Nesta quarta, a coluna “Made in USA”, do advogado Rafael Rafic, conta a história daquele que pode ser o primeiro brasileiro a jogar na NFL, a liga de futebol americano.

O primeiro brasileiro na NFL?

Semana passada os brasileiros ligados no mundo do futebol americano comemoraram o fato de que, pela primeira vez na história, um jogador brasileiro assinou contrato com um time da NFL.

No caso, para quem ainda não sabe, o jogador em questão é Maikon Bonani (foto acima) que assinou contrato com o Tennessee Titans. Bonani é um kicker (literalmente, chutador) como quase todos os brasileiros que chegam aos EUA e são apresentados ao futebol americano.

Mal comparando, nesse ponto, o kicker é para o futebol americano algo parecido com que é o goleiro no futebol. É uma posição completamente diferente de todas as outras. Se no futebol o goleiro é o único que pode manusear a bola com as mãos, no futebol americano o kicker e o punter são os únicos que usam o pé em contato com a bola.

Ou seja, normalmente vira kicker aquele não deu certo em nenhuma outra posição. Como brasileiro é conhecido por jogar futebol (soccer) desde criança, assim que o brasileiro chega para jogar futebol americano, seja na escola ou já na universidade, logo é posto para chutar a bola. O resultado é que até hoje eu não tenho conhecimento de nenhum brasileiro em jogos universitários que tenha ocupado outra posição senão kicker ou punter (o punter é outra posição que também só chuta a bola, mas com propósitos mais defensivos que o kicker).

Logo após a notícia pularam noticiais e tweets informando que Bonani seria o primeiro jogador brasileiro a jogar na NFL. Porém, a notícia é precipitada já que nada garante que Bonani faça parte do elenco principal do Titans. O contrato é apenas o primeiro passo, passo esse que nenhum brasileiro anteriormente tinha conseguido.

Após começar na University of South Florida, a famosa USF, com resultados promissores em 2008, em 2009 Maikon ficou afastado por toda a temporada por conta de um acidente que quase ceifou sua vida. Trabalhando em um teleférico no Busch Gardens, ele foi verificar a trava de um passageiro. Porém o equipamento começou se movimentar antes do esperado. Resultado: uma queda livre por 10 metros e uma vértebra quebrada. Com isso Bonani perdeu todo o ano de 2009.

Maikon se recuperou do acidente e em 2010 voltou muito bem, continuando a fazer ótimas apresentações. Após sua temporada final em South Florida (2012), universidade considerada apenas mediana no futebol universitário, ele já tinha todos os recordes possíveis e imaginários da própria Universidade em sua posição.

Foi esse histórico que fez seu nome aparecer na NFL mesmo não jogando em uma Universidade de ponta.

Em tempo: nos últimos quatro ou cinco anos aumentou bastante o número de jogadores vindos de universidades menos renomadas que se adaptaram bem à NFL, por isso muitos times começam a olhá-los com bons olhos. Isto ocorre principalmente com times em mercados menores, como Packers e o próprio Titans.

Apesar dos bons resultados, Bonani não foi escolhido por nenhum time no Draft deste ano, o que é normal já que os times não costumam queimar uma escolha tão importante em uma posição tão específica: só dois kickers foram escolhidos em todo o processo nesse ano.

Quem não é escolhido fica livre para assinar com qualquer time (quem é draftado, só pode assinar com o time que o escolheu, porém tem mais garantias e a oferta financeira é consideravelmente maior) e assim, Bonani acertou um contrato com o Tennessee Titans.

Porém, esse contrato não representa qualquer garantia a não ser participar do treinamento de pré-temporada do time com uma penca de jogadores (uns 70) e lutar para ter uma vaga dentre as 53 que o Titans tem direito a ter no seu elenco na NFL (sendo que por jogo cada time tem que escolher apenas 46 desses 53 para levar a campo).

O Titans atualmente tem um kicker titular de longa data, o excelente Rob Bironas, que é o titular desde 2005 e acabou de assinar uma extensão por duas temporadas.

Mas na temporada 12/13 os números deles caíram consideravelmente nos aproveitamentos de Field goal (como são chamados os chutes na tentativa de acertar aquele Y amarelo no fim do campo de futebol americano e marcar três pontos). De 90.6% na temporada 11/12, caiu para 80.6% em 12/13, assim como a qualidade da sua pontaria para longas distâncias.

