O leitor há que se lembrar que no post em que fiz um balanço dos desfiles das escolas de samba havia prometido um texto específico sobre o desfile da Portela.

Entretanto, como também já escrevi aqui faço parte da Equipe PortelaWeb, que mantém um site não oficial da escola desde o ano 2000 e que hoje é  um grupo respeitado não somente dentro da agremiação como no carnaval como um todo. E o grupo todos os anos escreve uma avaliação do carnaval da escola, que pode ser lida no site PortelaWeb – site, aliás, que hoje é o principal depositário da memória portelense e que merece uma visita detalhada.

Este ano coube a mim ser um dos redatores do texto, que reflete a opinião do grupo como um todo mas com a qual corroboro. Por isso publico aqui também neste blog, como havia prometido.

Antes de passarmos ao texto, faço apenas dois adendos: a Portela ganhou cinco Estandartes de Ouro, o prêmio mais prestigioso do carnaval carioca: samba enredo (quebrando um jejum de catorze anos), bateria, puxador, passistas feminino e masculino. E pessoalmente, embora a minha opinião seja minoritária, acredito que as notas de Harmonia tenham sido impactadas por uma certa queda da intensidade do canto nos setores intermediários, segundo vários relatos que ouvi.

Vamos ao texto.

Avaliação do Carnaval da Portela 2012

Para avaliar por completo o carnaval de 2012 da Portela, é necessário voltar para o início do processo, ou seja, para os questionamentos da Equipe PortelaWeb e de grande parte da torcida portelense iniciados após o incêndio que acometeu o barracão da escola e que, na prática, implicou um desfile hors concours de 2011. Naquela ocasião, o PortelaWeb ressaltava, conforme nota aos “membros do conselho fiscal e do conselho deliberativo do GRES Portela”, publicada no dia 16/03/2011 neste site, que os poderes constituídos e legais da Portela, solidários à administração Nilo Figueiredo naquele momento, eram igualmente responsáveis pelos erros e acertos do presidente do GRES Portela na administração da escola e, por consequência, na condução do carnaval de 2012.

Primeiramente, citemos as medidas consideradas positivas ao longo dos meses que antecederam ao carnaval de 2012:

1. Manutenção do intérprete, mestre-sala, porta-bandeira e coreógrafo da comissão de frente, de certa forma, desprestigiados, assim como toda a escola, pelo não-julgamento em 2011;
2. Formação de uma nova estrutura na preparação do desfile, com destaque para a criação do cargo de diretor de carnaval, reivindicação antiga da Equipe PortelaWeb;
3. Contratação de um carnavalesco de competência reconhecida, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores;
4. Escolha de um enredo culturalmente relevante, possibilitando, entre outras coisas, uma boa safra de sambas;
5. Escolha do melhor samba em disputa, como ficou provado pelo sucesso junto à mídia e premiações, o que ajudou a resgatar a credibilidade do concurso de sambas na escola.

Com a 6ª colocação no carnaval de 2012, a Portela retornou ao desfile das campeãs após dois anos de ausência. Esse resultado, considerando a opinião de jornalistas e analistas após os desfiles, pode ser considerado justo. Ao longo da apuração a Portela teve catorze notas ‘10’ em um universo de quarenta, o que demonstra que a agremiação ainda precisa realizar alguns ajustes para poder efetivamente disputar a primeira colocação.

Vale ressaltar que dessas catorze notas ‘10’ oito foram em apenas dois quesitos, o que significa que nas outras trinta e duas notas a Portela obteve apenas seis avaliações máximas dos jurados. Nos últimos anos, tem sido costume a Portela perder boa parte da pontuação em quesitos de barracão (alegorias/adereços e fantasias). As notas nesses dois quesitos referem-se à apresentação estética da escola, que, por sua vez, resulta da combinação justa e adequada entre investimento financeiro por parte da diretoria e o trabalho artístico de idealização do carnavalesco. 

