Certa feita um aluno me perguntou sobre qual teria sido a maior epopéia da história humana. Dentre as aventuras cotadas temos a expansão do Império de Alexandre Magno, a marcha da Coluna Prestes, a construção das pirâmides do Egito, as grandes navegações, as aventuras de Gengis Khan, as guerras de Napoleão, a chegada do homem à lua, a construção da muralha da China e outros babados. Pensei um pouco em todos esses fatos e emiti minha opinião:
– A maior epopéia de todos os tempos foi uma excursão que o time de futebol do Santa Cruz de Recife fez aos confins da Amazônia em 1943.
A épica excursão do Santa já se iniciou com um detalhe impressionante – a viagem teve que começar na escuridão da noite, já que a Segunda Guerra Mundial pegava fogo e submarinos nazistas rondavam a costa brasileira afundando navios. A embarcação que levava a equipe tinha que navegar às escuras e com escolta da Marinha de Guerra.
Depois de alguns jogos em Belém, com vitória sobre a Tuna Luso, empate com o Paysandu e derrota para o Remo, o elenco prosseguiu viagem em direção a Manaus, de carona em um navio-gaiola que subia o Rio Amazonas rebocando um batelão que levava alimentos ao Acre. O trajeto até Manaus durou simplesmente quinze dias, com direito a três dias em que a embarcação não pode seguir por um motivo muito simples: um grupo de índios armados de bordunas, tacapes e zarabatanas sequestrou o grupo para pegar os alimentos.
Resolvido o entrevero com os índios, a equipe finalmente chegou à capital do Amazonas. Depois de uma derrota para o Olímpico [3×2] e uma vitória sobre o Nacional [6×1], o chefe da delegação, Aristófanes de Andrade, e seis jogadores foram atacados por uma infecção intestinal acompanhada de um piriri digno da pororoca. Ainda assim, e com a presença de alguns heróis que literalmente se borravam em campo, o Santa de despediu de Manaus metendo 3 a 1 no Rio Negro.
Durante a descida do Rio Amazonas, o goleiro King e o centroavante Papeira pioraram da disenteria e receberam o diagnóstico: febre tifóide. De volta a Belém, e mesmo com a doença passando o rodo no grupo, o time derrotou o Remo [4×2]. O goleiro King morreu quarenta e oito horas depois do jogo e foi enterrado por lá mesmo. Três dias depois da morte de King,  foi Papeira que cantou pra subir.
Sem ter como voltar a Pernambuco, a delegação ainda ficou vinte e tantos dias perdida no Pará. O saldo era brabo: dois defuntos e outros tantos com a febre tifóide e boas chances de conseguir uma vaguinha no Nosso Lar Futebol Clube. Quando finalmente conseguiram transporte em uma embarcação para o Recife, com parada de quatro dias em São Luís, os jogadores tiveram que se contentar, sem um tostão furado, em embarcar na terceira classe, ao lado de trinta e cinco perigosos homicidas que a polícia paraense resolvera deportar para o Maranhão.
Durante os quatro dias de parada no Maranhão, para conseguir levantar algum dinheiro, o time realizou três amistosos. Com metade dos jogadores se recuperando do tifo e o goleiro titular e o centroavante mortos, até o cozinheiro e o massagista tiveram que entrar em campo para compor o elenco.
Pensam que acabou? Claro que não. Perto do Ceará o comandante do navio recebeu a notícia de que havia submarinos alemães na área. O navio retornou ao Maranhão e os jogadores resolveram voltar a Pernambuco por terra. Pegaram carona em um trem de carga até Teresina (onde o time jogou mais amistosos em troca de comida e um jogador foi esfaqueado após uma confusão na zona do meretrício local) e de lá conseguiram embarcar em um ônibus até Fortaleza. Do Ceará, finalmente, deram um jeito de voltar a Pernambuco.
O furdunço todo durou exatos três meses, com vinte e oito partidas disputadas e a constatação de que, entre mortos e feridos, não se salvaram todos.
Que me desculpem Alexandre, Gengis Khan, Napoleão, Cristovão Colombo e outros mais. Perto da epopéia do Santa Cruz na Amazônia, seus grandes feitos guardam a mesma dramaticidade de um piquenique na Ilha de Paquetá, com direito a passeio de pedalinho nas águas da Guanabara.
Abraços

10 Replies to “A MAIOR EPOPÉIA DA HISTÓRIA”

  1. Isso daria uma trilogia inteira!

    Que inveja desses alunos, em pensar que um dia eu já estive lá, rindo de chorar de histórias como essa pra lembrar pra vida toda! Saudade.

    Pobre Santa Cruz…

  2. Oi Luiz, tudo bom? eu estou fazendo um video para passar durante um concerto, esse concerto tem como tema a Historia do Brasil e enquanto a orquestra toca vao projetar um video com imagens da historia do Brasil, estamos com dificuldade em fazer essa pesquisa, tanto na questao direitos autorais quanto em achar fotos e ilustrações em alta resolucao, entao estou procurando ajuda de historiadores para fazer essa pesquisa, se voce se interessar e quiser conversar mais sobre meu email fabio@mrpixel.com.br
    muito obrigado
    Fabio Visa

  3. Simas, Jogue o joguinho e derrote o Serra virtualmente!!!

    Com som!

    Candidata Dilma em seu caminho até o Palácio. Pressione CTRL se quiser jogar estrelas recolhidas durante a caminhada em Serra. Lula parece numa bola amarela atropelando todo tucano que estiver pela frente! Bom jogo!

    http://www.gmfgames.com/dilma/

  4. Rapaiz, o Serra vai te desmentir e comprovar que a maior epopéia da história da humanidade foi a caminhada dele ontem no Rio de Janeiro.

Comments are closed.