Como Bironas já tem 35 anos, acredito que o Titans está “pagando para ver” o que ocorrerá com Bironas, mas quer ter uma segunda opção caso algo não ocorra bem. Por isso, não acredito que Bonani fará parte do roster de 53 jogadores do Titans, no máximo fará parte do roster de prática (mais ou menos um stand-by para lesões durante a temporada).

Não é impossível que o Titans escolha ter dois kickers em seu roster, assim incluindo Bonani nele. Alguns poucos times fazem isso de tempos em tempos, mas não acredito que ainda seja o caso com um kicker recém saído da universidade sendo que o atual titular é uma potência. Nesse roster de 53 jogadores também já consta o punter Brett Kern que, em situações dentro do jogo, também faz o papel de kicker reserva (apesar dessa situação não ser a ideal).

91x0fk88

Minha aposta em um primeiro momento é que poderemos ver Bonani em alguns jogos de pré-temporada. Se ele fizer boa apresentação, ficará no elenco de prática a espera de algum problema com Bironas, ou pode até servir de moeda de troca com algum time desesperado. Caso faça um papel ruim sua carreira ficará ameaçada.

Porém, minhas maiores esperanças estão em outro kicker brasileiro, Cairo Santos. Ele só deverá entrar no draft do ano que vem, mas tem números tão arrepiantes que eu não duvido que um time gaste uma escolha de draft nele.

Só como aperitivo, digo que ele ganhou o prêmio de melhor kicker universitário do ano, desbancando Caleb Sturgis e Dustin Hopkins na escolha (justamente os dois únicos kickers escolhidos no draft deste ano) e teve um aproveitamento de 100% nos Field gols em 2012/13.

Por fim, cabe desmentir alguns históricos da NFL. Lá constam que outros dois brasileiros já jogaram na NFL, Tim Mazzetti  e Damian Vaughn.

Só que Mazzetti nasceu em Connecticut e veio para o Brasil com 2 anos, onde ficou até seus 17, quando saiu para a cursar a universidade. Porém sua família é americana e o mesmo nunca perdeu os laços, por isso já tinha uma certa familiariedade com o esporte. Só que a longa permanência no Brasil o transformou também em kicker. A NFL, erroneamente na época, colocou São Paulo como local de nascimento e criou a confusão.

Já Vaughn é filho de mãe brasileira e por isso tem a cidadania brasileira, porém nasceu no Alasca e veio para o Brasil com seis meses. Porém saiu daqui ainda com 5 anos. Ainda sim, apesar de ter tido contrato com vários times de NFL, o mesmo nunca entrou em campo.

Maikon tem ambos os pais brasileiros, nasceu e viveu em Matão (SP) até os 11 anos, quando seu pai foi transferido pelo trabalho para a Flórida.

O Cairo tem uma história ainda mais interessante. Ele, natural de Limeira (SP), foi para os EUA como intercambista já com 16 anos e queria jogar o nosso futebol. Porém foi convidado para dar uns chutes na bola oval, perceberam o talento dele, o chamaram para o time de high school. Nisso ele foi ficando com certa ajuda de uma parte da família que já morava nos EUA, depois deram uma bolsa de estudos na universidade de Tulane para ser kicker e ele foi seguindo carreira.

Abaixo segue o twitter de alguns jogadores brasileiros que já são ou podem proximamente fazer parte de alguma liga americana.

NFL

Maikon Bonani: @Bonani28

Cairo Santos: @tulanesantosPK (porém o mesmo não tweeta nada há 18 meses. Creio que esteja desativado);

MLB

Yan Gomes (1° brasileiro na MLB): @Yan_AGomes – esse eu sigo e tem um tweet bem ativo, quando possível com insiders dos jogos do Cleveland Indians (obviamente raros desde que ele virou titular), recomendo.

Andre Rienzo (deverá ser o segundo brasileiro ainda durante essa temporada): ele até tem a conta @andre_rienzo, porém o mesmo é protegido e ele tem que aceitar o seguidor antes. Chega a ser um erro, já que ele deveria ser um propagador do baseball no Brasil. Espero que o Chicago White Sox o mande consertar isso quando ele finalmente subir.

NBA

Andreson Varejão: @VAREJAOANDERSON

Leandro “Leandrinho” Barbosa: @TheBlur_Barbosa

Tiago Splitter: @tiagosplitter

Fab Melo: @Fabpmelo

(e-mail para o colunista: rafaelrafic@pedromigao.com.br)

[N.do.E.: não irei me surpreender se Cairo Santos for draftado pelo NY Giants ano que vem. O time dispensou o australiano Lawrence Tynes e acertou com dois kickers para esta temporada que são claramente opções de transição.]