Deprecated: get_the_author_ID está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use get_the_author_meta('ID') em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Finalmente começou a Copa do Mundo FIFA 2014. A partir de agora, os fãs de futebol podem se deliciar com vários nomes de renome internacional jogando nestes campos tupiniquins, e o pessoal do #NãoVaiTerCopa vai poder fazer suas estripulias também – provavelmente se frustrando por não poderem retomar o “território FIFA”.

Enfim, vamos falar sobre o lado futebolístico da Copa, já que a partir de agora a bola vai rolar. Seguem alguns palpites de acontecimentos interessantes e algumas previsões para a competição, nas quais recorro às entidades, aos búzios e à minha versão pai-de-santo.

1) Holanda e Espanha será um 0x0 chato

Jogo de primeira rodada. Duas grandes seleções. As atuais campeã e vice mundial. Muita gente esperando um bom jogo. Desculpe frustrá-los, mas acredito num 0x0 bem chinfrim. Nenhum dos dois times vai querer se expor e perder pontos, ainda mais num grupo difícil como ambas caíram e por ser um jogo de primeira rodada. Espero um embate de dois times se estudando e não indo muito ao ataque, mais por medo da derrota, do que com vontade de vencer.

2) Brasil não passa com 100% de aproveitamento na 1ª fase

Não acho que o Brasil passe com 100%. Por mais que o time seja superior a todos os outros três do grupo, qualquer um deles pode tirar pontos da seleção do Felipão. Acredito que o Brasil passe em primeiro, mas mesmo com caldeirões nos estádios, perca alguns pontos. Meu palpite: empata com Camarões (até por relaxamento na última rodada, na qual já deve estar com a vaga nas oitavas confirmada).

3) Inglaterra não passa da 1ª fase

Apesar de o time inglês ter uma mescla interessante de jogadores experientes (Gerrard, Lampard) com jovens, como Sturridge e Sterling não confiam nessa seleção, ainda mais num grupo complicado. Acredito que o histórico pese e Itália e Uruguai se aproveitem de alguns empates do time inglês para eliminá-lo.

valdivia_reu4) Espanha perde do Chile no Maracanã

Espanha com time que há algum tempo vem ganhando na base de 1×0, e está na hora desse time ser surpreendido. Jogo no Maracanã com torcida contra, e tendo o petulante Chile como adversário… Acredito que a zebra vai passear no Rio de Janeiro na quarta-feira, dia 18.

5) Suíça vai até as quartas-de-final

Lembram-se daquele time que lutava para o jogo ficar 0x0, ou para achar um contra-ataque? Então, esqueça. A Suíça de hoje se lança mais para o ataque, tem bons talentos jovens e pode ser uma das surpresas que vão causar nessa Copa. Acredito que vença a França, enfraquecida pela saída de Ribery, passe em primeiro, pegue a Bósnia nas oitavas e… Vá até as quartas. Mas é só. Depois deve surgir a Alemanha e aí, o buraco é bem mais embaixo.

6) Portugal também fica na 1ª fase

Portugal já é um time que depende do desempenho de Cristiano Ronaldo. Com o atual melhor do mundo baleado e num grupo com duas perigosas Gana e Estados Unidos, mais a Alemanha, me fazem crer que Portugal vai embora do país que colonizou mais cedo que o previsto.

neuer-get7) Brasil e Argentina caem pela 3ª Copa seguida em dias subsequentes

Em 2006, a Argentina foi eliminada nas quartas-de-final pela Alemanha, numa sexta-feira. O Brasil caiu no dia seguinte para a França. Em 2010: Brasil sendo eliminado nas quartas pela Holanda, numa sexta-feira. Argentina sendo massacrada pela Alemanha no dia seguinte. Vai acontecer de novo: ambas caindo nas semis (terça, dia 8/7 e quarta, 9/7).

8) A geração belga cai pra quem vier do Grupo G nas oitavas

O time é muito bem falado, é jovem, é a famosa “geração belga”. Acredito que passe em primeiro no grupo H. Porém, a falta de experiência desse time que tem bons valores como Cortuois e Lukaku pese principalmente contra os calejados times do grupo G, nas oitavas. Ainda mais se levarmos em conta as últimas exibições da Bélgica, nem tão encantadoras assim.

9) Brasil pega o Uruguai nas quartas e… ganha

Há uma chance razoável de o Brasil encontrar o Uruguai nas quartas-de-final. Esqueçam o Maracanazo. Além da torcida a favor, o Brasil tem o calor como vantagem. Além de tudo, o Uruguai é uma seleção envelhecida, cujo auge foi em 2010. Vitória brasileira e bruxa espantada.

10) A tradição de um tetra 24 anos após o tri se repetirá

O Brasil foi tricampeão em 1970. Foi conquistar o tetra 24 anos depois, em 1994. A Itália foi tri em 1982. Só voltou a erguer a taça em 2006. A Alemanha foi tri em 1990… E essa é a minha aposta. O time é muito forte do meio para frente, mesmo sem Marco Reus, (tem Khedira, Schweinsteiger, Ozil, Muller, Gotze, Kroos e mesmo, Klose e Podolski) e tem um setor defensivo que, se não é perfeito, é razoável. Alemanha ganhando o caneco, e vencendo o Brasil em uma semifinal épica em Belo Horizonte.

Enfim, estes são os meus palpites tresloucados. Aproveitem a Copa, pois ela não voltará para terras brasilianas tão cedo.

[N.do.E.: se as previsões 7 e 10 se concretizarem prevejo um futuro auspicioso para o nobre colunista: instrutor de futebol no Taiti, Vanuatu, Tuvalu, algum lugar destes bem distantes… PM]

Imagens: Globoesporte.com