Nesta última segunda feira (10), foi realizado o sorteio com a ordem de desfiles do carnaval de São Paulo em 2018. Em evento fechado, cada presidente tirou na bolinha a sorte da sua agremiação.

Sexta – 9 de fevereiro

Já era sabido que a Independente Tricolor abriria os desfiles. Na minha análise ela se deu bem quando a Unidos do Peruche caiu como 2ª do primeiro dia, pois é uma escola que se salvou do rebaixamento no sufoco; e mesmo tendo Mauro Quintaes e um enredo sobre Martinho da Vila fará um confronto direto entre as duas pela permanência, pelo menos até que se prove o contrário.

A 3ª de sexta será a Acadêmicos do Tucuruvi, que certamente virá cheia de moral com a chegada do carnavalesco campeão Flávio Campello; mas trata-se de uma posição complicada para se pensar em título. Mesma situação da Mancha Verde, que desfilará na mesma hora que a campeã entrou em 2017, mas o problema é que virá muita coisa boa pela frente ainda…

Para defender seu título, a Acadêmicos do Tatuapé poderia escolher dia e posição. De maneira surpreendente preferiu a sexta e será a quinta a desfilar. Como positivo vejo que ela “foge”de uma comparação direta com as escola do sábado e no grau comparativo pode se beneficiar.

Para fechar o dia teremos Rosas de Ouro como 6ª e a Tom Maior encerrando. Eu sinceramente achei que a presidente Luciana iria trocar a ordem, pois um enredo sobre a Imperatriz não combina muito com o sol escaldante das sete da manhã; mas de qualquer forma é uma bela posição.

Sábado – 10 de fevereiro 

Se teve uma escola azarada no sorteio certamente foi a X-9 Paulistana. Atual campeã do acesso, retorna à elite e abrirá um sábado para lá de forte, que tem tudo para ser um dia inesquecível da folia paulistana.

A segunda escola a entrar será a Império de Casa Verde, mais uma vez com o mago Jorge Freitas no comando e que vem de dois desfiles sensacionais. Na sequência será a vez da Morada do Samba; e foi emblemático o grito de alegria dado pela presidente Solange após retirar a bolinha nº 3, a posição que consagrou o tricampeonato da Mocidade Alegre de 2012 a 2014.

Não bastassem estas gigantes, o Anhembi receberá em seguida simplesmente Vai-Vai e Gaviões da Fiel, as duas escolas mais populares, que sempre desfilaram longe uma da outra. A chance de uma catarse nas arquibancadas é muito grande, sem contar que os Gaviões estão motivados pela chegada de Sidnei França. Finalmente podem voltar ao topo.

Você acha que a animação irá diminuir? Então saiba que a 6ª escola será aquela que mais levantou o público em 2017. Com o estilo semelhante ao consagrado por Paulo Barros no Rio de Janeiro, a Dragões da Real certamente irá ser muito esperada e cercada de expectativa.

E para fechar? Simplesmente o enredo mais popular do ano!

A Unidos de Vila Maria irá amanhecer o Anhembi com a homenagem a Roberto Gomez Bolaños, o Chaves, em um desfile que trará um público gigantesco fora do carnaval e, acima de tudo, encerrará este dia com a alegria que ele merece.

Preparado?

Imagem: Reprodução

[related_posts limit=”3″]