Conforme apontamos na enumeração a seguir – e já considerando o descarte de notas no ano de 2012 – esse quadro não foi diferente, ainda que tenha havido um claro progresso trazido pelo carnavalesco Paulo Menezes. Entretanto, pesou sobremaneira o fluxo inadequado e irregular de recursos (material e dinheiro) para o desenvolvimento do barracão e para a confecção das fantasias de alas de comunidade. De forma inequívoca, esse fator teve fortíssimo impacto nas notas obtidas pela Portela.

1º) Alegorias e Adereços: a Portela acumulou apenas 29,1 pontos, já considerado o descarte de uma nota 9,6. A pontuação da escola só foi superior às das duas rebaixadas neste quesito, Unidos do Porto da Pedra e Renascer der Jacarepaguá.

2º) Fantasias: a Portela somou o total de 29,7 pontos, tendo descartado outra nota 9,6. Nesse quesito, a Portela foi considerada a oitava melhor escola, o que é algo bastante aquém do desejável para se pleitear o campeonato.

3º) Enredo: a Portela somou 29,8 pontos, descartando uma nota 9,8. Neste quesito já há uma clara melhora em relação a 2010, último desfile avaliado quando a Portela somou 29,2 pontos (já descartadas a maior e a menor nota). Esta melhora é efeito, inequivocamente, da contratação de um carnavalesco com talento reconhecido e da escolha de um bom enredo.

Mirando a ponta de cima da colocação final, percebe-se que até aqui, em apenas esses três quesitos, a Portela já estava 1,2 ponto atrás da campeã Unidos da Tijuca. Como se não bastasse, a Portela perdeu nesses três quesitos 43% do total de pontos descontados.

Partindo das informações sobre a pontuação da Portela nos quesitos de barracão, o desempenho ruim da escola nesses quesitos pode ser facilmente explicado pelos comentários abaixo listados:

– A execução das alegorias foi comprometida, uma vez mais, pelo fluxo irregular e insuficiente de recursos financeiros destinados à realização do barracão. Embora tenha havido uma melhora em relação aos anos anteriores, ainda se está longe de se estabelecer um planejamento de desembolso financeiro adequado a uma agremiação que almeja se ombrear com as principais concorrentes ao título;

– Além disso, alguns efeitos de iluminação dos carros alegóricos não funcionaram a contento. Algumas alegorias passaram apagadas ou com iluminação funcionando irregularmente. Este fato é reflexo direto do atraso na liberação dos recursos e na conclusão do barracão, que de novo ficou pronto “em cima da hora”;

– Tanto as fantasias das alas de comunidade quanto aquelas de algumas alas comerciais foram produzidas com um padrão de qualidade abaixo do estabelecido pelos protótipos e em muitos casos com modificações que podem ser consideradas absolutamente inaceitáveis. Claramente faltou uma maior fiscalização sobre as alas comerciais, que foram onze neste carnaval de 2012.

No sentido oposto, as notas dos jurados e os comentários da crítica especializada destacam, mais uma vez, a excelência da Portela no que tange aos quesitos de chão, com destaque para o casal de mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo, únicos quesitos em que a Portela alcançou a pontuação máxima.

Nos quesitos bateria, harmonia e evolução, as notas dos julgadores não refletiram a visão hegemônica dos críticos de carnaval, bem como a avaliação pessoal do conjunto da equipe PortelaWeb. Nestes casos, aguardamos a liberação das justificativas para a compreensão das notas conferidas pelos julgadores.

Em relação ao quesito comissão de frente, a Portela obteve 29,6 pontos, tendo sido considerada apenas a oitava melhor do desfile. A Portela obteve uma nota 10, e três 9,8, um deles descartado. Entretanto, houve uma clara evolução da escola neste quesito, fazendo-se igualmente necessário aguardar a divulgação das justificativas para se ter ideia do que possa ter ocasionado o desconto.

De forma geral, o 6º lugar obtido reafirma problemas recorrentes na Portela, ou seja, a falta de investimento nos quesitos plásticos. Paulo Menezes é um profissional cujas características se enquadraram perfeitamente ao estilo da escola e, ainda com as limitações orçamentárias e as notas aquém do necessário, pode-se dizer que houve uma melhora nesse aspecto, em especial em Alegorias/Adereços.

