Neste domingo a NFL, a liga de futebol americano, trará um de seus confrontos mais esperados desde que a tabela foi anunciada: New York Giants vs Denver Broncos. Ou melhor: o chamado “Manning Bowl”.

O jogo é assim chamado porque reúne dois irmãos, dos melhores quarterbacks da liga: o mais velho Payton (Broncos) e o caçula Eli (Giants). O quarterback é a posição mais importante do jogo, é aquele que dita o ritmo do time em seu ataque e tem de “ler” as defesas oponentes e traçar em questão de segundos a melhor estratégia para avanço e conquista de território. E os dois são considerados dos melhores nesta posição.

Os irmãos são filhos de Archie Manning, também quarterback, que jogou no New Orleans Saints, Houston Oilers (hoje Tenessee Titans) e Minesota Vikings. Não conquistou nenhum SuperBowl (o título do campeonato da NFL), tendo jamais chegado sequer aos playoffs. É o quarterback de piores números entre aqueles que completaram pelo menos 100 jogos como titular na história da NFL, com 35 vitórias, 101 derrotas e 3 empates. Ainda assim é reconhecido como um bom jogador, sendo prejudicado pela fraqueza dos elencos com quem jogou.

paytonmanningPayton Manning (acima, jogando por sua atual equipe), nascido em 1976, jogou durante 14 anos no Indianapolis Colts antes de ser dispensado devido a uma contusão no pescoço e, assim, assinado contrato com o Denver Broncos, sua equipe atual. É considerado um dos grandes da história, embora tenha fama de cair de rendimento durante as fases decisivas do campeonato, os playoffs. Possui um título de SuperBowl, na temporada de 2006/07, pelo Indianapolis Colts – vitória de 29 a 17 sobre o Chicago Bears. Neste jogo foi nomeado o “MVP” da partida, ou seja, considerado o melhor jogador da decisão.

Payton também voi vice campeão em 2009/10, perdendo a decisão para o New Orlenas Saints. Por outro lado, detém um recorde negativo: suas quatro derrotas em casa em playoffs são um recorde para QBs.

Mesmo com uma carreira tímida em playoffs é considerado um dos maiores da história em sua posição, tendo sido nomeado por quatro vezes o MVP da temporada regular. Foi “draftado” como a primeira escolha geral em 1998 e sempre esteve entre os principais em sua posição. Em 2012/13, primeiro ano de Broncos, levou o time aos playoffs, onde seria derrotado pelo depois campeão Baltmore Ravens. Isso depois de ser considerado “acabado” por muitos devido às duas cirurgias no pescoço e uma na coluna, tendo ficado um ano sem jogar.

Elisha Manning, ou simplesmente Eli (abaixo), nascido em 1981, também foi a primeira escolha no draft de 2004. Foi selecionado pelo San Diego Chargers e imediatamente trocado com o New York Giants pelo quarterback (selecionado na mesma rodada) Philip Rivers e mais duas escolhas no mesmo draft. À época muitos diziam que o Chargers havia feito um “negócio da China”, mas o tempo mostraria que os Giants fizeram um excelente negócio.

Eli foi muito contestado em seus primeiros anos na NFL, com atuações irregulares, sendo contestado até mesmo pela sempre muito exigente imprensa de New York. Mas na temporada 2007/08 Eli comandou o NY Giants ao título do SuperBowl, decisão onde o time chegou como zebra absoluta contra o até então invicto New England Patriots, do badalado e midiático Tom Brady. O time da região de Boston já havia até colocado a champanhe no gelo, mas Eli comandou os Giants a um título absolutamente inesperado com uma atuação de gala, em especial no último período de jogo para comandar uma virada que não somente tiraria a invencibilidade na temporada dos Patriots como lhe daria o primeiro título do SuperBowl – e o terceiro da história dos Giants.

No início da temporada de 2011/12 Eli causou grande polêmica antes da temporada ao declarar em entrevista que se considerava um quarterback “de elite”. A incredulidade dos analistas com a declaração durou apenas a temporada: Eli comandou o NY Giants a mais um título de SuperBowl, novamente contra o New England Patriots e mais uma vez com uma virada no último quarto de partida. Eli foi considerado novamente o “MVP” da finalíssima e ainda bateria diversos recordes naquela temporada:

1) Mais passes para touchdown (a maior pontuação do jogo) no último período em uma mesma temporada: 15;

2) Empatou em jogada mais longa para touchdown, com um passe de 99 jardas;

3) Empatou em número de “jogadas vencedoras” de partidas (uma má tradução para o termo em inglês “game-winning drives”), com 8. Ou seja, em oito partidas daquela temporada Eli comandou a pontuações decisivas em sua última campanha na partida.

4) Mais vitórias fora de casa em uma mesma temporada: 10;

5) Mais jardas passadas em uma mesma temporada, 1.219;

Além disso Eli detém diversos recordes dos Giants, sendo considerado por muitos (eu inclusive) como o maior QB da história da franquia. Atualmente é o jogador com mais jogos consecutivos sem ausências na liga, com 120. Ele meio que incorporou a característica do time, sendo um jogador que literalmente se agiganta em momentos decisivos, destacando-se por sua frieza nestes momentos.

New England Patriots v New York GiantsComo os irmãos sempre jogaram em conferências diferentes, o jogo do próximo domingo será apenas a terceira vez em que irão se enfrentar em suas histórias. Nas duas ocasiões anteriores Payton, ainda no Indianapolis Colts, venceu: 26-21 em 2006 e 38-14 em 2010. Salvo um encontro no SuperBowl, esta deverá ser a última vez na história em que os dois se enfrentam, haja visto Payton estar com 37 anos e o confronto só acontecer a cada quatro anos.

Na primeira rodada desta temporada os irmãos tiveram destinos diferentes: Payton igualou o recorde de touchdowns em uma mesma partida, com sete na vitória sobre os atuais campeões Baltmore Ravens. Eli lançou para 4 touchdowns e 450 jardas – uma das melhores marcas de sua carreira, mas sofreu três interceptações e com um total de seis turnovers os Giants acabaram derrotados pelos Cowboys por 36-31.

Na teoria os Broncos são favoritos, mesmo jogando no MetLife Stadium (casa do time de New York), mas conhecendo a característica dos Giants de se superarem neste tipo de partida (parece até com um certo time de futebol brasileiro, para o qual também torço) não ficaria nem um pouco surpreso com uma vitória azul. A partida se iniciará às 17:25 pelo horário brasileiro e terá transmissão ao vivo pelo canal Espn (560 na Net HD).

Quem é o melhor? Em um mundo ideal teríamos o Payton dos três primeiros quartos e o Eli do último e dos playoffs. Infelizmente isso é impossível. Mas ambos já estão no Hall da Fama após encerrarem suas carreiras e certamente serão sempre lembrados quando se fizer uma listagem dos melhores QBs de todos os tempos. Minha opinião? O leitor pode ver na foto abaixo.

One Reply to “Manning Bowl”

Comments are closed.