O Maurício deu boas idéias para pelo menos dois posts em seu comentário: um sobre a questão da “moda” e “modismos” e outro sobre São Jorge e seu sincretismo religioso.

Vou falar de moda neste momento, porque quero usar uma foto para o post sobre sincretismo que eu só tenho no micro de casa.

Algo que muito me admira é a obssessão que as pessoas em geral têm por “estar na moda”. Pode ser a coisa mais absurda e implausível, mas todos usam “porque todos usam”. Abrem mão de suas convicções pessoais para tal.

O que leva a este comportamento? Não sou psicólogo, mas me arriscaria a dizer que é a necessidade de se sentir aceito pela sociedade e pelas pessoas em sua volta.

Seguir as suas próprias convicções e seus próprios valores embute o risco, nesta concepção, de que não será aceito pelos seus iguais – porque deixa de ser igual.

Com isso, segue-se a moda, padroniza-se tudo e o padrão se torna o aceito. Nada do que é diferente é legal. Buscam-se anular as melhores características pessoais em nome de um sofismático “grupo”.

Eu defendo uma outra teoria: um mundo “na moda” é um mundo incrivelmente chato. É um mundo pasteurizado, onde vemos comportamentos semelhantes em culturas diferentes. Diferentes ?

Por seu turno, o consumo é glorificado. “Consumo, logo existo”.

Não há a expressão individual, reduz-se ao mínimo denominador comum. Neste contexto, mínimo mesmo. Agir como você mesmo é estar “out”, é passaporte para o isolamento. O pensamento crítico e autônomo cada vez mais desvalorizado.

Particularmente me recuso a “estar na moda”. Faço o que minhas convicções e minha Fé determinam. Leio cada vez mais em um mundo onde ler está desqualificado pelo mundo digital. Gosto de música dos Anos 60/70, que quase não toca em rádio. Paradoxalmente, a internet permeia minha vida – todavia não a domina.

Sou eu mesmo, e, como diz Wilson Batista, “eu sou assim/quem quiser gostar de mim eu sou assim”. Quem não é teleguiado dá adeus à hipocrisia.

Vamos fazer um exercício ? Vamos ser mais nós mesmos e menos o que os outros querem que a gente seja ?

2 Replies to “Modas, Modismos e Modinhas”

  1. Perfeito !! só complementando as pessoas (sei que nao é seu caso porque o conheço) tendem a justamente dizer o mesmo que vc disse embora sigam a moda ditada, todo mundo diz que é original que segue suas proprias tendencias mas fazem justamente ao contrario é a velha historia do: “digo x mas faço y”

    mas na sua opinião quem vc acha que cria a moda porque os outros seguem mas quem criou a moda que é seguida, quem é o detentor de tão grande poder ?!!

    o blog tá bacana

    Mauricio Poeta

Comments are closed.