No entanto, para um trabalho que efetivamente tenha condições de disputar o título, objetivo que sempre deve acompanhar a Portela em seus carnavais, é necessário que o carnavalesco tenha condições, financeiras e estruturais, de executar o seu projeto de carnaval sem improvisações que o tornem bastante diferente do riscado original. Este é um princípio fundamental de qualquer grande escola. Lembramos ainda que, apesar do notório reconhecimento em relação à boa performance da Portela nos quesitos de chão, é possível destacar que a parte estética funciona como uma espécie de cartão de visitas da escola, podendo influenciar indiretamente no julgamento de outros quesitos, considerando a subjetividade dos julgadores.

A nossa avaliação é de que o carnaval apresentado pela Portela em 2012 pode ser considerado um progresso em relação aos anos anteriores, mas ainda distante do que a Portela precisa para alcançar seu objetivo principal. Consideramos, entretanto, que a correção dos problemas persistentes em 2012 pode significar o início de um processo que leve a Portela novamente ao título do carnaval carioca. Há um caminho longo para se avançar, sobretudo, no planejamento do carnaval. Planejamento de carnaval, contendo as metas, as responsabilidades, o orçamento determinado e os prazos a serem alcançados, é atividade fundamental, cuja construção e implementação devem partir de quem faz a gestão da escola.

Além disso, o cronograma de pagamento a funcionários deve ser rigorosamente cumprido, evitando o impacto devastador na credibilidade da escola e no cronograma de carnaval. É fundamental que a Portela tenha um planejamento orçamentário, assim como um departamento de marketing adequado, e que suas ações sejam pautadas pela transparência e por uma boa governança. Sem isso não teremos condições de almejar o nosso tão sonhado 22º campeonato.

Considerações Finais:

– A Equipe PortelaWeb, que há anos reivindicava em seus documentos a necessidade de se criar o cargo de diretor de carnaval, analisa como positivo o trabalho realizado por Alex Fab e Junior Escafura. Como não poderia ser diferente, principalmente por ter sido a primeira experiência da dupla nesta função, existe a necessidade de se corrigir e aperfeiçoar alguns métodos, como o controle sobre as alas comerciais. Em geral, a direção de carnaval permitiu que os trabalhos no barracão, apesar dos problemas financeiros, ocorressem de forma mais organizada e eficiente que nos anos anteriores. Nesse sentido, defende-se a continuidade deste trabalho;

– A Equipe PortelaWeb agradece ao carnavalesco Paulo Menezes. Ao longo dos meses de preparação para o carnaval 2012, apesar das dificuldades enfrentadas, Paulo Menezes demonstrou, além de um grande senso de profissionalismo, respeito e carinho pelas tradições portelenses.  Aliando talento profissional e sensibilidade de sambista, o carnavalesco soube compreender a alma portelense, colocando um carnaval de alto nível apesar das dificuldades. A Equipe PortelaWeb defende que ele permaneça como carnavalesco da escola para o carnaval 2013;

– A Equipe PortelaWeb parabeniza o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rogerio Dornelles e Lucinha Nobre, pelas notas máximas e pelas premiações recebidas: Estrela do Carnaval e Troféu Tupi/Capemisa. Também ressaltamos a total identificação de ambos com a tradição e os valores da Portela. Pedimos a manutenção de ambos no cargo;

– A Equipe PortelaWeb se solidariza com a direção de harmonia do GRES Portela, sob o comando de Marcelo Jacob. Estamos cientes de que as notas atribuídas pelos jurados não são condizentes com o bom trabalho apresentado na avenida, especialmente nos quesitos harmonia e evolução;

– A Equipe PortelaWeb parabeniza a bateria da Portela pelos prêmios conquistados, não compreendendo, assim como a maior parte dos críticos de carnaval e jornalistas, as notas atribuídas pelos jurados. A Tabajara do Samba foi agraciada com as seguintes premiações: Estandarte de Ouro, Estrela do Carnaval e Troféu Tupi/Capemisa. Pedimos a manutenção de mestre Nilo Sergio no comando da bateria da Portela;

