Estamos de volta.

Para quem acompanha as Escolas de Samba durante todo o ano, é fácil perceber a passagem das fases no que diz respeito a favoritismo. Começa com resultado do Carnaval anterior, passa pela dança das cadeiras dos carnavalescos, diretores, coreógrafos, MS e PB, intérpretes e outros.

Depois temos escolhas de enredos, as maratonas intermináveis das eliminatórias, as escolhas dos sambas, o patrocínio que entrou ou não, enfim, outros fatores para que esse grupo de favoritos venham se alternando, ou não, de março pra cá.

Faltando a partir de hoje 36 dias para a Viradouro abrir o Grupo Especial, lembro que ainda tem muito pra acontecer, como os ensaios técnicos, e é possível que essa opinião de hoje possa ter alguma mudança mais para perto. Mas se acontecerem, não acredito que serão tão significativas.

Depois das escolas que vamos visitando, com as informações que vamos colhendo, com as pessoas com as quais conversamos, essas são minhas impressões de momento, abaixo.

gato_no_chuteAnotem na agenda para não perder: A campeã do carnaval 2015 sairá dia 16 de fevereiro, entre 22:55 e 00:34. Portela e Beija-Flor estão acima das suas concorrentes diretas e colocar outras no mesmo patamar é forçar a barra.

Aí vem a turma do “corre por fora”. Se algo inesperado acontecer com as favoritas, Mocidade e Salgueiro estarão à espreita, e aí sim, poderiam levantar o caneco. Mas acho muito difícil.

Chega então a multidão que briga pelo desfile das campeãs. Imperatriz, Unidos da Tijuca, União da Ilha, Grande Rio, Mangueira e Vila Isabel. Com vantagem para as duas primeiras.

No caso da Escola de Ramos, difícil prognóstico. Voltamos à questão das fases. Há um mês, ela estaria no degrau acima citado, hoje, está no limbo entre “correr por fora” e brigar para ficar entre as seis primeiras.

Sobre a Tijuca, por mais que eu esteja colocando a Escola “apenas” na briga de sábado, a motivação de terminar na tabela de classificação, à frente de seu ex carnavalesco, como aconteceu em 2007 e 2008, pode trazer um ingrediente dos mais interessantes. Mas isso, não caracterizaria exatamente uma surpresa.

Vale lembrar que quando encerra o desfile a Tijuca é “8 ou 80”: em 2009, não foi nada bem, ano passado foi campeã encerrando um dia de desfile.

Quanto à Grande Rio, acredito que desde que se tornou uma Escola que ambicionava as primeiras colocações, a tricolor de Caxias nunca esteve tão próxima a ficar fora de um desfile das campeãs. Mesmo com a negativa da direção, sobre a saída do carnavalesco Fabio Ricardo, a Escola está atrás de suas principais concorrentes.

Mas darei aqui dois motivos, para que de forma nenhuma, bata uma tristeza na comunidade de Caxias: O primeiro é que se existe no Grupo Especial, uma Escola com estrutura e condições financeiras, de correr contra o tempo nessas semanas que faltam, é a Grande Rio. Tem bateria, chão e o talento do Fabinho que conseguiu fazer uma limonada suíça no liquidificador com lâminas cegas que puseram em seu colo ano passado. Ela ficou tão docinha, que beliscou um sexto lugar.

2000_Imperatriz_IMP 34 F34A_peqO outro motivo, é porque se realmente acontecer de ficar fora, terá alcançado a incrível marca de 10 anos seguidos voltando aos sábados. Pra que se tenha uma ideia da importância do número, somente a multicampeã Beija-Flor possui marca superior, encerrada em 2014. Nem a Imperatriz da década de 90 conseguiu o feito, parando em 1997*.

E para a árdua luta pela permanência entre as 12 da elite, temos São Clemente, sempre julgada com mais rigor do que todas as outras, e a Viradouro, que carrega o peso de vir da Série A e de abrir os desfiles do grupo. Nesse degrau, uma peculiaridade: no que parece que será a disputa mais equilibrada da história da Marquês de Sapucaí, qualquer uma do degrau de cima que vacilar pode acabar sendo a salvação de ambas, como foi para outras a própria escola de Niterói, em 2010.

