangueira e Portela.

Fred Sabino
No Especial, Imperatriz. No Acesso, Renascer.

Guilherme Ayupp
Pela ordem: Renascer, Viradouro, Beija-Flor, Estácio e Mangueira.

Gustavo Vaz
Os melhores sambas do Acesso são claramente superiores aos que encabeçam a lista do Especial. Portanto: Renascer, Estácio e Cubango. Para fechar um top-5 englobando os grupos, dois do Especial: Viradouro e Beija-Flor.

Henrique Brazão
No Especial, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro. Tem gente que não gosta porque ‘afasta’ mais adeptos, mas não adianta. Quando fala de negro, religiões de matriz africana e tudo mais os sambas ficam muito bons. Na série A, Renascer tem o melhor samba. Cubango também tem um samba muito bom.

Leonardo Dahi
Os grandes sambas estão na Série A: Estácio, Cubango e Renascer. Beija-Flor, Imperatriz e Viradouro também representam bem o gênero.

20140228_222950Lourival Mendonça
Os melhores sambas: Renascer, com sobras. Depois, Vila Isabel e Império Serrano.

Luiz Antonio Simas
Beija-Flor, Viradouro, Mangueira, Imperatriz, Portela, São Clemente, Estácio, Renascer e Cubango.

Pedro Ivo Almeida
Renascer de Jacarepaguá (disparado) tem o melhor samba. Logo em seguida, Estácio, Cubango, Império da Tijuca e Portela. Listei apenas os sambas inéditos. O da Viradouro é muito bom, mas trata-se de uma junção.

Pedro Migão
A safra do Acesso este ano está bem acima da média, com pelo menos sete ou oito sambas de muito bons para cima. Já o Especial teve um grupo de composições de razoável para fraco. Destaco Estácio e Renascer como os melhores deste ano.

Rafael Rafic
Sem dúvidas os sambas do quarteto de ferro que fechará o desfile da Serie A são melhores do que os outros 23 sambas que passarão na Sapucaí. Estou falando dos sambas do Império da Tijuca, da Renascer, do Cubango e do Estácio.

Rica Perrone
Beija Flor e Portela.

Rodrigo Farias
Portela, Imperatriz, Beija-Flor, Viradouro, Estácio, Renascer, Cubango, Império da Tijuca e Império Serrano estão um degrau acima das demais.

julgamentorj5 – O que esperar do julgamento com as recentes e extensas mudanças nos quadros de jurados?

Aline Said
Difícil pergunta. Não conheço os novos jurados. Espero, apenas, que sejam criteriosos com todas as escolas e que não banalizem a nota 10.

Alex Cardoso
Espero que torne o julgamento mais justo e que bandeira e ordem de desfile não sejam critérios de desempate na cabeça de cada jurado.

Alexandre Araújo
Bom senso. Que os jurados não julguem a escola pelo nome, por preferência pessoal ou por outros interesses. As escolas devem ser julgadas com isenção e cada quesito deve ser avaliado com o máximo de coerência. É pedir muito?

Aloisio Villar
Mais notas 10 pra quem influenciou na troca do júri.

Anderson Baltar
Sinceramente, não sei o que esperar. Torço, sinceramente, que as mudanças tenham sido para qualificar melhor o julgamento. Porém, saber que foram afastados todos os jurados de samba-enredo, que realizaram o melhor julgamento do quesito na história, é algo extremamente desanimador.

Bruno Malta
Espero um julgamento bem mais coerente nos quesitos plásticos e uma continuação do ótimo julgamento de samba-enredo (embora não acredite), e claro resultados justos e sempre maiores contestações.

Emerson Braz
Se algo mundou é porque as escolas desejaram. Quem perder vai reclamar e é assim que tem funcionado. Espero que o julgamento seja o espelho da pista, numa visão mais da cultura do samba e do carnaval do que os quesitos plásticos.

Fabrício Gomes
Acho que pouca coisa mudará. Vai julgar se baseando no nome das escolas de peso.

Fred Sabino
Mudanças realmente eram necessárias na maioria dos quesitos, mas em alguns casos, como samba-enredo, foram alterações absolutamente equivocadas, pois este era um quesito bem julgado. Prevejo as aberrações de sempre, até porque sempre acontecem todos os anos.

Guilherme Ayupp
Espero um julgamento menos rígido. Isso porque jurados que jamais julgaram entraram no juri e outros que tinham maior grau de exigência saíram. Isso deverá deixar o quadro de indefinição ainda maior. Deveremos ver muitas notas 10, 9,9 e 9,8. Uma ressalva importante: a mudança tão grande deve-se única e exclusivamente a um pedido das escolas. A Liesa apenas cumpriu, pois não é do perfil do presidente Jorge Castanheira realizar mudanças radicais como essa.

