João Saldanha, o grande “João Sem Medo”, dizia ou escrevia assim quando um assunto já tinha se esgotado. Penso que essa frase deveria valer para a polêmica batida na largada do GP de Cingapura envolvendo Sebastian Vettel, Max Verstappen e Kimi Raikkonen.

Como sempre acontece nos intolerantes e intoleráveis dias de hoje, todos tentaram buscar um culpado para o acidente. Aliás, ai de quem desse um ponto diferente do outro nas redes sociais… Eu mesmo tive a minha opinião, claro. E, como sempre acontece, vi algumas respostas cretinas e mal-educadas.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu não punir ninguém pelo acidente e acertou. Em meio às inúmeras teorias apresentadas, seja pelos especialistas de verdade ou pelos “gênios” que têm suas opiniões baseadas apenas na predileção ou rejeição por um piloto, fico com a de que foi um incidente de corrida.

De qualquer forma, sem dúvida o que pagou o preço mais alto foi Sebastian Vettel. Alguns consideraram que ele não deveria ter levado a Ferrari para o meio da pista. Mas, ora bolas: desde as corridas de bigas em Roma Antiga, o pole position larga se defendendo do ataque do segundo colocado.

Poderia ele ter tomado mais cuidado? Poderia, afinal ele tinha muito a perder, e perdeu mesmo. Mas dizer que foi uma manobra irresponsável e arriscada como li por aí, é uma distância enorme. Ele tinha o direito de se defender e movimentar o carro uma vez. Assim foi feito.

No entanto, Kimi Raikkonen havia feito um pulo sensacional largando de quarto no grid e foi uma das fatias de pão a ensanduichar Max Verstappen, o recheio. O holandês não teve muito o que fazer a não ser rezar para não ser atingido. Aconteceu o pior.

Inicialmente coloquei o finlandês como maior responsável pela batida. Não por ter feito algo antidesportivo ou irresponsável. Mas ele, enquanto team player, certamente foi alertado pela Ferrari a não correr riscos e comprometer a corrida de Vettel. Isso certamente ele não fez. Mas também não mudou sua trajetória na pista…

Mas e Vettel? Ele não poderia ter evitado o choque triplo já que Raikkonen vinha como uma bala ao lado de Verstappen? Bem, segundo Lewis Hamilton, Vettel provavelmente não viu Kimi devido à limitação de visão pelo carro de Verstappen e pelo spray de água levantado pelos pneus.

Ou seja, se o próprio rival de Vettel na briga pelo título isentou o alemão e perdeu a grande chance de dar uma espetada, é porque o ferrarista realmente não deve ter visto Raikkonen e não poderia ter feito muito para evitar o choque.

Então, amigos, vida que segue. Foi um incidente de corrida e os três já foram prejudicados. Vettel porque viu Hamilton abrir 28 pontos no campeonato. Verstappen porque perdeu a chance de vencer e agora soma menos metade dos pontos do companheiro Daniel Ricciardo. E Kimi perdeu a chance de um pódio.

Por fim, uma pitadinha: em 2010, faltando seis corridas para o fim, como agora, Vettel tinha 31 pontos a menos do que Fernando Alonso e foi campeão; dois anos depois, estava 29 pontos atrás do mesmo Alonso e levou o caneco. Então, ainda dá.

[related_posts limit=”3″]