Hoje meu bolão da empresa é esse, e nessa ordem. Mais próximo do início da festa falaremos de novo sobre o assunto favoritismo. E também, Série A!

Novidade #ForadoAr

Em breve, esta coluna estará realizando posts também em vídeo. Nosso cenário está quase pronto, na Tijuca. Bairro bem carnavalesco, né? Por questões de logística, ainda não podemos confirmar a data de estreia, mas posso garantir, que não pararemos por aí. Mais novidades virão e seguramente nos veremos, literalmente, muito mais.

Aquele abraço

* A Imperatriz ficou em 6º lugar com o enredo “Eu sou da Lira, não posso negar”. Naquele ano retornavam apenas 5 Escolas para o sábado das campeãs.

13 Replies to “16 de fevereiro de 2015, entre 22:55 e 00:34”

  1. Acho que há um equilíbrio entre as quatro.Não vejo Portela e Beija-flor tão à frente assim…E devemos lembrar que a Escola de Madureira tem o estranho hábito de tropeçar nas próprias pernas quando é cotada como favorita.E a história dos desfiles nos mostra que nem sempre as famosas “bolas da vez” levam…rs

    1. Olá Francisco. Obrigado pelo comentário.
      Uma pergunta: Qual foi a última vez que vc viu a Portela ser cotada como favorita?
      abs

  2. Portela não ganha este carnaval. Podem cobrar. É de fonte interna. Prefeito comprou briga, mas esqueceu que ninguém quer desfiliar-se da LIESA, mesmo que a Prefeitura organize.

    E em 2016 temos eleições, ele cobrando esse briga, vai quebrar também suas pernas eleitorais que sabem que há problemas mais importantes a serem resolvidos.

  3. Meus palpites são bem parecidos com os seus.

    Portela
    Salgueiro
    Beija-flor
    Mocidade
    Imperatriz
    Grande Rio
    U da Ilha
    U da Tijuca
    Mangueira
    Vila Isabel
    São Clemente
    Viradouro

  4. Vou cotar 3 que pra mim vão estar no páreo: Portela, Beija-Flor e Imperatriz, essas – na minha opinião – devem brigar pelo caneco. Na parte de baixo, muita gente tá apostando na Viradouro, mas sinceramente, acho que a Viradouro não vai brigar pra cair, há quem diga que pode até beliscar o sábado das campeãs…

  5. Fala, meu amigo! Vou dar o meu pitaco única e exclusivamente pelo que mais me chamou a atenção: o samba. E, nesse caso, o da Beija-Flor é sensacional. Na minha opinião, colocaria o samba da Renascer de Jacarepaguá ao lado do da escola de Nilópolis como os mais bonitos deste ano.

    Concordo contigo quanto ao julgamento sempre mais rigoroso em relação a São Clemente. Espero que ela permaneça na elite pra que eu possa desfilar em 2016 no domingo ou na segunda…rs.

  6. Alex, desde pequeno acompanho os desfiles das Escolas de Samba. É um ritual todo ano eu sair de casa para ver os carros alegóricos na Presidente Vargas. As vezes até converso com os carnavalescos. Sou apaixonado pelo Carnaval do Rio. Não existe coisa mais bela! Quando vejo a minha Escola do coração a Portela entrar na avenida, me emociono e chego as lágrimas. Não consigo explicar a emoção que sinto naquele momento. Estou muito feliz pela mudança…agora a comunidade está de frente. Ano passado, sem tirar os méritos da Tijuca, a Portela ou o Salgueiro deveriam ter levado o título. Mas ninguém sabe o que está se passando na cabeça dos jurados. Só sei de uma coisa, a Portela vai está forte este ano e não podemos esquecer que hoje é o samba mais tocado. Avante Portela rumo a vitória.

  7. Acho engraçado que todo ano é assim… A Beija Flor é sempre apontada (por todo o seu conjunto) como uma das prováveis campeãs. A escola, como de praxe, trabalha arduamente para isso e não economiza esforços e nem grana pra realizar um desfile perfeito. No entanto, quando a escola ganha vêm os pelas sacos dizer que a escola ganhou por algum tipo de favorecimento. Notem que em todos os blogs, todos os sites e afins a Beija é constantemente destacada como a provável campeã desse carnaval junto com a Portela. Aqui não foi diferente! Só quero ver o chororô caso a escola ganhe.

Comments are closed.