Bom, resultados dos grupos da Sapucaí definidos, vamos a um balanço geral do carnaval. Antes de mais nada queria pedir desculpas aos leitores por não ter conseguido atualizar o blog ontem com o desfile do Grupo B, mas tive um pequeno imprevisto.
Vou dividir em vários aspectos a análise, de forma a ficar mais fácil para o leitor. De uma forma geral o carnaval foi ótimo até a terça feira e um desastre na Quarta de Cinzas.
1 – Os Desfiles como Um Todo
De uma forma geral, Especial e Acesso A tiveram desfiles superiores aos de 2011. Por outro lado o Acesso B teve a sua pior noite desde que passei a acompanhar este grupo, em 2005.
Escolas que trouxeram samba no pé, com o a Vila Isabel, a Portela e o Império Serrano foram aclamadas pelo público e pela crítica. Por outro lado, o apuro visual e as soluções trazidas por Tijuca e Salgueiro também foram dignas de se destacar.
O Grupo Especial como um todo teve duas noites onde o desempenho nos quesitos de pista – em especial Harmonia e Evolução – foi bastante inferior ao de anos anteriores. Infelizmente o julgamento destes quesitos não refletiu o que se viu na avenida, com escolas que foram muito bem penalizadas e outras que cometeram vários erros, mas sem descontos de notas.
O Grupo de Acesso A, apesar dos problemas de estrutura do Sambódromo, teve um desfile com um nível até bastante bom. Império Serrano e Unidos do Viradouro fizeram grandes desfiles e mereciam melhor sorte na apuração.
Prejudicado pelos péssimos sambas, o Acesso B teve um desfile de nível fraquíssimo, salvo pelo excelente desfile da Caprichosos de Pilares – apoiado pelo “menos ruim” samba do ano. Umas cinco ou seis escolas poderiam perfeitamente terem sido rebaixadas.
Outro ponto a se destacar é que as agremiações que trouxeram grandes sambas fizeram grandes desfiles: Portela, Vila Isabel, Império Serrano e até a Caprichosos se beneficiaram deste aspecto. Apesar do julgamento do Especial ter privilegiado o visual parece estar havendo um movimento saudável de “desengessamento” da estrutura dos sambas.
Como um todo foram desfiles bastante agradáveis.
2 – Meus Desfiles
Este ano não tenho do que me queixar. Três excelentes desfiles, em escolas onde tenho ligação afetiva e que se os resultados não foram os esperados podem ser considerados bastante satisfatórios. Nas três escolas, mesmo com fantasias vim auxiliando na Harmonia da ala.
No Império Serrano (acima), apesar da roupa quente foi um desfile de muita energia, onde pudemos brincar bastante, mas sem perder a parte técnica. Ressalve-se apenas o fato da ala ter vindo “socada” demais, o que atrapalhou um pouco.
Já falei um pouco sobre o meu desfile da Portela, mas só tenho a agradecer por ter feito parte do momento de resgate da autoestima da escola. Estamos de cabeça erguida, apesar de um sexto lugar um pouco aquém do esperado.
Na Ilha a bandeira atrapalhou bastante, e a concentração pode ser mais organizada. Mas era a roupa mais leve – apesar do paletó curto e da calça larga que me entregaram – e é sempre um prazer conviver com a ala de Compositores da agremiação insulana. Bom desfile.
3 – Julgamento – Grupo Especial
No Grupo Especial o julgamento privilegiou claramente os aspectos visuais da festa, deixando o samba no pé em segundo plano. As notas dos quesitos plásticos foram visivelmente mais rígidas, apesar de algumas bastante benevolentes em Alegorias como a campeã Unidos da Tijuca (que tinha problemas de acabamento), a Mangueira e a Imperatriz. Levando-se isso em conta achei justa a vitória da Unidos da Tijuca.
Por outro lado, o julgamento dos quesitos de pista, em especial Harmonia, Evolução e Bateria foi uma piada. O curioso que as duas escolas que apresentaram melhores Harmonia e Evolução (Vila Isabel e Portela) foram julgadas de forma bem mais rígida que as outras escolas. Talvez para abrir o caminho da consagração para as escolas mais calcadas no espetáculo visual e teatral. As notas em especial da Portela nestes dois quesitos foram incompreensíveis, para se escrever o mínimo.
Vale ressaltar que os jurados destes dois quesitos no primeiro módulo, onde eu estava, ao mesmo tempo que pesaram a mão sobre Portela e Vila Isabel premiaram com notas Dez verdadeiras aberrações como o atravessamento do samba da Mangueira e os buracos de Beija Flor, Salgueiro e Grande Rio, entres outras. Devem ter esquecido os óculos em casa…
A se ressaltar também o fato do júri ter considerado a bateria aclamada pela crítica da Portela como a terceira pior do carnaval carioca. Incrível. Por outro lado o quesito samba enredo teve um julgamento razoável, apesar das três notas dez para o fraco samba da Unidos da Tijuca.
Também realço o fato de que Grande Rio e Mangueira tiveram julgamentos muito benevolentes, enquanto que Vila, Portela (estas menos), Mocidade e São Clemente foram bastante penalizadas. 
Lamento apenas o fato dos mangueirenses estarem iludidos com estas notas irreais e estarem com uma postura arrogante, para se dizer o menos. Recebi vários e-mails e “mentions” de torcedores da escola me dando lição de moral e exigindo que me desculpasse por ter escrito na terça feira que a escola merecia o rebaixamento. Só que reafirmo o que disse: a colocação da escola foi uma aberração e se os mangueirenses se basearem nestas notas e não cuidarem de seus visíveis problemas internos a situação pode se complicar bastante em um futuro próximo.
A Grande Rio também foi avaliada de forma benevolente, mas já tinha avisado isso aos leitores no post anterior.
Penso que o julgamento tem que ser refeito praticamente do zero, mas não me estenderei aqui por já ter escrito uma série sobre o assunto em janeiro, que pode ser lida abaixo nos links:
 – Parte I;
 – Parte II;
 – Parte III;
4 – O Fantástico Mundo da Lesga
Pelo quarto ano seguido os grupos administrados pela Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) tem um resultado claramente armado. Há pelo menos dois meses que se sabia que ganharia a Inocentes e que Estácio e Rocinha cairiam. Só que houve algo errado nos mapas, cairia a Tuiuti e resolveram anular o rebaixamento. Vergonhoso.
E não estão reclamando do Acesso B porque a Caprichosos justificou na pista.
Foi uma vergonha o que ocorreu na apuração do Acesso A ontem. O presidente da entidade, também mandatário da Inocentes, deveria ter saído algemado da Praça da Apoteose junto aos diretores da entidade. 
Na verdade não sou especialista em Direito, mas acredito que a Lesga e seus dirigentes poderiam ser enquadrados nos artigos do Código Penal de estelionato e crime contra a economia popular, já que o que houve no último sábado (em especial) e na última terça feira foi uma verdadeira farsa, enganando o público que pagou e pagou caro acreditando na lisura do espetáculo.
Menos mal que em nota agora a tarde a Riotur afirmou que não reconhece mais a Lesga como entidade organizadora do carnaval devido ao não-rebaixamento, o que na prática significa sua extinção. Mas o prejuízo no resultado está feito – embora a atitude da Riotur abra precedente para a Liesa reavaliar quem vá subir ou mesmo convidar o Império Serrano, “vice campeão” do grupo.
A atitude de dissolver a Lesga também impede a aberração que seria a criação da Série Ouro, que nada mais seria que juntar os Acessos A e B em uma única chave, desfilando em dois dias. 
O Acesso B teve um resultado razoável, embora talvez a Tradição pudesse ficar mais acima. Caiu quem tinha de cair, embora lamente a ida do Arranco para a Intendente Magalhães.
Finalizo parabenizando o Prefeito Eduardo Paes pela atitude tomada contra a Lesga.
5 – Portela
Mais para frente irei escrever um post específico sobre a escola, mas achei o resultado injusto tendo em vista as notas de Bateria, Harmonia e Evolução e o superfaturamento da avaliação da Grande Rio. Lado bom: o samba nos colocou no Desfile das Campeãs.
Mas a baixa avaliação em Alegorias e Fantasias foi justíssima e é culpa única do Presidente Nilo Figueiredo, que precisa ter um melhor fluxo de desembolso financeiro, se o leitor me entende. Vamos ver se ano que vem, com o generoso patrocínio prometido para o enredo sobre a Lapa e último ano de mandato se finalmente teremos alegorias e fantasias (estas de alas de comunidade) à altura da Portela.
No fim das contas, a volta sábado ficou de bom tamanho. Mas retornarei ao tema.

