Bom, deixando de lado as confusões carnavalescas – o Ouro de Tolo é um blog plural – começo aqui a colocar alguns aspectos da viagem de férias que fiz na última semana.
No sábado, dia 05, visitei o Projeto Tamar localizado na Praia do Forte, a cerca de sessenta quilômetros da capital baiana. O Tamar – cuja sigla vem das palavras “Tartaruga Marinha” – é o principal projeto de preservação ambiental animal do Brasil, tendo completado trinta anos.

Seu objetivo é preservar cinco espécies de tartarugas marinhas, quatro delas na Bahia e uma no Espírito Santo. São apenas sete espécies em todo o mundo, ameaçadas de extinção, cinco delas no Brasil.

Patrocinado pela Petrobras há longo tempo, o projeto já salvou aproximadamente dez milhões de tartarugas marinhas da morte certa. Ainda há risco de extinção dados os predadores e as ameaças humanas, mas muito foi conquistado neste período.

Estive visitando o projeto e vendo toda a magnitude do mesmo. São uma série de tanques com tartarugas e três deles com tubarões lixas – espécie sedentária e calma, e por isso mesmo ameaçada de extinção –  e a espécie de peixe denominada “melro”. Além de exposições e sessões de filmes – estas, dado o tempo curto, não pude conferir.

Paga-se R$ 15 para visitar o projeto. Crianças até um metro de altura, funcionários da Petrobras com crachá e maiores de sessenta anos tem entrada franqueada, estudantes e dependentes de funcionários da petrolífera pagam meia entrada.

Pode-se ver diversas espécies de tartarugas, a incubadora dos ninhos de ovos e transpassa-se um túnel com o tanque dos tubarões (de água salgada) ao lado. Há quadros explicando cada espécie e os agressores possíveis, em especial a ação do homem.

Faz-se a visita toda, sem correr, em cerca de quarenta minutos – se não optar por assistir aos filmes. É uma boa oportunidade de se conhecer um projeto ambiental de suma importância e que vem desempenhando um papel importantíssimo na preservação destas espécies.

No final temos a loja oficial do projeto – que também pode ser encontrada online – que concede desconto de 10% para funcionários da patrocinadora do projeto. Adquirindo os produtos oficiais na loja virtual pode-se auxiliar na preservação das tartarugas marinhas, mesmo sem ir lá diretamente.

No vídeo acima temos uma tentativa do autor deste blog em dar “uma de repórter” e narrar o que vi lá. Apesar das mudanças bruscas de câmera, espero ter alcançado o objetivo – o vídeo foi produzido especialmente para os leitores deste Ouro de Tolo. Espero que gostem.

Mais tarde, teremos um segundo post com fotos que tirei do local. Aguardem.

2 Replies to “Visita ao Projeto Tamar”

Comments are closed.