De volta após curto interregno de tempo a coluna “Mr. Beer and Miss Wine”, assinada pela historiadora e empresária da área de eventos Thatiane Manfredi.

O assunto de hoje é o “coaching”, um processo de crescimento e auto-conhecimento muito usado em processos como sucessão de empresas ou, mesmo, preparo de trainees. Eu tive a oportunidade de alguns anos atrás fazer um curso corporativo sobre o assunto e sem dúvida alguma é um processo que pode contribuir bastante no crescimento individual e profissional do indivíduo.

Obviamente não se esgota aqui o tema, mas é uma boa introdução àquele leitor que jamais ouviu falar de tal iniciativa.
Coaching

Estou fazendo desde o início do ano uma pós graduação de “Gestão Estratégica em Eventos” na Universidade Veiga de Almeida e umas das aulas que tivemos foi sobre Coaching. E me interessei muito sobre o assunto, mas será que os leitores sabem o que significa coaching?

Coaching é trabalhar o futuro e o desenvolvimento de competências e habilidades. O objetivo final de coaching é aumentar o nível de resultados positivos na diversas áreas da vida de uma pessoa. Isso significa dizer que coaching não é terapia, nem treinamento, aconselhamento, consultoria ou milagre. Coaching é mais do que treinamento, o coach permanece com a pessoa até o momento em que ela atingir o resultado. É dar poder para que a pessoa produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados.

Uma parceria, um compromisso entre o orientador (coach) e o cliente se dão em metas, ações, recursos e condições que possibilitem a realização de seus projetos. Estas são alcamçados através da potencialização de talentos e competências, da ampliação de limites, do desenvolvimento de aspectos restritivos visando a plenitude de desempenho e o alcance dos resultados pretendidos. O resultado final do processo de COACHING é a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Seguem abaixo para os leitores algumas perguntas que são realizadas pelos coaches:

1) Qual a sua missão neste momento da sua vida?
2) O que são julgamentos?
3) Como colocar ordem em seu dia a dia, de acordo com a importância de suas ações diárias?
4) Quais as principais características do problema atual de sua vida?
5) O que deseja melhorar em você?
6) Que missão de sua vida utiliza seus três maiores talentos?
7) O que motiva você a viver?
8) Que missão de sua vida não utiliza seus maiores três talentos?
9) O que você pode fazer e que, se for benfeito, fará uma grande diferença em sua vida?
10) Como seria sua vida hoje se ela fosse diferente? O que seria diferente?
11) Quem ou o que está no controle de sua vida?
   
São perguntas difíceis de serem respondidas assim sem que se pare para pensar, mas que podem ser respondidas com facilidade uma vez que suas habilidades e competências forem apresentadas a você. Muitas das vezes nos paralisamos por pura preguiça, medo do desconhecido, desconforto com relação às mudanças, entre outras coisas; mas para que qualquer coisa em nossa vida, pessoal ou profissional aconteça, precisamos parar de inventar e procurar desculpas e dar o primeiro passo para sairmos da inércia. Não é fácil mas com a ajuda de um coach habilitado tudo pode mudar.

Expectativas são as primeiras a serem questionadas quando se começa o processo de coaching.

“O que se quer com aquilo” deve ser a primeira pergunta a ser feita, antes mesmo de se começar. É importante compreender os conceitos e objetivos do coaching. Estabelecer um contrato entre o coach e seu cliente é vital, afim de se definir um compromisso na relação. Importante definir as agendas e as responsabilidades (isso funciona sempre para quem é desorganizado como eu, por exemplo).

Uma etapa importantíssima: definir e mapear as projeções para o futuro, tais como rumos e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Mapear características de perfil / potencial e aspectos relevantes da trajetória de vida. Isto pode ser realizado através de entrevistas e ou instrumentos técnicos, exercícios e jogos interativos. E a partir daí identificar os fatores emocionais que gerenciam toda a nossa vida. Lembre-se: mente sã é corpo são. E eis que surge o plano de desenvolvimento individual!

É claro que coaching é muito mais do que isso. É uma análise minuciosa de cada detalhe de sua vida. E uma análise delicada, livre de preconceitos e barreiras. O segredo do coaching está em contribuir para que cada um de nós desenvolva as suas próprias soluções, nos fazendo sentir  mais envolvidos ao processo, gerando maiores níveis de motivação para tomar iniciativas e levar o projeto ao sucesso.

Gostou da ideia?

Comece então respondendo as perguntas acima. Isso é um processo delicado. Não as faça imediatamente. Estude cada pergunta, como se fosse a única pergunta que tem a responder na vida. Uma de cada vez, com bastante tranquilidade. Garanto que as respostas serão surpreendentes e poderão fazer com que você dê o primeiro passo de muitos do sucesso que vem pela frente!

Boa sorte.”

Perguntas retiradas do livro: LIPPI, Flávia. Coaching in a box: 100 perguntas para iniciar um processo de autodesenvolvimento e alta performance com os mais importantes conceitos de coaching. São Paulo: Matrix, 2010.

One Reply to “Mr. Beer and Miss Wine: "Coaching"”

Comments are closed.