Bom, mais um Campeonato Estadual e mais um título rubro-negro, o quarto nos últimos cinco anos.
Não estive no Engenhão desta vez. Optei por ver no conforto de casa, sem pegar sol, com cerveja gelada – desta vez Carlsberg – e imagem em alta definição. Ando meio sem paciência para grandes multidões, como já disse outras vezes.
Entretanto, o tema de hoje não é o merecido trigésimo segundo título carioca do “Mais Querido”. Até porque tem sido uma rotina nos últimos tempos, entretanto o time precisa melhorar se quiser conseguir um bom resultado nos próximos campeonatos a nível nacional e internacional.
Quero falar de algo que desafia (ainda bem) todas as probabilidades estatísticas: a superioridade do Flamengo sobre o Vasco em partidas decisivas. Desde 1988 que não perdemos para o clube de São Januário uma final de campeonato – contabilizando Cariocas, Brasileiros, Copas do Brasil e demais competições – e a última vitória vascaína em finais de turno do Estadual foi em 2000.
De cinco, seis anos para cá mesmo em semifinais de turno a escrita vem se mantendo. Tornou-se algo psicológico: basta ver as camisas vermelhas e pretas do outro lado que o time de São Cristóvão já se sente derrotado.
Isto ficou claro ontem: o jogo foi equilibrado, típico daqueles em que onde o time que marca primeiro vence, mas o Vasco mostrou uma timidez típica daqueles que temem. Nas cobranças de pênaltis o destempero mostrado pelo adversário foi nítido daqueles que já se sentem derrotados.
Desde o longínquo gol de Cocada em 22 de junho de 1988 não sabemos o que é derrota para o Vasco em uma decisão. Fomos vitoriosos em 1999, 2000, 2001, 2004 e na Copa do Brasil em 2006, bem como campeões sem necessidade de decisão em 1996 e neste ano. 
Brinco dizendo que em 1988 eu estava na oitava série do Colégio Anglo Americano da Barra da Tijuca, que era quase um areal: hoje o bairro está bem mais ocupado, eu fiz segundo grau, faculdade, tenho quinze anos de atuação no mercado e continuo ganhando todas do adversário preto e branco.
Curioso é que no principal site de torcedores vascaínos o sentimento de inferioridade prevalece: basta ver o lamento de torcedores dizendo que “somos fregueses mesmo”, “que nunca ganharemos”, “é uma fatalidade” e coisas do tipo. Assumiram a inferioridade e o fato de ganhar do Flamengo em uma decisão tornou-se um “nirvana” inalcançável.
Tal pressão, a meu ver, vem muito do mandato do ex-presidente Eurico Miranda à frente do clube. Em sua gestão vencer o Flamengo passou a ser mais importante que conquistar títulos, o que colocou um peso absolutamente desnecessário nos ombros das equipes vascaínas. Basta lembrar o tricampeonato rubro-negro entre 1999 e 2001, onde tínhamos times claramente inferiores. Mas ainda assim vencemos.
O que se observa é que a orientação do ex-presidente claramente enfraqueceu a equipe, somada a outros fatores. O clube vem de oito anos sem títulos expressivos (Segundona não conta) e cada vez mais se bloqueando nos momentos decisivos. Por outro lado, o “Mais Querido” vem a cada dia mais confiante, o que causa um efeito positivo sobre o desempenho. Hoje, se colocarmos onze cabos de vassoura com a camisa vermelha e preta em um jogo decisivo venceremos o Vasco.
Além disso a sequência de vice-campeonatos tornou o clube estigmatizado: ser vascaíno, hoje, tornou-se sinônimo de “perdedor”. É um caminho que já foi traçado por outros clubes que hoje amargam o ostracismo, tal como o América carioca, hoje na Segundona Carioca mais uma vez e longe das competições nacionais. Apenas um trabalho de conscientização poderá reverter esta tendência.
Por meu turno, como rubro-negro tenho apenas que saborear esta série de vitórias desafiadoras da estatística e torcer para que se mantenha por um longo tempo. Abaixo o leitor poderá ver, sem narração, os pênaltis de ontem.

Flamengo vence o Vasco nos pênaltis e conquista o estadual

É Campeão!

12 Replies to “Flamengo, Vasco, os vice campeonatos e a psicologia do futebol”

  1. O problema do Vasco foram anos de má-administração. E depois, mesmo com Roberto no comando, o grupo vencedor se afastou do MUV. O sentimento de beligerância, implantado pelo ex-deputado Eurico Miranda prevaleceu. E sempre quando se joga pensando na rivalidade, se esquece a essência do futebol, do espetáculo. É como você se importasse apenas com o inimigo, se esquecendo de fazer sua parte no jogo.

    Por outro lado, é importante que os rubro-negros tenham ciência de que o tabu um dia acabará. Ninguém vencerá eternamente.

    Mas justiça foi feita: mesmo jogando de forma preguiçosa todo o campeonato, o Flamengo foi mais regular. Terminou invicto. Não vejo nenhum dos oponentes merecedores do título. E digo mais: a verdadeira decisão da Taça Rio, pro Flamengo, não foi contra o Vasco: foi contra o Fluminense, num jogo muito mais difícil.

    Agora é se reforçar (e bem) pro Brasileiro: contratar um zagueiro experiente, um lateral-esquerdo decente (quem diria que um dia eu teria saudades do Juan!) e um atacante goleador (quem sabe o Vagner Love?). E ter peças de reposição no banco. Luxemburgo tem também que providenciar a subida de mais jogadores das divisões de base. O Adrian (16 anos), que foi campeão da Taça SP este ano, é uma promessa de craque que tem que ser bem trabalhada.

