lupanar-pompeia2Antecipada devido à programação especial de carnaval do blog – que se inicia amanhã e irá até Quarta Feira de Cinzas – a coluna “Desenferrujando & Consertando”, da fisioterapeuta Daniela Souto, trata de um tema leve, mas importante: as contusões trazidas pela prática do sexo.

Aproveitando o ensejo, lembrem-se, leitores: neste carnaval, usem camisinha. Vamos à coluna.

Contusões mais comuns na ‘Hora H’

Eis que o Pedro Migão, editor deste ilustríssimo blog, me pediu para escrever sobre lesões mais comuns na hora do sexo. Fiz uma rápida busca na minha memória para buscar pacientes que me procuraram por causa disso e como foi a sua história, a fim de poder escrever mais sobre isso.

Geralmente, pacientes que já tem alguma patologia (coluna, joelho, mão…) são agravados pela atvidade sexual, independente do tipo de intensidade que essa atividade é. Sim, essa fisioterapeuta que vos escreve perguntou, tim tim por tim tim, como eram as dores, o que aumentava e etc.

Nos que chegavam ao consultório por causa das dores causadas pela atividade sexual o enredo é quase sempre o mesmo: a pessoa chega com uma dor, não se recorda aonde a adquiriu, mas os sintomas levam a uma distensão muscular, dor nas mãos e dor na coluna. Até a fisioterapeuta descobrir que a verdadeira causa do motivo do tratamento vem de uma noite (ou noites) de sexo, mais da metade do tratamento já foi feito.

E, acreditem, esse padrão não é raro. E também não são raras as “recaídas” e o aumento de dores durante o tratamento. O motivo? O leitor já deve estar imaginando.

Distensões musculares, dores na coluna, hematomas, torções em punho, tornozelo, dedos e joelho, pequenas feridas (causadas por atrito) em joelhos e cotovelo são as contusões mais comuns que consigo me recordar de queixa de pacientes. É claro que essas lesões, dependendo da intensidade da atividade, local e parceiro, levam sessões e mais sessões para a recuperação. O ideal mesmo é ser bem preparado fisicamente, por que quanto mais o preparo físico estiver em dia, menores as chances dessas lesões aparecerem.

Para cada uma dessas lesões, algumas atitudes ou cuidados podem prevenir lesões que possam levar o paciente ao consultório do Fisioterapeuta. Vamos saber porque essas lesões aparecem.

A distensão muscular que, teoricamente, caracteriza-se por um rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares, acontece quando há um esforço maior ao qual a pessoa está acostumada. Portanto, se a atividade sexual provocar um esforço maior do que a pessoa está habituada, principalmente de forma localizada (pernas, coluna, braços), aumenta o risco de ter esse tipo de lesão. Portanto, quanto mais bem preparo físico a pessoa tiver, menor vai ser a chance de ter esse tipo de lesão. Esse tipo de lesão te traz prejuízo no dia a dia.

As dores na coluna são as principais queixas do paciente que se lesiona depois dessa atividade. Seja por causa de um mau posicionamento, manutenção de peso excessivo, carregar peso que não se tenha costume… Essas dores costumam aparecer logo depois da relação e permanecem por vários dias. Quem gosta do puxão de cabelo na ‘hora H’, pode acordar com torcicolo, por exemplo. Homens ficarem com dor da região lombar também é bastante comum. Um conselho: se estiver desconfortável na hora H, mude de posição e se ajeite! Pode não valer a pena ficar dias e mais dias com dores. Ou vale?

As torções que foram relatadas acima podem ocorrer em diferentes partes do corpo. As mais comuns são na mão, no joelho e tornozelo. Evitar posições que exigem muita força e que a articulação não esteja no funcionamento normal além de tomar cuidado com posições suspensas podem ajudar não se lembrar da noite anterior com dor no corpo. Esse tipo de lesão pode aparecer ao se fazer sexo em lugares pequenos, onde o malabarismo é maior. Movimentos repetidos em posição peculiar é um “chamariz” para torções desagradáveis além de pequenas pancadinhas que podem provocar hematomas.

Os hematomas, principalmente por causa da intensidade da relação, em diferentes partes do corpo; ou pequenas feridas com atrito em tapete ou chão em joelho e cotovelo podem ser um tipo de lesão que pode trazer desconforto no dia a dia, principalmente se for em lugar visível. Hematomas são sempre mal interpretados e ter de usar blusa de manga comprida por causa de arranhão de cotovelo no verão é estranho. Contenha-se.

As lesões de mãos e dedos merecem um paragrafo especial, principalmente para mulheres. A sustentação numa posição e o quanto as pessoas se mexem e se seguram não se dão conta que uma pressão exagerada sobre as mãos pode machucar.

A dorzinha pode ser normal, pode ser a lembrança de uma noite boa, mas também pode trazer problemas que durarão algumas semanas e podem atrapalhar a sua vida. Prudência, definitivamente, não faz mal a ninguém.

Até a próxima.