Acabei não comentando ontem, mas faleceu sábado passado aos 96 anos o ex-embaixador americano no Brasil Lincoln Gordon.
Embaixador entre 1961 e 1966, foi conspirador ativo no movimento que levou à derrubada do Presidente João Goulart, inclusive participando da elaboração de um plano de contingência para os EUA apoiarem com armas e suprimentos os golpistas em caso de resistência. Esta era chamada “Operação Brother Sam”.
Durante o mandato do Marechal Castello Branco era o representante norte-americano das chamadas “relações carnais” do governo brasileiro com seu congênere do norte. Sua influência era tamanha que muros nas cidades brasileiras chegavam a ser pichados com frases como:
“Abaixo os intermediários, Lincoln Gordon para presidente”
No livro “O Grande Irmão”, que resenhei recentemente há um bom perfil de Gordon e de sua atuação tanto no movimento golpista de 1964 quanto no governo militar.
Que não descanse em paz.

3 Replies to “Direto para o inferno”

  1. Ele fez o papel que os EUA esperava de qq um que estivesse no lugar dele naquele tempo. Era época de Guerra Fria, eixos de influência dos EUA ou da URSS. A América Latina toda se militarizando. E o Jango Goulart tb resolveu ficar esticando a corda ultrapassando o limite do bom senso da época. Tb pq não tinha lá grande competência para fazer algo melhor.

Comments are closed.