    Saudações rubro-negras,

  2. Que papo é esse de desde 88? Quem te iludiu?
    Vocês se esqueceram do Chocolate 5 a 1?
    Essa “FLAPRESS” é sinistra mesmo!
    Saiba você que em 92, vencemos o Carioca invictamente ao ser Campeão da Taça GB em cima do urubu e na Taça Rio o urubu chegou atrás do Vasco. Portanto três títulos no mesmo ano. Em 98 outra Taça GB e outra vez o urubu vice pro VASCO e posteriormente o urubu se borrou do poderoso GIGANTE e correu do confronto e o Fla Vice do Estadual. Quem iludiu vocês?
    Vale lembrar que a urubuzada ficou exatamente 8 anos sem vencer o VASCO e não vencia o VASCO há 6 partidas em jogos decisivos.
    87- Fla vice pro VASCO Taça GB, 87- Fla vice pro VASCO Estadual, 88- Fla Vice pro VASCO na decisão do 3º turno com 2 gols de Sorato, 88- Fla vice pro VASCO no Estadual de 88, 92- Fla vice pro VASCO Taça GB 92 e 92 Fla vice pro VASCO no Estadual 92.
    E pra encerrar se somarmos todos os jogos valendo taça no clássico, Torneios Internacionais, Regionais, enfim tudo, ainda assim o VASCO leva ampla vantagem sobre o urubu com 32 títulos sobre o urubu e 25 Títulos do Clube da Zona Sul.
    VASCO sempre, a hegemonia ainda é Vascaína mas é hora de retomar o rumo dos Títulos, porque afinal o VASCO nasceu pra brilhar.
    Saudações VASCAÍNAS!!!
    VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 1953-1957
    VASCO CAMPEÃO MUNDIAL FIFA 2011 FUTEBOL DE AREIA!!!

    1. Em 92 a TG era só em pontos corridos e não aconteceu final…
      A última FINAL que o Vasco venceu foi em 22 de junho de 1988…
      PS: A Constituição Federal é de 5 de outubro de 1988 daí você tira como tem tempo….

  3. A questão não é ser iludido ou viver de passado, o fato é que isso que o GIGANTE vive agora o urubu já passou muitas e muitas vezes.
    A diferença é a dimensão da notícia através de uma Imprensa parcial e tendenciosa.
    Com relação ao fato de viver de passado, quero dizer que graças ao passado glorioso do Gigante é que hoje o VASCO é uma das forças do futebol Mundial e que de tão poderoso foi chamado de ‘EXPRESSO DA VITÓRIA’.
    VASCO é sinônimo de resistência e viradas.

  4. Passado e presente se resumem num futuro de orgulho. Vasco hoje, amanhã e sempre!
    Entre Vasco e Flamengo ( ou Framengo como diz a maior parte de sua grande torcida que iludida se diz a maior do Brasil)foram disputadas 39 finais e dessas 39 finais meu Vasco está na frente com 21 vitórias contra 18 vitórias do Framengo ou Flamengo como preferir ou souber dizer.
    Meus parabéns ao dono do site por aproveitar sua excelente maneira de se expressar em seus textos, acredito até que 30% da torcida do Flamengo seja como você, inteligente e culto. Mas veja bem, não fiz nenhum tipo de pesquisa, mas nem é preciso fazer pois é algo óbvio.
    como meu amigo vascaíno e muito inteligente por sinal disse, todos temos nossos momentos felizes e consequentemente, por nada ser infinito, temos momentos tristes. Então a hora do Flamengo ser passado ainda mais para trás vai chegar e eu e minha nação vascaína tem sede disso, sede de vitória encima do Flamengo principalmente para quebrar o jejum e calar a boca de favelados a cultos, mesmo porque somos uma nação vitorioza e orgulhosa por nosso time que um dia foi rebaixado sim, e isso serviu como exemplo de que nem no sufoco somos capazes de pedir ajuda a superiores da CBF porque não somos protegidos para nos manter na primeira divisão, nos mantemos firmes por mérito e competência nossa e não dependentes de ajuda que é o que vem acontecendo com o Flamengo nos últimos anos apesar de toda sua grandiosa atuação no futebol chegando há tantas e tantas finais que se resumiram em títulos.
    VASCO É SINÔNIMO DE SUPERAÇÃO E GARRA!!!

  5. Volto a dizer: não adianta se aferrar ao passado. O vasco está perdendo o bonde da história. Está ficando para trás.

    O que é ruim, pois rivais fortes fazem um futebol forte.

    abs

  6. Meu caro o número de finais que o Vasco ganhou do Flamengo corresponde a 35 títulos, considerando todas as partidas decisivas contra 28 dos Rubro-Negros, entre Torneios Internacionais,Regionais, Estaduais e decisões de Turno. Mas uma coisa é fato. O Vasco tem que voltar ao topo e com todas essas correntes dentro do Clube batendo de frente e sem unidade, o risco de uma Glória do nosso futebol que é o Vasco se deteriorar é eminente.

  7. o leitor acima, que infelizmente não deixa o nome, captou exatamente a essência do texto. Esse domínio do Fla nas últimas duas décadas é sinal de que algo não vai bem com o nosso rival.

    O Flamengo para ser forte precisa de um Vasco forte.

    abraços

Comments are closed.