Nesta terça feira a coluna do administrador e empresário Emerson Braz faz uma reflexão a partir dos preparativos para a Copa do Mundo do Brasil.

Incompetência ou Sorte?

O mundo está de pernas para o ar.

Aos poucos vamos tendo provas que o ser humano perdeu a chance de viver as delícias do paraíso, como diz a passagem bíblica. Lamento, pois o jardim do Éden às vezes nos revela coisas maravilhosas. Mas não, teimamos em ser carrascos. Intransigência, Fanatismo, Soberba – em prol de quê?

Diariamente damos de cara com notícias como mortes em tiroteios, destratos, roubos, explosões, corrupção, achaque do ente público e o que fazemos? Vamos para as redes sociais, com dedo em riste exigir justiça. Mas de quem??

A Justiça, meus caros, na opinião do amigo aqui e do Editor é o pior poder que temos… A que não deixa preso, a que se corrompe da pior forma, a que só mantém na cadeia o famoso “ppp” (pobre, preto e puta)… Nesse momento, nossos revoltosos dedos diariamente se descabelam e concluem: A Copa…

Ora, a Copa… Não entrarei no mérito se devia ou não ter.

O que me incomoda é que estamos revoltados com o errado. Não percebemos que o circo (literalmente) foi armado para meia dúzia faturar com a nossa suposta alegria. O que me trás aqui hoje é uma nota que li semana passada dizendo que “Os ambulantes foram autorizados a vender no entorno do Itaquerão, desde que sejam produtos de patrocinadores da Fifa”. É disso que estou falando. De nossa soberania! De um Estado onde quem manda é quem fatura, pois diz que colabora, mas ao invés de ser pai nos trata como o pior dos padrastos. Nossa maior crise é de identidade, de firmeza na personalidade.

Quando vamos parar de achar que isso é um problema dos outros e não nosso? Faríamos igualzinho lá? Nem precisamos, fazemos aqui mesmo… Analisem.

Não adianta ficar batendo na ponta de uma faca e dizendo que o Banco isso é favorecido e a empresa X também é. Mostremos a nossa cara, falemos a real para um governo de um Estado Falido. Em dinheiro? Não.

Em princípios.

Rogo aos senhores que por acaso entopem nossas linhas do tempo com lembranças nefastas à ditadura militar que parem com isso. Sei que esse Ouro de Tolo está relembrando esses tristes dias de nossa história, para que não se repita. Que essa seja marginalizada. Não merecemos tal.

imagePercebam, caros leitores, que por pior que as noticias sejam, a Policia Federal tem prendido gente graúda. Diretores e ex-diretores de Estatais, Secretários de Estado, Multinacionais Famosas: todo mundo deixando a digital na delegacia.

E temos a coragem de dizer que preferimos o fundo de um quarto escuro com pau de arara? Perdoem-me… Não crio Bibi para isso.

Se o Brasil precisa mudar e o quanto é uma questão de visão de vida e pessoal.

Já teremos uma chance de ouro de darmos nossa opinião. Mas mais do que isso, podemos participar ativamente de tudo o que envolve socialmente nossa vida. Do seu condomínio, do seu bairro, assistindo às bizarras reuniões dos vereadores, sabendo quantos assessores cada deputado tem e etc.

O Brasileiro vai ter uma conta grande para pagar nesse próximo biênio. Sem dúvida. A Copa e esses grandes eventos deixarão nervos expostos em nossas economias, não tenho dúvida alguma. Mas quem disse que a crise não gera criatividade? Quantos negócios não serão iniciados face a esse grande movimento que teremos em sequência?

Me desculpem, eu acredito .

No nosso próximo encontro, trarei uma reflexão coletiva. Vocês vão gostar.

One Reply to “Vamos à Luta: “Incompetência ou Sorte?””

  1. Oi Emerson

    Gostei do que escreveu, uma constatação de tudo que está rolando na “Pátria amada”.
    A Justiça dos homens essa é falha,é relativa, mas a DELE esta não falha é ABSOLUTA ela é justa e cabe na medida exata para cada um .Temos que modificar o HOMEM , um Homem MELHOR fará um MUNDO MELHOR .É um trabalho árduo mas está sendo feito por HOMENS que acreditam ,HOMENS de Boa Vontade que buscam através do TRABALHO implantar na face da Terra a VERDADE.
    Abraço Rose

    o

Comments are closed.