4 Replies to “Balanço Geral do Carnaval 2012”

  1. Muito boa sua avaliação.

    Bem colocado o fato das agremiaçãoes com bons sambas, terem feito grandes desfiles.
    Sou do ponto de vista que bons sambas enredos e boas baterias são o marco inicial.

    Concordo que a Portela foi prejudicada, que a Manga foi julgada com menos rigor (mesmo sendo Mangueirense) e que a Tijuca poderia ter perdido o carnaval no quesito samba enredo.

    Em relação ao Grupo de acesso A acrescento mais um item juridico que seria Propaganda Enganosa, pois o público acredita que ao comprar seu ingresso é sabedor que haverá um julgamento justo das agremiações.

    Obrigado pelo espaço

    Marco Viggiani

    1. Tijuca não merecia 3 notas 10 em saba enredo.O julgamento do Acesso foi uma vergonha!!!! Destituiram a Lesga muito tarde… Deixa a Inocentes ser vaiada no Especial no ano que vem como a Imperatriz foi durante muito tempo.

  2. Sinceramente fiquei bastante surpreendido com o título da Tijuca. Alegorias bem inferiores das outras escolas que vi na Sapucaí, visto a falta de acabamento, um samba muito chato com um puxador que não se entende bem o que ele canta, sinceramente só entendia o “Mandacaru” que todos os componentes faziam questão de frisar,integrantes da escola muito menos empolgados como de outras escolas,exemplos de Mangueira e Salgueiro.

    Quanto a Mangueira, no setor aonde eu estava, quase no final da Sapucaí, todos acharam que o som estava com defeito, inclusive eu pude perceber que até a Comissão de Frente parou na hora demorando em torno de 30 segundos para entederem o que estava ocorrendo, precisando vir o Staff correndo desesperado pedindo para todos continuarem a cantar o samba. Posso falar isso com propriedade, pois foi na minha frente o ocorrido. Tanto que só percebi que era “paradinha da bateria” na segunda passagem do samba. Sem contar a atravessada notória do samba. Creio que os jurados não viram isso, pois quando cheguei em casa teve amigos meus que disseram que viram pela TV e foi “lindo”. Salvo a bonita voz serena do puxador do samba.

    Esse foi um pequeno parecer de quem só assistiu o desfile de Segunda-Feira e estava algum tempo sem acompanhar o Carnaval de tão perto, talvez eu tenha que aprender um pouco mais para enterder de resultado de apuração (risos).

    Júlio Migão

  3. Júlio, foi aquilo que eu disse: dentro da proposta da Liesa de relegar o samba a segundo plano o título foi justo.

    Dá uma olhada nos links dos critérios de julgamento que coloquei aqui

Comments are closed.