Hoje o papo é especial com o torcedor do Flamengo, mas é aberto a todos que amam futebol.

Meu caro rubro-negro.

Se você tem 40 anos de idade, não tem muitas lembranças boas do futebol. Com oito anos, viu um título brasileiro, com treze, outro, e demorou mais dezessete anos para comemorar um terceiro. Você não viu a “Era Zico”, isso é apenas uma página na história para você como o descobrimento do Brasil e a Portela ganhando um título sozinha.

Enfim, você tem alguns motivos de alegrias como os citados e o gol do Pet em 2001. Teve também orgulho da passagem de Romário pelo clube, mesmo ganhando pouco, mas vamos ser sinceros, caro rubro-negro, você teve essas alegrias, mas passou muita vergonha também.

Teve alguns excelentes times que não saíram do papel, fazendo com que fosse muito zoado e até música de comercial famoso sendo adaptada e lembrada até hoje. Viu times medíocres sendo montados chegando em uma época a virar filial do Ipatinga, viu estrangeiros desconhecidos chegando, artilheiros do Brasileiro chegarem e desaprenderem a fazer gols, viu jogadores com nomes esquisitos e futebol mais esquisito ainda, viu atrasos de salários, bagunça, bebedeira, falta de disciplina e viu até goleiro assassino!!

Tudo isso sem contar perder para o Santo André em casa uma Copa do Brasil, ver o Vasco quase ser campeão do mundo e passar com a taça da Libertadores em frente à sua sede, o Fluminense ganhar dois Brasileiros e o Botafogo… O.K., desse viu nada mesmo.

Viu o Corinthians, que era um clube regional passar a ter mais Brasileiros do que você, vários ganharem a Libertadores ou chegarem próximos disso, até o São Caetano, enquanto você acumulou vexames históricos!! Lembra do Emelec? Do Cabañas?

Lembra quando a direção teve que devolver ingressos ao perder no Maracanã pra Portuguesa?

Escrevo isso tudo para você caro rubro-negro, você que nesse momento reclama do VAR, do Everton Ribeiro, de não ter vencido quarta mesmo com supremacia, da CBF, do Tite, você que diz que o Palmeiras vai passar e disparar pelos desfalques que o time tem e já prevê que o clube perdeu a chance de classificação e terá que se contentar com fase de grupos da Libertadores.

Digo que você pode estar certo sim, o Flamengo pode sim perder pro Grêmio no Maracanã, não é impossível, pode sim ser ultrapassado pelo Palmeiras e perder o brasileiro, pode até ter perdido pra Chapecoense enquanto você lê essa coluna, pode ter perdido tudo, mas ainda não perdeu.

Ainda não perdeu e nesse momento seu time pratica o melhor futebol do Brasil disparado, o melhor futebol do clube em mais de trinta anos, um futebol que assusta o continente em um time repleto de grandes craques, um excelente técnico, saneado financeiramente, poderoso e sabendo que mesmo que dê tudo errado esse ano o futuro é promissor.

Digo tudo isso para apenas dizer uma coisa.

Dá pra se permitir ser feliz um pouco?

Pois é, dá pra tentar ser feliz? Tentar saborear o momento? Você que um dia fez promessa pra não cair pra Série B agora faz pra ganhar a Libertadores, está a um jogo sem tomar gols de alcançar ago que sonhou a vida inteira. Hoje vê o Liverpool e sabe que um jogo contra ele é sim possível de acontecer em uma final de mundial e sabe que se der tudo certo no dia pode até vencer.

Permita-se saborear, curtir o momento, se permita um pouco de felicidade, viva um pouco o presente sem pensar que pode dar tudo certo ou errado, se orgulhe de ter um belo passado na Era Zico, mas que nesse momento é uma saudade gostosa, não uma saudade que entristeça por não ver possibilidades de viver algo parecido com aquilo.

Você está sim vivendo.

Deixe o amanhã para o amanhã,viva o hoje e acima de tudo encha o peito de orgulho e diga “Pra cima deles Flamengo!”, até porque no Rio não tem outro igual, só o Flamengo é campeão mundial.

Sonhe e peça o mundo de novo.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – @aloisiovillar