Está corrido, está complicado, mas hoje é dia de “Samba de Terça”.
Nesta terça falarei de um samba que ocupa muitas de minhas lembranças de criança. Por causa dele, e do desfile, pela primeira vez atravessei uma noite inteira de desfiles acordado, vendo pela televisão.
A Unidos de Vila Isabel sempre fora uma escola média do carnaval carioca. Sua melhor classificação na história do carnaval carioca havia sido o quarto lugar, em 1966, 1967 e 1980 – este, com um dos maiores sambas de enredo da história do carnaval carioca.
Para o carnaval de 1985, o Presidente Ailton Guimarães Jorge – este mesmo que hoje é o homem forte da Liga Independente das Escolas de Samba – resolveu investir a fim de colocar a escola de Noel entre as grandes escolas definitivamente, dando o salto de qualidade que a separava das escolas consideradas médias.
Abrindo os trabalhos, tirou da Mangueira simplesmente o carnavalesco campeão do carnaval, Max Lopes. Também trouxe o puxador Sobrinho, que vinha de excelentes trabalhos na Unidos da Tijuca – como vimos semana passada.
Completando a trinca de nomes de peso, passava a fazer parte da ala de compositores da escola o imortal David Correa, multicampeão pela Portela (1973/75/79/80/81/82) e Salgueiro (1984).
O enredo escolhido pelo carnavalesco foi uma homenagem ao tempo de ser criança, às brincadeiras infantis: “Parece até que foi ontem”. Em clima de nostalgia, Max descreve o prazer das brincadeiras da infância, os heróis das histórias em quadrinhos, as cantigas de roda, as heroínas das clássicas histórias de princesas e o Sítio do Pica Pau Amarelo.
David Correia ganhou a disputa de samba enredo, juntamente com Jorge Macedo e Tião Grande, e transmitiu para o samba o clima mágico de ser criança.
Eu, criança de 10 anos, sentei-me para assistir desde cedo aquele desfile. A Unidos de Vila Isabel seria a sexta escola a desfilar no domingo de carnaval, 17 de fevereiro daquele ano.
O desfile da escola sofreu um grande atraso devido aos problemas enfrentados pela União da Ilha do Governador, escola imediatamente anterior com o enredo sobre o “Almirante Negro” João Cândido.
No crepúsculo da noite, alvorecer da segunda feira, a Vila Isabel trouxe tudo que prometera em seu período pré carnaval. Desfilavam todos os heróis de minha infância e as lembranças amorosas de um tempo que esvaía-se. Inclusive com o componente hoje considerado politicamente incorreto de um balão na Praça da Apoteose – que acabou não subindo.
Valeu a pena ficar acordado para ver o desfile. Era uma paixão que se consolidava pelas escolas de samba no coração de um menino de subúrbio.
Ressalto que o samba foi puxado na avenida pelo próprio David Correa, porque Sobrinho deixaria a escola ainda antes do carnaval.
Em uma apuração muito tumultuada – já contada no texto sobre “E Por Falar em Saudade” – a escola de Noel alcançou seu objetivo: o terceiro lugar, com 217 pontos, era a sua melhor classificação na história dos desfiles de escolas de samba cariocas. Significava o início de uma ascensão que a levaria ao seu primeiro título, com o inesquecível “Kizomba”, em 1988.
Vamos à letra do samba, que pode ser ouvido em sua versão de estúdio aqui:

“Eu vou desaguar neste encanto
De riso pra decantar
Deixa eu ser a sua fonte cristalina
Ser criança neste olhar
Poema que afaga
É vento que o arauto soprou
Eu dei pra ti uma cidade doce
Há cheiro de doce no ar
Inhá preta doce de amor

Entra nessa roda menino vem cirandar
Eu perdi a conta na ponta do meu polegar

No baile colorido lá vou eu
Pra ver Cinderela, mel de amor
Menina e o vento fez o par
Vem Narizinho na luz do luar
No circo encantado, cantar, correr
Sentir a brisa do amanhecer
Óh minha Vila
Contigo de braço rodei
Cantando no azul do horizonte
Eu e ela
Parece até que foi ontem

Ê balão, balão, balão,
Balão que leva eu
Balão me dê luar
E o céu pra eu brincar…”
 

Abaixo, um vídeo com um pequeno trecho do desfile.

Semana que vem iremos atravessar a Ponte: Acadêmicos do Cubango 2005, “O Fruto da África de Todos os Deuses no Brasil de Fé. Candomblé…”

2 Replies to “Samba de Terça – "Parece até que foi Ontem"”

  1. Incrivel…tb tinha 10 anos e fiquei a noite inteira esperando este desfile. Lembro q fiquei muito emocionado com o desfile e fiquei louco pela Vila n ter ganho!! Este desfile soh ajudou a concretizar o meu amor pelas escolas de samba na minha infancia.
    Valeu!

Comments are closed.