Nesta sexta feira, salvo alguma mudança de última hora a Portela estará divulgado a sua sinopse para o carnaval 2013. Este fato, em si, é inédito: é a primeira vez desde que a atual administração assumiu a escola que temos a sinopse do enredo já em maio – o que irá propiciar mais tempo para os compositores e para a disputa em si.
Ainda sem título no momento em que escrevo, o enredo da Portela irá falar dos 400 anos da Freguesia de Irajá – que deu origem ao bairro de Madureira – e dos 90 anos da própria agremiação, ambos a se completar em 2013. Vamos aguardar a abordagem dada pela sinopse do carnavalesco Paulo Menezes, mas minha expectativa e torcida é de que o enredo tenha mais Portela e menos Madureira.
Faço esta introdução para dizer que hoje temos uma canção de exaltação à Portela em nossa faixa musical: “O Ideal é Competir”, de autoria de Casquinha (que cheguei a conhecer pessoalmente) e Candeia. A versão é a de Paulinho da Viola, de seu cd “Bebadosamba”.
Aliás, por falar em Paulinho não me surpreenderia se ele for uma espécie de “fio condutor” do enredo de 2013 da Portela, tal qual como feito por Clara Nunes neste 2012. É um palpite.
Vamos à letra da música.
“Quando a Portela chegou
A platéia vibrou de emoção
Suas pastoras vaidosas
Defendiam orgulhosas
O seu pavilhão
Portela
A luta é teu ideal
O que se passou, passou
Não te podem deter
Teu destino é lutar e vencer

Óh, minha Portela
Por ti darei minha vida
Óh, Portela querida
Óh, minha Portela
Por ti darei minha vida
Óh, Portela querida

És tu quem levas a alegria
Para milhares de fãs
És considerada, sem vaidade
Na cidade
Como super campeã das campeãs
Eu quisera ter agora
A juventude de outrora
Idade de encantos mil
Pra trilhar contigo passo a passo
No sucesso ou no fracasso
Pela glória do samba do Brasil”