Nesta sexta feira, a coluna “A Médica e a Jornalista”, da Anna Barros, faz um resumo dos eventos que irão ocorrer na Jornada Mundial da Juventude, no próximo mês de julho.

Jornada Mundial da Juventude – Calendário e Eventos

Estamos a pouco mais de 30 dias da Jornada Mundial da Juventude. O evento da Igreja Católica que irá trazer o maior número de jovens católicos ao nosso País, mais especificamente para o Rio de Janeiro, está para chegar. Então, os preparativos se encontram na reta final.

No sábado, dia 6 de  julho, chegarão à cidade do Rio de Janeiro os símbolos da JMJ que são representados pela Cruz Peregrina com 3,8m e o Ícone de Nossa Senhora. Desde 1984, eles percorrem todos os continentes, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

No dia 7 de julho, às 10h30, esses símbolos chegarão ao Santuário da Medalha Milagrosa, na Tijuca, com celebração de uma missa por um representante do Vaticano e com a presença das relíquias do Beato João Paulo II,papa que criou a Jornada Mundail da Juventude. Depois eles serão levados para o Hospital São Vicente de Paulo, Recreio dos Anciãos, na Usina, no Mosteiro da Ajuda, em Vilas Isabel, e por fim haverá uma missa solene na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em  Vila Isabel. No dia 11 de julho, às 8h45, os símbolos chegarão na Odem Terceira da Penitência, depois para o Colégio Santa Marcelina, para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e terminam a programção do dia na Vila Mimosa, no Centro, dia 16.

A agenda do Papa Francisco já está fechada e foi comunicada em entrevista coletiva pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. O Papa Francisco chega no dia 22 de julho, à tarde, ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde será recebido pela presidenta Dilma Rousseff. De lá segue, no “Papamóvel”, para o Palácio da Guanabara, onde ocorrerá encontro com autoridades, dentre eles o governador Sérgio Cabral.

No dia 23 de julho, o papa terá uma agenda privada.

No dia 24 de julho, às 8h15, o papa vai, de helicóptero até Aparecida, em São Paulo. Lá, visitará o Santuário, onde venerará a imagem de Nossa Senhora e celebrará a Santa Missa. Depois, almoçará no Seminário Bom Jesus e voltará para o Rio de Janeiro. No final da tarde, fará uma visita ao Hospital São Francisco de Assis, que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Noinício da noite, retornará ao Sumaré onde ficará hospedado. A região fica próximo ao morro do Cerro Corá, que foi pacificado no mês de junho.

Em 25 de julho, o papa vai celebrar uma missa privada na residência do Sumaré. Às 9h, ele deixará o Sumaré em direção à Prefeitura do Rio de Janeiro, onde se encontrará com o prefeito Eduardo Paes e abençoará as bandeiras dos Jogos Olimpícos Rio-2016 e dos Jogos Paralímpicos. Às 10h, vai para a Comunidade da Varginha, em Manguinhos, onde se encontrará com moradores e fará um discurso. Às 17h, deixa o Sumaré em direção à Copacabana, onde ocorrerá a celebração de acolhida  do Papa  na Jornada Mundial da Juventude.

No dia 26 de julho, ele celebrará uma missa privada no Sumaré. às 10h, ele irá  para a Quinta da Boa Vista, onde confessará cinco jovens – representando os cinco continentes. Depois, segue para o palácio São Joaquim, residência oficial do arcebispo do Rio de Janeiro. Lá, receberá, reservadamente, cinco jovens detentos. Às 12h, ele rezará o Angelus, no balcão do palácio São Joaquim. Em seguida, terá um encontro com membros do Comitê Organizador Local (COL) e com patrocinadores da JMJ.

.A seguir, terá um  almoço: com 12 jovens de diferentes países do mundo. Em seguida, retorno ao Sumaré. Às 17h,retornará  à Copacabana para a Via Sacra com os jovens, dentro da programação da JMJ.

27 de julho: celebrará uma missa na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro com o clero presente na JMJ. Às 11h30, terá um encontro no teatro Municipal do Rio de Janeiro, com autoridades, empresários e artistas brasileiros, além de representantes das maiores comunidades religiosas do país. Almoçará com representantes da CNBB,  bispos da Região e comitiva papal. Às 18h15, o Papa deixará o Sumaré e se dirigirá ao Campus Fidei, em Guaratiba, para a Vigília com os jovens.

No dia 28 de julho, às 8h20, o papa seguirá em direção ao Campus Fidei de Guaratiba. No caminho, o helicóptero sobrevoará o Cristo Redentor. às 10h, haverá uma missa de envio da jornada. às 16h, acontecerá um encontro com o Comitê de Coordenação do Celam(Conselho Episcopal Latino-americano). No final da tarde, Papa Francisco vai se encontrar no Riocentro, no Recreio, com 15 mil voluntários da JMJ. às 18h30, ocorrerá uma cerimônia de despedida do papa no Aeroporto do Galeão. Às 19h, o papa deixa o Brasil em direção a Roma, na Itália, e no País ficam as marcas indeléveis da primeira viagem internacional de seu pontificado.

Todos  estamos na contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude e também para a chegada do Papa Francisco. Será um grande teste para a nossa cidade que sediará dois outros megaeventos, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. A dúvida é como os transportes irão funcionar, mesmo com o prefeito Eduardo Paes tendo decretado dois feriados e dois dias com funcionamento normal depois das 12h e outro com liberação dos funcionários a partir das 16h: respectivamente os dias 25 e 26 de julho, 29  e 23 de julho. Que venha o Papa Francisco! Será uma jornada inesquecível em terras cariocas, com o calor e a hospitalidade do povo brasileiro. Esperemos que a cidade não entre em colapso.

Forte abraço!

Até a próxima!

Anna Barros