Mais duas do auto-proclamado Presidente do Brasil, Gilmar Danta… ops, Mendes.
Primeiro ele dá declarações dando conta que “o Presidente Lula e Dilma Roussef estão em campanha, é meu papel coibir isso”.
Vamos por partes.
Primeiro é preciso separar o que é campanha do que é governo. Esta questão é bem difusa hoje em dia, e não é culpa do Presidente Lula, da Dilma, do FHC ou de quem quer que seja. A legislação é ruim. Ponto.
Agora, eu não vejo o magnânimo presidente do Supremo Tribunal Federal, magistrado supremo da nação e que deveria dar exemplo de isenção e imparcialidade condenar por exemplo os comerciais em rede nacional que a Sabesp anda fazendo. A empresa de abastecimento de água paulista, estatal estadual, somente atende ao estado de São Paulo. Mas faz propaganda no horário do Jornal Nacional – o espaço publicitário mais caro do país – com claro objetivo de alavancar a popularidade do Governador José Serra.
Isto ele não vê.
Segundo: o mesmo “magistrado” deu declarações no sentido de que toda a culpa pelos incidentes do último final de semana aqui no Rio de Janeiro é do Governo Federal !
Evidente que precisa haver um melhor patrulhamento das fronteiras e repressão ao tráfico de armas e drogas, mas daí a fazer uso claramente político dos lamentáveis incidentes vai uma grande distância. Aliás, devemos nos lembrar que a Justiça, de cujo poder o Sr. Gilmar Dant… ops, Mendes é o máximo representante, soltou diversos traficantes de drogas cariocas sem se sensibilizar com os recursos em contrário.
A questão da violência só vai se resolver com uma série de políticas: polícia para quem precisa, emprego como opção de vida digna, leis mais adequadas.
Aliás, não deixa de ser irônico ver o Doutor Mendes dizer isso hoje. O velho Brizola dizia exatamente a mesma coisa nos Anos 80 e era tachado de incompetente e “protetor dos bandidos”. O que ele dizia ? Que o Rio de Janeiro não produzia armas nem drogas, que deixavam chegar no estado…
Também não me lembro de ver o STF protestando quando do lamentável comportamento do Presidente Fernando Henrique Cardoso no episódio da anunciada intervenção federal no Espírito Santo, em 2002.
A verdade é que, infelizmente, houve uma partidarização do Supremo, empreendida por seu presidente. A instância máxima do Poder Judiciário brasileiro hoje é braço auxiliar de PSDB/DEM. Mas quem fiscaliza o Supremo ?
Reforma Judiciária já !

5 Replies to “Gilmar Mendes, um Fanfarrão – II”

  1. Bom dia Migão!!!
    .
    ok, vamos por partes:
    Que o Lula tá em campanha, isto não é novidade desde quando atuava de “trabalhador” no ABC paulista.
    E assim será até mesmo com este filme que está prestes a ser lançado.`Pro Lula não há diferença entre púlpito e palanque.

    Parte II: o que achou do Ronaldo dizendo que o Fla pode ser campeão?

  2. Migão, que o Gilmar Mendes é um mané de marca maior não discordo; agora ignorar o que ele disse é sacanagem? onde ele mentiu? Lulla ta em campanha a mais de 1 ano, promover entrega de casas “meia-duzia” com show de cantores, sorteios, bingos e a porra toda não é um comício? Tenha dó né? O molusco ta se achando acima da lei, passou da hora do TSE criar vergonha na cara e agir contra ele e a nada carismática Dilminha paz e amor rsss

  3. Vamos por partes, Robi:

    1) O que eu questiono no texto é que o Gilmar mendes está atuando a serviço dos interesses do PSDB, como sempre fez. Não da Justiça Eleitoral. Como também escrevi lá, acho a lei ruim.

    Pra agir, tem que agir também contra a publicidade do Serra no intervalo do jornal Nacional. O problema é que o STF é dirigido como se fosse um partido político, e isto é inaceitável;

    2) O problema é achar que tudo é ruim ou tudo é bom. Tenho minhas restrições ao Brizola mas acho que, em matéria de educação, ele estava 30 anos à frente dos outros – muito pela influência do Darcy Ribeiro.

    Outrossim, ele tinha razão quando dizia que o Rio não produzia armas nem drogas – não o faz até hoje.

Comments are closed.