E vai começar o Campeonato Brasileiro…

O campeonato que mais parece uma procissão interminável e que geralmente o campeão sai antes da última rodada, algumas vezes em intervalo de jogo com o time fazendo o número 2 no vestiário com a mesma emoção que sente quem está tomando uma fanta uva vendo Globo Rural na TV.

Mas os especialistas dizem ser melhor porque privilegia a justiça. Agora então será ainda mais justo porque terá o VAR. Apelido dado ao mais novo coito interrompido do futebol mundial. O grito de gol sufocado na garganta.

Dito isso vamos falar do campeonato. O campeonato brasileiro é o certame que dizem ter doze favoritos, mas só dois vem vencendo, Corinthians e Palmeiras dividem as conquistas com um ficando com os anos ímpares e outros pares, pela lógica então esse ano seria do Corinthians,

Mas vamos tentar fazer uma análise racional, em cima de elencos. Temos quatro elencos que se destacam e pela lógica seriam as equipes que brigam pelo título. Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo. Dependerá muito do desempenho de cada um na Libertadores, até aonde cada um pode ir. O único no momento que corre riscos de eliminação, para variar, é o Flamengo.

Após esse grupo de favoritos vem Corinthians, São Paulo, Inter e Athletico. Corinthians que mostrou saber ganhar o campeonato me parece o mais forte desse grupo e quem pode incomodar os quatro de cima na briga pelo título. São Paulo só tem a Copa do Brasil pela frente, o que pode lhe ajudar, mas sente falta de grandes conquistas, talvez tenha perdido o jeito para tal. Inter e Athletico dependem de seus desempenhos na Libertadores.

Um pouco abaixo desse grupo vejo Santos e Fluminense. Santos tem bom time, é bem treinado, mas não tem elenco. Fluminense tem um time inferior ao do Santos, mas é ainda melhor treinado que a equipe paulista, Fernando Diniz tira água de pedra.

Destacaria a princípio esses dez, mas digo para abrir o olho com Bahia e Fortaleza. O time baiano vem de boas campanhas esse ano no campeonato baiano e Copa do Brasil, o Fortaleza de Rogério Ceni vem bem desde o ano passado.

Para rebaixamento vejo as outras equipes que subiram com o Fortaleza. Também temos grandes que tem que abrir o olho. Atlético e Vasco são inconstantes, O Vasco começou bem e despencou, o Atlético tem um elenco envelhecido e vem mal. A pior situação é a do Botafogo que faz um ano péssimo.

Tudo isso é teoria, provavelmente várias das coisas que disse serão motivos de chacota em dezembro. Mas uma das maiores graças do futebol é palpitar então vamos fazer isso enquanto o Var deixa.

E abrir uma fanta uva pra acompanhar a procissão.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – @aloisiovillar