Nesta quinta feira, véspera de feriado, a coluna “Sabinadas”, do jornalista Fred Sabino, fala sobre um tema palpitante no esporte brasileiro: a disputa entre os fãs de Nélson Piquet e Ayrton Senna.
Sou “piquetista” assumido, mas isso não me impede de reconhecer os méritos de Ayrton Senna.
Triste duelo: ‘Viúvas do Senna vs mal comidas do Piquet’
No último dia 30, dois dos oito títulos mundiais do Brasil na Fórmula 1 completaram aniversário: os 25 anos do tri de Nelson Piquet e os 24 anos da primeira conquista de Ayrton Senna, ambas no circuito de Suzuka, no Japão.
Em meio às justas homenagens a ambos, mais uma sessão da inacreditável e nada inteligente troca de farpas, para não dizer xingamentos, entre os sennistas e piquetistas. Este é um fenômeno que vem daqueles tempos e que foi aumentado e alimentado nos últimos anos pelas redes sociais.
Os fãs de Nelson argumentam que seu ídolo foi o melhor piloto do Brasil na história da Fórmula 1, enquanto os torcedores de Senna reagem
Aí é um tal de “viúvas do Senna” para lá, “mal-comidas do Piquet” para cá, e o que deveria acontecer – ou seja, nossos ídolos serem exaltados – não ocorre, devido aos exaltados (desculpem o trocadilho) e  “corajosos” fãs que, se estivessem frente a frente, não teriam coragem de falar o que escrevem na internet.
São provavelmente os mesmos bobalhões que há quatro anos levaram Felipe Massa ao céu como o responsável pelo resgate da auto-estima da torcida brasileira e “nosso” novo campeão. Nos dias de hoje o chamam de ‘submisso’ e ‘vergonha do automobilismo nacional’ – a situação atual de Massa, aliás, fica para uma outra coluna.
Mas insisto: me espanta demais esses fanáticos (no sentido religioso mesmo) serem incapazes de reconhecer os méritos do “rival” de seu ídolo. 
Entre algumas barbaridades escritas nos últimos anos, separei algumas:
– Ah, o Piquet só foi campeão em 1987 porque o Mansell era burro e fazia merda toda corrida.
– O Senna sempre teve um carro muito melhor do que todo mundo e o Prost era medroso.
– Esse Piquet era um cagão, só ficava esperando os outros quebrarem para ganhar.
– O tal do Senna só morreu porque não soube fazer a curva Tamburello.
– Se não tivesse morrido, o Senna seria aposentado pelo Schumacher.
– O Piquet ganhou campeonatos fora do regulamento, todo mundo sabe disso.
Pois bem, vejam vocês, se dependesse desses idiotas, o Brasil somente teria os títulos de Fittipaldi na Fórmula 1, já que não houve mérito, não é?
Parece o que acontece hoje em dia no futebol. Em todo campeonato existe a teoria da conspiração: “o Fluminense tem esquema com a CBF, por isso está na frente”, ou então “ah, não foi o Flamengo que ganhou o título, mas os outros que perderam”.
O leitor poderia perguntar, com razão: mas torcedor não é apaixonado assim mesmo e você está azedo demais?
Concordo em relação à paixão, mas entre ser apaixonado pelo seu ídolo ou clube e não ter um mínimo de senso crítico isento é uma distância muito grande.
Essas picuinhas entre sennistas e piquetistas são, infelizmente, mais um triste retrato da queda acentuada de capacidade intelectual da nossa sociedade em discernir o que se passa. E também um retrato do quão as redes sociais formam “monstros” hoje em dia.
Em tempo: considero Ayrton Senna o mais talentoso e rápido piloto da história da Fórmula 1 pelos seus lances geniais e ele era meu piloto favorito na infância. Por outro lado, reputo Nelson Piquet como o melhor de todos os tempos na arte de desenvolver um carro de competição, sem contar sua incrível astúcia e inteligência nas corridas.
Não vejo nenhum pecado em gostar de ambos.
P.S.: prometi na semana passada que escreveria sobre os sambas-enredo do Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio. Mas o Migão é o chefe e pediu que eu adiasse esse texto em virtude das datas dos títulos de Piquet e Senna em 1987 e 1988. Mas da semana que vem não passa!
Créditos das fotos:
Senna e Piquet no pódio do GP do Brasil de 1986
Williams/LAT Photo/Divulgação
Piquet no GP da Itália de 1987
Williams/LAT Photo/Divulgação
Senna durante o GP da Alemanha de 1989
Honda/Divulgação

3 Replies to “Sabinadas – "Triste duelo: ‘Viúvas do Senna vs mal comidas do Piquet’"”

  1. O texto tá ótimo cara, muito ridículos os comentários dos idiotas que falam mal de Piquet e Senna, sendo que não entendem nada de Fórmula 1, o pior de todos é dizer que Senna ” não soube fazer a Tamburello ”, sendo que o Ayrton fez aquela curva centenas de vezes em 10 anos de carreira, e houve mais dois acidentes na mesma curva, é uma estupidez falar esse e outros absurdos sendo que não entendem nem procuram entender nada de Formula 1, e outra coisa triste é a guerra entre Sennistas e Schumistas, que sempre tentam desmerecer totalmente a carreira de um pra favorecer o outro, um ciclo interminável de burrice, povo burro do caralho

  2. Esta comparação SennaXPiquet só existe no Brasil…nos países civilizados (EUA, Japão e Europa) a comparação é entre SennaXSchumacherXClarkXProstXFangio. Pode pegar BBC, Times, The Sun etc…Piquet nunca é citado…Será que nós somos o Joãozinho do passo certo?

Comments are closed.