Os clubes começaram a disputar seus estaduais e com isso ameniza um pouco aquilo que domina o futebol brasileiro todo começo de temporada.

A central de boatos.

Isso não é novidade, sempre existiu. A diferença é que agora temos internet, e com ela um número enorme de perfis, principalmente no Twitter e Youtube, que adoram falar desses assuntos porque eles dão likes e cliques. Todo mundo quer saber quem jogará em seu time e algumas pessoas se aproveitam disso. No Twitter a maioria dos perfis que lançam esses boatos a esmo são fakes, se passam por pessoas com conhecimento dentro dos clubes e dessa forma conseguem milhares de seguidores. Esses perfis a cada dia lançam pelo menos dois ou três nomes, anunciam o planeta todo sendo contratado pela equipe e assim naturalmente acabam acertando alguns ganhando prestígio.

No Youtube boa parte desses perfis “bota a cara”, no meio da torcida do Flamengo mesmo tem alguns que ganharam fama e até patrocínios e parcerias para seus vídeos. O estilo é o mesmo, jogar a esmo uma série de nomes para acertar algum e viver desse acerto.

Mas não são apenas perfis de torcedores que faz isso. Algumas emissoras de TV vivem dessas especulações em dezembro e janeiro e jornalistas dessas emissoras se comportam como os torcedores marcando até viagens de dirigentes e chegadas de jogadores que nunca ocorreram. São tratados como chacotas, mas mesmo assim são muitos seus seguidores porque torcedor adora se iludir e, como eu disse, uma hora acertam.

Mas como também falei isso não é novidade. Apenas se propagou mais com a internet, mas especulações e boatos sobre chegadas de jogadores sempre existiram. Se nos tempos de internet ficaram famosas as chegadas de Anelka no Atlético Mineiro e Drogba e Seedorf no Corinthians, chegadas que nunca ocorreram, na fase pré-internet outros casos ocorreram.

O mais famoso ocorreu com o Flamengo. Naturalmente o Flamengo é um dos preferidos dessa central de boatos pelo tamanho da torcida e, dessa forma, pelo Ibope que esse tipo de anúncio traz. No fim dos anos 90 Romário saiu do clube e a imprensa muito especulou o nome do possível substituto. Surgiu com força o nome do atacante argentino Batistuta e até montagem de capa com o atacante com a camisa do Flamengo fizeram. No fim Batistuta não veio, não veio por completo, mas uma parte sim. O atacante Tuta foi contratado o que rendeu piadas como “Batis não veio, mas o Tuta sim”.

Muitas e muitas vezes falaram que o Cuca jogaria no Flamengo assim como Djalminha no Vasco, o mesmo Vasco que quando contratou Bebeto falaram que levaria Aldair e Jorginho, o Vasco que correu para repatriar Roberto quando falaram que este iria para o Flamengo, Maradona no Santos foi uma realidade que nunca existiu assim como o próprio no São Paulo com Careca.

Vendo revistas antigas tem várias “Placar” que anunciavam uma possível ida de Pelé para o Flamengo. Cruyff foi um sonho do Fluminense que nunca se realizou em uma época que especulações não davam cliques em internet, mas vendiam revistas, jornais e aumentavam audiência das rádios.

Lembro do meu “desespero” quando criança e adolescente querendo saber das especulações no Flamengo. O programa esportivo que entrava no ar mais cedo era o tradicional “No mundo da bola” da Rádio Nacional às cinco da tarde e eu ficava ouvindo todos os programas até meia noite quando terminavam o “Panorama Esportivo” da rádio Globo e “Giro Esportivo” da Tupi.

Mas nem tudo foi boato e minhas lembranças mais fortes de craques contratados pelo Flamengo foram Zico em sua volta de 1985 quando fizeram programa especial na Rede Manchete falando de sua volta, Romário dez anos depois quando acompanhei tudo por rádio no Mato Grosso lutando para conseguir ouvir as emissoras cariocas por meio de chiados e já nos tempos de internet a chegada de Ronaldinho Gaúcho em 2011 que mobilizou o orkut.

Hoje os clubes anunciam em suas redes sociais, na maioria das vezes com ações no twitter para o grande público, mas alguns minutos antes anunciando para os sócios. Acho um jeito interessante de anunciar, profissional e que não tira essa expectativa que não importa o tempo em que vivemos, sempre vai gerar.

Enfim, agora que a bola voltou a rolar vamos fechar a central de boatos e começar a escalar nossos times ideais.

Mas antes deixa dar uma olhadinha no Twitter pra ver se o Flamengo contratou alguém.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

[related_posts limit=”3″]