Como está a dança das cadeiras no carnaval paulistano?

Passado um mês após o Carnaval-2017, muita coisa aconteceu no mundo do samba de São Paulo. Nesta semana, a coluna Samba na Garoa traz uma análise do que mudou em cada escola com os profissionais que chegaram e também os que saíram.

Teve diversas mudanças envolvendo as agremiações mais bem classificadas no Carnaval que passou…

Acadêmicos do Tatuapé

A atual campeã perdeu seu carnavalesco Flávio Campello e para o seu lugar chegou Wagner Santos, que nos últimos dois anos não fez grandes trabalhos na Tucuruvi. Mesmo assim acredito que foi uma boa escolha, pois ele já demonstrava desgaste após muitos anos na escola, onde fez desfiles brilhantes como em 2010, 11 e 13.

Wagner tem um bom trabalho de acabamento e varia muito as cores, assim como Campello, creio que é muito provável que com os quesitos fortes que possuí a escola volte entre as cinco novamente.

Dragões da Real

Qual o tamanho da falta que fará Jorge Silveira? Esta pergunta define se a escola brigará pelo título novamente, pois a comissão permanece a mesma, somente sem a presença do craque nos desenhos, que neste ano projetou um carnaval sem plumas.

Para a comissão de frente a escola perdeu seu consagrado coreógrafo Anderson Rodrigues, mas repôs a altura com Roberta Melo, que vem se consolidando como uma das melhores do quesito no nosso carnaval e se encaixa na ideologia inovadora da Dragões.

Vai-Vai

A gigante está quietinha por enquanto. Com exceção dá perda dá Roberta para a co-irmã Dragões, nenhuma outra saída, chegada ou renovação foi anunciada.

A expectativa é saber se a Comissão de Carnaval será mantida, afinal o título foi perdido nas notas de Alegorias e Fantasias; além disso a permanência do Wander Pires também é uma incógnita, que só deverá ser desvendada nas próximas semanas.

Império de Casa Verde

Aqui nada mudará. O time todo está com o vínculo mantido e o carnavalesco Jorge Freitas comandará mais um desfile com os mesmos profissionais ao lado, o que indica o Tigre entre os favoritos mais uma vez.

Rosas de Ouro

Sem mistério, o carnavalesco André Machado dará continuidade no seu trabalho em 2018. Os quesitos Alegoria e Fantasia foram os únicos em que a Roseira foi descontada, mas há de se ressaltar que a escola teve muitas dificuldades neste ano.

Mocidade Alegre

Outra grande que ainda não se moveu neste pré-carnaval. Não sabemos se a presidente Solange irá manter todo o time ou se irá mudar em algum segmento.

Alguns nomes campeões pela escola estão disponíveis no mercado, como os carnavalescos Zilkson Reis e Sidnei França e o intérprete Clóvis Pê.

Unidos de Vila Maria

A Vila virá remodelada para 2018, pois não conta mais com o carnavalesco Sidnei França, o diretor de harmonia Demis Roberto e o intérprete Clóvis Pê.

A dúvida é que características tem os profissionais que a escola procura, até porque com o passar do tempo as opções diminuem. Foi uma colocação frustante para quem almejava o título, por isso imagino uma cara bem diferente em 2018.

Acadêmicos do Tucuruvi

Eis aqui uma das protagonistas para o próximo carnaval. A escola trouxe o campeão Flávio Campello para assinar seu desfile, o que gera a expectativa volte a brigar no topo.

A parte musical está mantida com as renovações de Alex Soares e do mestre Guma, agora é aguardar o enredo e como estará o ânimo dos componentes nos ensaios.

Gaviões da Fiel

Dos últimos quatro carnavais, os Gaviões terminaram três vezes em nono e com isso o carnavalesco Zilkson Reis deixou a escola.

O movimento parece ser de mudança, segundo informações a direção busca um grande carnavalesco para elevar o patamar e recoloca-los na disputa do título.

Mancha Verde

Nenhum movimento até aqui, o que me parece é que pouca coisa mudará, pois a escola fez um ótimo desfile para quem voltava do acesso e demonstra estar satisfeita com os seus segmentos.

Unidos do Peruche

A Filial trocou o carnavalesco Murilo Lobo pelo experiente Mauro Quintaes e já anunciou o enredo sobre Martinho da Vila.

Me soa claro que a escola manda o recado de “não vou cair”, lembrando que o samba a salvou neste ano e com o grande enredo que virá as chances de ter qualidade em vários quesitos aumenta muito.

Tom Maior

Outra escola com enredo, excelente aliás…

Lá do Sumaré vem a homenagem para a Imperatriz Leopoldina, terminando com a escola de samba carioca de Ramos, de nome semelhante.

Creio que com este tema e agora sem o fardo de abrir os desfiles, a Tom Maior tem tudo para fazer um desfile muito bom, até porque já tem time e enredo definidos, assim sai na frente das co-irmãs.

X9 Paulistana

A escola retorna ao grupo de carnavalesco novo, sai Lucas Pinto em entra Amarildo de Mello, que fez trabalhos razoáveis no Águia de Ouro, mas pode ajudar a conquista do primeiro objetivo, que é se manter na elite.

Independente Tricolor

A caçula do Especial mudou bastante para sua estreia. Trouxe uma comissão de carnaval formada por André Cezari, Roberto Monteiro e Anderson Rodrigues, além do diretor de harmonia Demis Roberto.

Creio que o time está forte, Anderson vai fazer também a comissão de frente, onde é um dos melhores e tem um excelente diretor de harmonia, a Independente veio para ficar.

6 Replies to “Como está a dança das cadeiras no carnaval paulistano?”

  1. Também temos mudanças na aguia da zona leste onde tivemos diversas baixas( carnavalesco mestre de bateria, casal mestre sala e porta bandeira, comissão de frente ).

      1. Fico muito chateado com está situação da nenê (indepedente de não ser a minha escola pois antes de defenter o meu pavilhão sou sambista) realizou tantos carnavais memorosos, sambas antologicos e acaba se deparando com esta situação é muito dificil de engolir. Estou na torcida para aguia da zona leste passar o mais rápido o possivel desse momento. * PS O Mantega ja dava indicios que estava realizanando uma má gestão para quem se lembra da ultima eleição (que houve uma baita confussão), e valor que recebeu de patrocinio de curitiba (foi muito dinheiro).

        1. Cara, a Nenê é a minha escola aí em São Paulo. Se eu, que “torço” à distância, estou puto com a situação, imagino quem vive o dia a dia da escola.

  2. – a Perola Negra renovou com o Anselmo Brito, ou seja, vai brigar pra NÃO subir, e tbm anunciou a saída do Mestre Adamastor;
    – a Barroca Zona Sul contratou o Mauro Xuxa, que estava na Imperador;
    – a Leandro trouxe Orlando jr. pro lugar do Rodrigo Cadete, e o Daniel Collete não é mais o interprete da escola;
    – Imperador renovou com o Adeílton Almeida como interprete;
    – Colorado ( que deveria ter subido) renovou com Leonardo Catta Preta

  3. A Vai Vai contratou Wantuir, renovou a equipe aparentemente e escolheu um enredo sobre Gilberto Gil. A Mocidade fez a mesma coisa e falará sobre Alcione. Lucas pinto foi para a Nenê. Sérgio Caputo Gall e Vinícius Freitas foram pra Águia. Mauro Xuxa foi pra Barroca.

Comments are closed.