Escrevi esta semana sobre o papel que as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) tem na “favelofobia” vivida pelos governantes cariocas.
Pois é. O blog recebeu esta semana um comentário revelador, de um leitor que preferiu não se identificar, sobre as unidades citadas.
Como as informações foram postadas em um post antigo – na resenha do livro “Sangue Azul”, que recomendo a leitura imediata – trago para cá a fim de estimular o debate com meus 44 leitores. É estarrecedor. Fiz pequenas correções ortográficas, mas que não mudam o sentido do texto.
Que Polícia é essa ?
“Meu caro…

Uma das provas que o poder vem de cima é a forma como se tornou fácil a implementação das UPP nas favelas da zona sul do Rio.

Como explicam no livro, bastou um ataque que um grupo de PMs fora-de-serviço faz para salvar a namorada de um sargento para acabar com o tráfico numa favela. Nove militares treinados, armados e organizados podem fazer mais do que qualquer grupo de traficantes.

Mas quem vai fazer isso se pode foder sua vida e acabar com o negócio de seus superiores e dos chefões dos seus superiores?

Quando foi preciso dar uma melhor imagem da zona sul do Rio, então os traficantes foram traidos pelos seus amigos e tudo foi fácil. A corrupção não acabou, mas alguêm lá em cima negociou bem e convenceu os chefões para mudar as fontes de lucro para outros locais.

De certeza que muito do negócio de protecção e de gestão de terrenos nas favelas controladas pelas UPPs são agora feitos por “empregados” desses senhores?”
(leitor não-identificado. Suspeito que seja um policial militar, mas é apenas um palpite)

4 Replies to “Ainda sobre as UPPs”

  1. São detestáveis e elitistas as gestões de Sergio Cabral e Eduardo Paes, voltadas na maioria das ações, para a zona sul e Barra.

    As tais UPPs atendem em sua maioria, morros da zona sul e zona oeste (favela cidade de deus, a 10 minutos da Barra). É preciso fazer a “faxina” na Zona Sul e Barra, pq a Copa e as Olimpíadas vêm aí, né?

    O resto da cidade, que se dane. Complexo do Alemão? Borel? Dendê? Pra quê, né?

    E pra onde vão os bandidões do tráfico? Sairão dos morros com carteira de trabalho assinada? Vão passar férias na região dos lagos?

    Vão assaltar nas ruas, claro…

  2. A Zona Sul é a vitrine da cidade, fazer o que? É a realidade. Se tem que começar alguma operação de ordem tem que ser na Zona Sul. RIo de Janeiro é um balneário, e como tal tem no turismo uma enorme fonte de renda. Não adianta se escandalizar em relação ao fato que turista só vai a ZOna Norte para ficar no Maracanã e adjacências.

    Agora, é preciso muito investimentos na cidade. César maia, que vc execra, fez o Engenhão no coração da zona norte.

    Quanto as favelas e segurança pública, sabemos que há uma grande e voraz máfia, recheada de poderosos que não querem nem saber de mudar as coisas como estão. As UPP´s só substituem alguns piões por outros. Mas o Rei e a Rainha continuam lá, firmes.

Comments are closed.