Quarta feira, e, de volta à programação normal, a coluna “Formaturas, Batizados & Afins”, escrita pelo professor de Biofísica da UFRJ Marcelo Einicker. O tema de hoje é uma “guia prático contra a dengue”, com informações bastante úteis.
“Já vem chegando o verão, e com ele… a dengue !

Voltamos com a coluna, abordando um tema mais do que importante e atual que é o fantasma da Dengue que insiste em nos assombrar.

À medida que vem chegando o verão, as condições propícias para a reprodução do mosquito aumentam e com isso surgem novos surtos. Uma rápida consulta à Internet em sites de busca como o Google pode oferecer aos nossos leitores mais interessados informações bastante detalhadas de todos os aspectos desta doença. Claro, como sempre, recomendo atenção para os sites mais sérios como o portal do Ministério da Saúde, sites de Institutos de Pesquisa e de Hospitais; para que não leiam barbaridades, folclores nem nada que seja correto. Um bom site para consulta é o www.dengue.org.br, onde se conseguirá todo tipo de informação necessária.

Mas para nossos leitores do Ouro de Tolo farei uma síntese das principais dicas, conforme me recomendou o amigo e editor Pedro Migão.

Mas afinal, o que é a Dengue?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um flavivírus e transmitida através do mosquito Aedes aegypti, que esteja infectado pelo vírus. O mosquito, que se alimenta de sangue, adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada. Assim, numa próxima jornada para se alimentar este mosquito pode transmitir a dengue para outras pessoas. Para deter esta ameaça é importante toda e qualquer ação de combate ao mosquito e aos focos onde ele pode procriar. Tudo isso, pois atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue

Em todo o mundo, existem quatro sub-tipos de vírus da dengue, o que pode ser ainda considerado um baixo número – principalmente se comparamos com o número de sub-tipos que tem o vírus influenza que é o causador das gripes. Assim todos já se depararam com notícias que falam destes quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados vírus dos tipos 1, 2 e 3, sendo o tipo 4 atualmente endêmico na América Central.

Formas de apresentação

As principais manifestações clínicas da dengue podem ser classificadas assim: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue (muito perigosa) e Síndrome de Choque da Dengue. Passamos a destacar as características de cada uma.

– Infecção Inaparente

O indivíduo foi picado por um mosquito contaminado, recebe o vírus da dengue, mas não apresenta nenhum sintoma que o faça tomar alguma medida mais ativa de buscar um médico, ou seja, o próprio organismo se encarrega de debelar aquela infecção. A grande maioria das infecções pelo vírus da dengue é na forma de infecção inaparente, o que nos mostra que se o número de pessoas que busca atendimento médico hospitalar já é tão grande com requintes de uma epidemia, o número de indivíduos infectados deve ser bem mais que o dobro destes atendimentos médicos, o que é assustador. No entanto, estima-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas fiquem realmente doentes pela infecção da dengue.

– Dengue Clássica

É a forma mais branda da doença, muito semelhante à gripe e, portanto também normalmente não são casos notificados pelos postos de saúde como sendo dengue, minimizando mais uma vez a estatística de número de infectados. A Dengue Clássica se inicia de uma hora para outra e dura entre 5 e 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

– Dengue Hemorrágica

A Dengue Hemorrágica é uma forma bastante grave da doença e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada, o que é facilmente diagnosticado em exame de sangue avaliando-se o número de plaquetas. Em um paciente com Dengue Hemorrágica, são realizados exames de sangue diários para o monitoramento do número de plaquetas. Chegando num limiar considerado preocupante, este paciente necessita de transfusão de plaquetas o que nem sempre é muito simples. A Dengue hemorrágica se assemelha inicialmente a Dengue Clássica, mas após o terceiro ou quarto dia surgem pequenas hemorragias em virtude do rompimento de pequenos vasos na pele e mesmo nos órgãos.

A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou ainda uterinas. Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez pode levar à morte.

– Síndrome de Choque da Dengue

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

– Recomendações médicas

Ao primeiro sinal de Dengue, não tente se automedicar ou não opte por deixar a doença ir embora sozinha. É imperativo que o paciente seja levado a um médico para que qualquer suspeita de dengue seja adequadamente investigada. O perigo maior é na automedicação pois muitas pessoas ao primeiro sinal de gripe tomam remédios a base de ácido acetil-salicílico, como aspirina, AAS, e outros, e estes remédios agravam o quadro da Dengue. Na dengue deve ser utilizado medicamento a base de paracetamol, como o Tylenol. Fora esta recomendação básica, ainda existe a possibilidade da dengue hemorrágica, que deve ser diagnosticada a partir de exames laboratoriais como um hematócrito e hemograma completo.

– Como podemos ajudar a frear esta ameaça?

Toda população deve estar atenta para pequenas coisas do dia a dia que podem representar muito no combate a dengue, e de novo, diversos sites na Internet apresentam de forma bastante didática estas dicas. Um ponto chave é a eliminação de possíveis reservatórios de água limpa, onde a fêmea do mosquito põe seus ovos. Estes reservatórios podem ser desde piscinas fora de uso, em casas ou clubes, caixas d´água sem tampa ou mal tampadas, até todo tipo de recipiente que possa acumular água após uma chuva, por exemplo. Pneus velhos, tampinhas de garrafa, embalagens plásticas, tudo pode servir como berçário para as larvas do Aedes, portanto devemos estar atentos a estes depósitos para eliminá-los.

Casas de veraneio com pouco uso, terrenos baldios, ferros-velho, quintais mal arrumados, em todos estes podem ser encontrados potenciais criadouros. Mas também na beleza das flores, naquele singelo pratinho que recolhe a água que usamos para regar nossas plantinhas, ali podem ser encontradas larvas e ovos do mosquito. Por isso é recomendado o uso de areia nos pratinhos, ou mesmo água sanitária ou cloro. Jamais deixar o pratinho com água parada sem estes cuidados. Bromélias e outras plantas que costumam acumular água em suas folhas também são excelentes focos e devem ser “drenadas” sem que se matem estas plantas pois não existe tal necessidade. Ações simples de prevenção podem fazer com que esta perspectiva de epidemia não se torne uma realidade.
   
Além disso, estimulamos também a doação de sangue e derivados. Procure o Banco de Sangue ou Hemocentro mais próximo e se apresente como doador, de preferência levando consigo mais algum parente ou amigo para que os estoques de sangue e plaquetas sejam confortáveis para enfretarmos todos juntos esta grande ameaça que é a dengue e que infelizmente chega junto com a estação que é a cara do Brasil, o verão.

Todos juntos contra a dengue!

Até a próxima
Marcelo Einicker Lamas”

One Reply to “Formaturas, Batizados e Afins: "Já vem chegando o verão, e com ele… a dengue !"”

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT

Comments are closed.