Afinal de contas, quem é esse tal Vinicius Jr?

O mundo do futebol se pergunta de onde surgiu esse garoto, quem ele é. A verdade é que até o começo de 2017 só que acompanhava futebol de base sabia quem ele era e hoje, menos de quatro meses depois o rapaz é disputado por Barcelona, Real Madrid e o Flamengo já estipulou uma multa de cem milhões de reais e quer aumentar para sua saída .

Detalhe: É um menino, tem dezesseis anos.

Olha, vou dizer uma coisa… Eu tenho quarenta anos e se do nada Real Madri e Barcelona decidem se engalfinhar por mim, Neymar me mandasse vídeo dizendo que quer jogar comigo e eu ligasse nos programas esportivos e só falassem de mim eu piraria então imagino um garoto desses. Vinicius Jr é mais um grande talento que surge no futebol brasileiro, talento que era mais fácil de encontrar quando existiam campos de várzea nos bairros em vez de grandes prédios, o único perigo que havia em jogar futebol na rua era machucar a cabeça do dedão no asfalto num chute mal dado e os clubes faziam jogadores sem medo da lei Pelé.

Hoje é mais raro surgir garoto assim, mas ainda surge, só vermos que na nossa seleção principal tem garotos fora de série como Neymar e Gabriel Jesus. Surgem porque apesar de todas as dificuldades o brasileiro ama futebol, ama jogar futebol e continua batendo suas peladas aonde der. O Brasil é um país com dimensões continentais e de Norte a Sul desse país se joga bola. A questão acredito que não seja nem não surgir mais jogadores assim, mas que o futebol brasileiro recheado de empresários e negociatas permita que surjam jogadores desses. Talentos existem, mas muitos talvez a gente nem chegue a conhecer.

E não é fácil ser craque, se fosse todos nós seríamos porque todo menino ao menos um dia jogou bola ou sonhou em ser um jogador de futebol. Mas craque vai muito além disso, é algo tão em desuso que até a palavra vem sendo pouco utilizada. O craque não é apenas o garoto que é bom de bola, mas além de ser o garoto bom de bola conseguir quebrar todas as barreiras que hoje existem, tem que chegar entre os adultos e mostrar que é isso tudo mesmo.

Vinicius Jr conseguiu quebrar a maioria dessas barreiras o que já faz dele um ser especial, mas não basta. Falta a prova principal que é chegar entre os adultos e mostrar o mesmo talento de quando jogava bola na rua, na várzea ou entortou hermanos nesse último sul americano.

É complicado demais e eu entendo perfeitamente a situação do Flamengo que já viveu isso muitas vezes na pele. Assim como viu Pintinho receber as chuteiras de Zico e até recentemente Rafinha ser considerado melhor que Neymar, passando por Adryan, Matheus, Negueba etc., o clube viu uma geração como de Paulo Nunes, Marcelinho, Djalminha, a melhor geração formada pelo clube desde a geração Zico, ir embora por falta de paciência.

Qual é a dose certa da paciência? Não pode ter pouca como com a geração de Djalminha, não pode ter o excesso como com Adryan e cia, e não é só Vinicius Jr, ele é apenas a estrela de uma garotada que conta com Vizeu, Matheus Sávio, Lucas Paquetá, Ronaldo, Cafu, Léo Duarte, Lincoln, Patrick, Thiago Santos que não pode ser nem a geração desperdiçada do primeiro título da Copinha quanto a perdida do segundo.

Até agora acho que o clube vem trabalhando certo. Vendeu bem o Jorge, vem cuidando bem, com calma da carreira de Vizeu, talvez Léo Duarte e Ronaldo merecessem mais chances, mas Matheus Sávio e Paquetá vão crescendo aos poucos, mas a questão principal não é essa. Todos esses podem dar muito bons jogadores, de seleção e render títulos e dinheiro ao Flamengo, mas a questão Vinicius Jr. é diferente.

Porque esse é promessa de grande craque, tem jornalista europeu dizendo que é tipo de jogador que aparece a cada vinte anos e o Flamengo não é o Santos que está acostumado a ter joias assim. Teve a sorte e o planejamento de ver essa garotada talentosa e a joia surgirem em um Flamengo recheado de bons jogadores e organizado, mas a torcida anda carente de títulos, de craques feitos em casa e está alvoroçada com o moleque.

Não é hora para colocá-lo no fogo, poderia até jogar alguns minutos na Taça Rio que nada vale para o Flamengo, mas não foi inscrito, já era. Então acho que Vinicius terá que esperar mais um pouco e a torcida do Flamengo conter a ansiedade, mas não pode “marcar touca” para não ver seu futuro craque ir embora sem nem jogar pelos profissionais. Não está na hora de lançar o garoto, mas é bom olhar o relógio de vez em quando que a hora pode chegar.

Ainda não sabemos quem é esse tal Vinicius Jr.

Mas ele pode nos mostrar quem é o Flamengo de hoje.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

One Reply to “Esse tal Vinicius Jr.”

  1. Flamengo é esperto, não vai fazer igual ao Vasco que vendeu p Philippe Coutinho com apenas 18 anos e hoje o vê se tornar um dos maiores jogadores do mundo. E esse moleque tem potencial até para vôos mais altos. O que ele fez no Sul-Americano, pqp!

Comments are closed.