Gustavo Vaz
Não dá para ter muita ideia até as notas serem lidas na quarta-feira de cinzas, mas pela forma com que foi feita esta revolução, creio em um julgamento menos rígido e a banalização da nota dez, o inverso do que estava acontecendo nos últimos três, quatro anos.

Henrique Brazão
Difícil falar de quem está chegando agora. Espero que tenham colocado um carrinho de cachorro-quente para eles ficarem felizes.

Leonardo Dahi
Naturais erros conceituais. Se quem está lá há 20 anos ainda erra nas notas e nas justificativas, o que esperar de estreantes? Por ser um júri quase totalmente renovado, não dá para prever nada.

Lourival Mendonça
A mudança drástica no quadro de julgadores é a caixa preta do carnaval de 2015. Em vez de optar por uma renovação gradual, a fim de aprimorar os critérios a cada ano, a Liesa lançou mão de uma mudança profunda. O risco que temos é de ver um resultado esquisito e nada justo, dando gás à crise de credibilidade que afeta as escolas.

Luiz Antonio Simas
Infelizmente acredito em um julgamento mais condescendente nos quesitos de fundamento, como é o caso do samba-enredo, que em 2014 pareceu-me muito bem avaliado.

20140228_233042Pedro Ivo Almeida
Este, talvez, seja o grande questionamento do Carnaval. Pela primeira vez na história, teremos mais de 50% de novatos no quadro de jurados. Uma mudança tão radical preocupa e levanta suspeitas. Não imagino um jurado estreante canetando escolas tradicionais e “decidindo” o Carnaval. Quero estar enganado, mas acho que tal mudança pode prejudicar o julgamento e, obviamente, o resultado final.

Pedro Migão
Que o júri traduza o que se viu na pista.

Rafael Rafic
Os nomes da Serie A foram bem pinçados. Os que retornam tem histórico de boas notas, mas também já tiveram “anos loucos”. Agora é dificil dizer o que esperar de quem nunca julgou. Alguns nomes são famosíssimos e tem competência no quesito reconhecida, porém há outros nomes desconhecidos que preocupam enquanto não virmos o primeiro trabalho de julgamento deles. Para uma análise mais detalhada vejam minha coluna de 16 de janeiro, na qual eu esquadrinho quesito por quesito a situação dos nomes.

Rica Perrone:
Talvez uma leitura menos viciada. Saber que o Bruno Chateaubriand não estará lá, por exemplo, abre uma possibilidade de 10 pra Mocidade que não existia.

Rodrigo Farias
Houve um momento, logo após o resultado de 2014, em que vozes surgiram aos quatro cantos exigindo justas e necessárias mudanças. Elas vieram. E vieram de uma forma surpreendente e agressiva, o que fez também com que mais vozes fossem ouvidas argumentando, desta vez, que a grande mudança estaria privilegiando escola A ou B. Dessa forma, vejo com cuidado e receio essa mudança. Se houver um julgamento correto e digno, ok. Do contrário, teremos os mesmos problemas de sempre, com colocações discutíveis e comentários de favorecimentos aqui e ali.

9 Replies to “Previsões para o Grupo de Acesso do Rio”

  1. para ser julgado com correção,lembro de 2005,um ano em sincronia dos jurados com o que viu o povão.só mudaria porto da pedra tirando a mangueira,e invertendo grande rio,com imperatriz.além disso,embora tenha passado desfigurada a portela ainda cantou mais que a tradição.e pessoal,a famigerada anna bianchi que deu 7,6 para a porto da pedra agoraé jurada do carnaval capixaba,creio eu e só lá mesmo.

  2. Acho incrível como o Império Serrano é superestimado e como algumas outras escolas são subestimadas quando se vai fazer análises pré-carnavalescas para a Série A…rs

    1. Normal, Francisco. O Império tem “camisa”, como diz o jargão do futebol.

      Pessoalmente acho que a escola irá ficar bem colocada, mas não chega a disputar o título

      1. O Império Serrano nunca pode ser descartado, se o samba pegar na veia como em 2012, sai de baixo, a escola é de “Especial” na Série A.

  3. Gostaria de ver, Império Serrano, Ou Padre Miguel vencendo, pois pra mim se Estácio vencer não será novidade nenhuma, mais enfim vamos ver o que vai dá.
    Na verdade na verdade o carnaval a cada ano tá complicado, tanto pra quem vai subir quanto pra quem vai descer, acredito que seja Realmente Alegria, Bangu e Encima da Hora, pois Acredito que seja boatos sobre a questão da Renascer, e vejo que o acômodo da Santa Cruz, no fim poder acabar esse ano com um novo mestre na escola, talvez isso possa mudar o rumo da escola.

  4. ASSISTI OS DESFILES E A ESCOLA QUE MAIS ME EMOCIONOU FOI SEM DÚVIDA A IMPÉRIO SERRANO, COM MUITO CHÃO! SEM FALAR NO SAMBA MARAVILHOSO!!

Comments are closed.