Eu sempre fui um cara que recriminei o politicamente correto. Fu criado nos anos 80, tempo de uma grande liberdade principalmente por virmos de uma ditadura militar e fui criado nessa liberdade. Para mim esses novos tempos eram um saco, um mimimi, não curtia esse patrulhamento todo sobre nosso modo de pensar ou agir.

Mas só os idiotas não mudam de opinião ou pelo menos tentam entender o outro lado.

Domingo tivemos o grande mico da final da Taça Guanabara. No meio de todo aquele mico o jogador (Quem?) Felipe Bastos fez vídeo provocando a torcida do Fluminense gritando “Time de viados”. Algo normal nas arquibancadas, normal no dia a dia. Mas tem que ser normal?

Eu já xinguei muito em estádios, fiz piadas homofóbicas e até coisas piores que a maioria que já foi a um estádio fez, mas os tempos mudaram. Nos anos 80 eram normais piadas com negros como “O que acontece quando um negro passa com camisa do Flamengo dirigindo um fusca? Nada porque negro não é gente, Flamengo não é time e fusca não é carro” ou expressões como “O negro tem culpa de nada, culpa quem tem é quem cortou o rabo dele e ensinou a falar”. Acreditem piadas como essas eram normais nos anos 80, assim como nos anos 90 tinha uma personagem da Escolinha do professor Raimundo que apanhava do marido e dizia “Eu gosto”.

Não se tolera mais piadas com negros, não se tolera mais piadas com agressões, feminicídios e o homem branco, heterossexual de classe média acha isso ruim, mimimi. Claro que acha, ele, eu, nós, nunca sentimos na pele o que é ser discriminado, o que é sentir medo apenas por ser quem é.

Eu já fiz muito o que o Felipe Bastos fez. Em rede sociais já postei piadas homofóbicas, mas tentarei não fazer mais, o “troglodita” nascido no século XX tentará mudar sua postura. Não tem graça mais fazer piadas com negros, gays e mulheres. Não tem graça o racismo escancarado que existe nesse país quando um jovem negro de 19 anos é assassinado na frente da mãe, quando uma mulher é agredida durante quatro horas por um cara que conheceu, quando vemos que o Brasil é o país onde a homossexualidade é permitida que mata mais gays no mundo. Desculpe acabar com sua zoação homem branco heterossexual de classe média, mas não tem mais graça.

Continuo sendo um cara politicamente incorreto e detesto patrulhas até porque sempre com esses patrulheiros vem exageros e hipocrisias, mas temos sim que nos adaptar aos novos tempos. Dá pra brincar, zoar sem ofender, agredir Não é mais piada humilhar alguém. Piada só tem graça quando todos riem.
.
Piada só tem graça quando tem graça.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – @aloisiovillar