Tá bem, já sei. Eu já disse que não é de muito bom tom dar para título de coluna uma pergunta. Mas nesse caso é inevitável já que faremos um exercício de “futurologia”. Ano passado fiz a mesma coisa no começo do ano e o resultado foi impressionante.

Errei quase tudo.

Acertei que o Dendê desfilaria melhor que o Boi, desfilou. Mas não ficou em posição intermediária: caiu junto com o Boi e acabou ficando graças a uma “Fluminensada” nos bastidores.

Apostei em Beija-Flor, Salgueiro ou Tijuca campeã do carnaval. Tudo bem, foi a Tijuca, mas era minha terceira opção. Apostei que a Ilha não voltaria nas campeãs – e voltou. Apostei que a Mangueira viria melhor que a Portela – e não veio. Apostei que a Dilma venceria fácil e suou um litro certinho, tudo bem que ninguém apostava em quedas de avião durante a campanha. Apostei que o novo governador seria Lindberg ou Pezão. Pezão venceu, mas achava o petista favorito. Apostei no Corinthians campeão brasileiro, foi longe disso.

Apostei que se tudo desse errado o Brasil seria terceiro na copa. Foi quarto porque não levei em conta as escalas “Tudo maravilhoso / tudo certo/ tudo mais ou menos / tudo errado / gol da Alemanha”. Cheguei a apostar que a Alemanha poderia ser campeã do mundo, mas botei a Argentina na frente.

Meus únicos acertos foram o fracasso brasileiro na Libertadores e que o Pedro Migão teria uma postura cada vez mais “homopsicóticodepressiva”.

E o que esperar para 2015? Para começar, que eu erre quase tudo.

Mas como o divertido é chutar, vamos lá.

Politicamente o Brasil passa um momento muito difícil e não vejo como melhorar rapidamente. Dona Dilma virou presidenta de um país dividido e com escândalos para dar e vender. Não acredito que seu nome seja envolvido em algum deles e acho que ela, se não tiver quedas de avião ou algo do gênero, chega ao fim do ano presidenta. Mas seu nível de popularidade depende da economia. O brasileiro perdoa roubalheira, mas não perdoa quando essa atinge seu bolso.

Vai morrer gente pra cacete, aviões vão cair, BBBs virarão celebridades e sumirão, Eurico vai falar besteira, Botafogo vai atrasar salários, Felipe Massa não será campeão na F1 nem a Grande Rio no carnaval. Pedro Migão será um chato reclamão no twitter e Luis Butti só falará de Corinthians o ano todo e lá pelo mês de setembro mudará seu nick para @desculpamano.

Assim é mole, né? Só fui na boa.

beijaflor1Mas enfim, vamos lá. Carnaval 2015 para mim está entre a tradição e a modernidade: entre as duas soberanas do carnaval. Para mim fica entre a Beija-Flor, a soberana da folia dos anos 70 para cá e que não deixará barato o sétimo lugar de 2014, pisando muito forte na avenida.

E a antiga soberana. A Portela renasceu. Recuperou prestígio, auto confiança, tem bons quesitos – capitaneados por um samba com cara de campeão de carnaval.

Por fora vem o Salgueiro que é um gigante no carnaval mas que às vezes perde para ele mesmo.

Completando as seis acho que brigam Grande Rio, Imperatriz, União da Ilha, Tijuca e Mocidade. Tijuca sem Paulo Barros é uma incógnita, assim como a Mocidade com o mesmo. Não me surpreenderia com mais um grande desfile da Ilha. Acho que 2014 não foi sem querer.

porteladesfile2014Não está definido ainda o rebaixado de 2015. O que sobe no ano anterior sempre é o favorito, mas esse ano é a Viradouro que tem “camisa” e fez o certo: se arriscou no samba-enredo. Se der certo pode sobrar para a São Clemente.

Para subir ao Especial pode ser a hora do “Velho Estácio” – o problema é que o Migão também acha isso… Pode ser também da força emergente Cubango e sempre fica a esperança do Império Serrano passar pro cima dos seus problemas internos, apesar de ver o outro Império mais forte e como um dos grandes favoritos. O samba da Renascer também pode levá-la para essa briga. [1]

Dendê deve ficar em seu grupo. Não acredito que suba, mas acredito em uma boa classificação. Boi da Ilha é imprevisível. A única coisa certa é que deve dar errado. Só não sei o nível do “errado”. Espero que seja ficar numa posição intermediária no último grupo do carnaval. As outras opções são cair ao grupo de avaliação e não desfilar.

Futebol brasileiro deve ir mais forte na Libertadores esse ano. Todos os times têm chance de título e acho que o mesmo fica aqui. Se tivesse que apostar em um seria no Galo que virou especialista em mata-mata. Mas acho que qualquer um dos brasileiros tem condições e para título brasileiro aposto em São Paulo, Corinthians e Cruzeiro.

jefferson-botafogo-figueirense-pedromartins-agif-aeAcho que o Botafogo passa por extremas dificuldades pra voltar à série A, mas deve voltar. Vasco também terá um ano de reestruturação. Não acredito que desça, mas também não acredito em grande coisa no brasileiro. Pode ser campeão carioca porque é uma competição mais fácil, mas não é o favorito.

Fluminense depende muito de Fred e Conca. Sem os dois passa pra uma posição intermediária. O carioca que me parece em melhor momento é o Flamengo. Favorito ao título estadual, mas que também não deve ter grandes ambições no brasileiro. Com sorte pode brigar por Copa do Brasil.

Do mais a Globo Filmes deve lançar uma enxurrada de filmes de comédia que até poderão nos fazer rir, mas sem conteúdo nenhum, o carnaval de Salvador vai nos presentear com uma música com letra esquisita que vai conquistar o Brasil e alguma dupla sertaneja irá relançar essa música.

Na verdade o mundo anda meio previsível.

Assim como é previsível meu desejo de um grande 2015 a todos. Que a gente cresça nesse ano e chegue ao dia 31 de dezembro olhando para trás e pensando que valeu a pena.

Basta querermos.

E já está o Migão reclamando no twitter…

[N.do.E.: Kátia Paz, presidente da Renascer, disse que seu objetivo para 2015 é somente ficar no grupo. PM]

One Reply to “O que esperar para 2015?”

  1. tambem coloco com ressalvas no sabado das campeas ,mangueira e vila isabel que estao passando por forte processo de reestruturaçao no carnaval carioca em 2015.ja o meu ano prevejo um flamengo. nós podemos ter sim,um ano sem grandes preocupaçoes.

Comments are closed.