– A Equipe PortelaWeb parabeniza os passistas Nilce Fran e Valci Pelé pelo Estandarte de Ouro 2012 (melhor passista feminino e masculino, respectivamente) e pelo Prêmio SRZD (melhor ala de passistas por votação popular);

– A Equipe PortelaWeb parabeniza o intérprete Gilsinho pelas premiações recebidas (Estandarte de Ouro 2012, Tamborim de Ouro – Voz da Avenida e Prêmio SRZD) e pede sua manutenção no cargo. Também prestamos solidariedade diante de qualquer atitude que não tenha sido condizente com o profissionalismo que deve pautar a relação entre os dirigentes e os segmentos de uma escola de samba;

– A Equipe PortelaWeb parabeniza o primeiro destaque da Portela, Carlos Reis, por manter, em todos esses anos, a nobre linhagem dos destaques portelenses. Luxuosamente fantasiado de Nosso Senhor do Bonfim, foi agraciado com o Troféu Plumas & Paetês como o melhor destaque de luxo;

– A Equipe PortelaWeb entende como positivo o trabalho do coreógrafo Márcio Moura.  Na opinião de muitos críticos, a comissão de frente da Portela foi a terceira melhor no carnaval 2012, o que, considerando os últimos trabalhos apresentados pela escola neste quesito, foi um avanço importante. Entendendo que o trabalho realizado em 2012 indica que, também neste quesito, a Portela está no caminho certo, defende-se a manutenção do coreógrafo Márcio Moura no cargo;

– A Equipe PortelaWeb lamenta profundamente as falhas na reprodução de fantasias das alas de comunidade, sob responsabilidade da escola. Os protótipos do carnavalesco Paulo Menezes, bastante elogiados, foram totalmente desfigurados, mesmo nas fantasias que estavam sendo confeccionadas na Portelinha – sob a responsabilidade de Val Carvalho -, como o caso da ala de baianas, cujo trabalho foi concluído a uma semana do carnaval. Aproveitamos para ratificar que a Portela deve estar, sempre, em primeiro lugar, não sendo admissível uma “disputa de vaidades” para ver “quem termina o trabalho primeiro”. No final, a única derrotada foi a agremiação. Diante dos problemas financeiros, da falta de material e de problemas com funcionários enfrentados pela equipe de atelier do barracão, prestamos nossa solidariedade a Alessandra Reis, chefe da equipe;

– A Equipe PortelaWeb lamenta o trabalho de reprodução de fantasias realizado por algumas alas comerciais, em especial “Ala Tu e Eu” e “Ala da Paz”, esta última responsável por três alas no desfile de 2012 da Portela. Novamente, ratificamos a necessidade de fiscalização mais rigorosa no trabalho dessas alas para que se evitem novos desrespeitos para com a escola e frustração junto aos componentes que pagam pelas fantasias;

– A Equipe PortelaWeb lamenta profundamente que a Portela, escola com o orçamento do grupo especial, tenha problemas financeiros que impeçam a realização dos trabalhos no barracão dentro de um cronograma e planejamento aceitáveis. Também consideramos inadmissível que os funcionários que trabalham na Portela tenham dificuldades para receber sua remuneração, o que é direito inalienável de qualquer trabalhador;

– A Equipe PortelaWeb não se furta em prestar todas as homenagens à briosa comunidade da Portela que, com a habitual garra, exaltou o seu amor e dedicação à azul-e-branca de Oswaldo Cruz;

Por fim, parabenizamos os compositores Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento, Naldo e André do Posto 7 por terem produzido um samba antológico. Consagrado pelo público durante os desfiles da Portela na Marquês de Sapucaí, o samba portelense recebeu as seguintes premiações: Estandarte de Ouro, Tamborim de Ouro, Estrela do Carnaval, Prêmio SRZD, Troféu Tupi/Capemisa, Troféu Plumas & Paetês e Prêmio S@mba-Net. Certamente, além de levantar a autoestima portelense, a obra de 2012 entrará para a história como um dos grandes sambas de nossa agremiação. Este samba será, eternamente, um elo que ligará as futuras gerações e as emoções que vivemos neste carnaval.

