Terminada a primeira parte dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, seguem breves impressões sobre as apresentações das sete primeiras agremiações.

O desfile que mais me agradou foi o da Grande Rio, mas lamentavelmente problemas de evolução devem atrapalhar a escola na disputa pelo título. Vejo ainda Portela, Viradouro e Mangueira com chances de voltar no sábado das campeãs, mas nenhuma com pinta de título.

Em tempo: não pude estar na Sapucaí, então as impressões são baseadas no que vi ao vivo e em VT pela televisão, o que é uma percepção diferente de quem está na pista.

Estácio de Sá

Passou de forma digna, com um enredo bem desenvolvido mas uma diferença estética do começo para o fim. Samba não era dos mais inspirados. Mas, dado o fraco desfile da Ilha, ainda pode até permanecer no grupo, dependendo do que rolar na segunda-feira.

Unidos do Viradouro

Ótima apresentação. O samba teve aceitação muito boa e realmente foi “ensaboado”. Bateria firme, enredo bem contado, evolução leve e belo canto dos componentes. Tem tudo para voltar de novo ao sábado das campeãs. Pena os problemas de iluminação numa alegoria.

Estação Primeira de Mangueira

Lindíssimo desfile, com um trabalho estético primoroso de Leandro Vieira. Excepcional comissão de frente. O samba, apesar de lindo, não pegou na veia como o de 2019, e a evolução pareceu um tanto travada. Pode voltar sábado, mas o sonho do bi ficou distante.

Paraíso do Tuiuti

Um desfile de altos e baixos. Desta vez o samba não foi tão forte como em outros anos, mas o João Vitor fez um trabalho interessante. Outra escola que se enrolou em evolução. Creio que fica ali na zona da marola, mas sem nenhum risco de queda.

Acadêmicos do Grande Rio

O desfile que mais me agradou na noite. Cabeça da escola maravilhosa, trabalho estético de grande qualidade de Bora e Haddad, melhor samba do ano e bateria com cadência de samba. Lamentavelmente pecou em evolução, e esses pontos perdidos podem ser fatais na briga pelo campeonato.

União da Ilha do Governador

Um equívoco de desfile. Samba, carros, fantasias, enredo, enfim… Meus respeitos à bateria e aos componentes, mas infelizmente a Tricolor não deve escapar do rebaixamento. Uma lástima.

Portela

Outra apresentação de grande categoria nos quesitos Harmonia e Evolução, além da qualidade habitual de samba e bateria. Gostei do desenvolvimento do enredo, mas a comissão de frente e o casal de MS e PB podem custar pontos preciosos. Ótimo desfile, mas não me passou ponta de campeão. Está na briga, de qualquer forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.