O meu azul veio lá do infinito
O meu canto é mais bonito
Salve Oswaldo Cruz e Madureira
Me chamam celeiro de bamba
A majestade do samba
Da velha guarda formosa e faceira
(Tributo à Vaidade, Portela, 1991)

Equipe PORTELAWEB

3 Replies to “Avaliação do Carnaval da Portela 2012”

  1. Concordo com bastante coisa. Mas acho que vale ressaltar que a Portela, independentemente da quebra do tal jejum, é a maior detentora do Estandarte de Ouro no quesito samba-enredo (1975, 1979, 1981, 1987, 1991, 1998, 2012), sete vezes, seguida de perto pelo Império Serrano com seis.
    Acho que também faltou mencionar um fator importante: a ordem do desfile. Ser a segunda a desfilar no domingo depois da Renascer foi terrível. Lembro-me de que o Salgueiro, com Renato Lage a frente em 2006, obteve a décima primeira colocação, porque teve a árida tarefa de abrir o desfile de domingo. Não fez um grande desfile, mas não merecia essa colocação. Parece que o jurado fica esperando o que vem depois. Se a Portela tivesse sido a segunda de segunda-feira, poderia ter sido melhor o resultado. Duvido que teríamos sido injustiçados em evolução e harmonia como fomos. Com todos os problemas relatados, Paulo Menezes conseguiu fazer um espetáculo belíssimo, barroco, sem pirotecnia. Claro que precisamos gerir melhor para entrarmos com fantasias e alegorias impecáveis. Mas havia ali uma simplicidade que não rima, necessariamente, com pobreza. Menos pode ser mais no sentido da limpeza visual. E Paulo Menezes sabe disso. Isso estava no equilíbrio das cores, no requinte do traço, sem poluição e informações excessivas. Espero mesmo que ele continue e possa trabalhar direito. É um grande artista. Não acho que esse sexto lugar tenha sido justo. Vila e Portela foram as melhores sim, elegantes, soberbas e com ótimos sambas. Infelizmente, isso não se refletiu no julgamento oficial. Plasticamente, além do show da Rosa, destaco o bom gosto das alegorias do Salgueiro. Por fim, destaco que a Portela foi é muito ousada. Em tempos de sambas tão ruins, ela retomou um elo perdido com a poesia e com a melodia. Pra mim, atualmente, ousadia no carnaval é ter um bom samba. Portanto, a Portela ousou ao libertar os compositores de sinopses massacrantes e levar um samba lindo pra avenida como há muito tempo não se ouvia. Se ela vencesse, seria uma vitória da música, do samba. Sua vitória poderia gerar imitações, assim como várias imitaram aquela chatice de desfile técnico da Imperatriz para voltar a ganhar. Quem sabe assim belos sambas-enredos com melodias e letras inspiradas voltem a surgir. Seria ótimo.

    1. Não estou aqui para contestar o titulo de ninguem,só não aceito tirarem pontos de bateria ,harmonia e evolução. quem desfilou e viu os desfiles,viu que a portela foi a unica a levantar os dois lados das arquibancadas do inicio ao final. eu vim como harmonia do ultimo setor da escola e posso afirmar o que estou falando,a escola contagiou do inicio ao fim. parabens a toda a comunidade portelense que fizeram bem o seu papel.a toda diretoria de harmonia sob o comando do marcelo jacob está de parabens pois mostrou um excelente trabalho,infelismente não reconhecido pelos jurados,mas os premis que ganhamos nesses quesitos mostram o nosso valor.Nilo sergio a sua bateria não merecia nota dez, e sim, mil,um milhão etc… força e cabeça erguida não só você como os seus comandados obs: “PODEMOS NÃO GANHAR O 22 TITULO,MAS O 21 NINGUEM PODE TIRAR.” NA VITORIA E NA DERROTA SEMPRE PORTELA. SAUDAÇÕES.

Comments are closed.