Mais um carnaval chegou. Nesta sexta de carnaval as ruas começam a ser dominadas pela folia, os blocos a saírem e tem desfile de escolas de samba. Em São Paulo já o grupo especial, no Rio a série A.

São tempos de “TPC”. Para quem não sabe TPC se chama “Tensão Pré Carnaval” e os sambistas começam a ter respondidas de noite suas indagações sobre as escolas, de como elas estão. Acompanhei os ensaios técnicos esse ano e tentarei exercer futurologia.

Vejo para o grupo especial do Rio de Janeiro um ano mais nivelado. Devido a crise financeira as escolas tiveram que buscar alternativas e nessa busca algumas interessantes como em enredos. Tivemos poucos enredos patrocinados, mais liberdade criativa e por consequência bons enredos e bons sambas. Em tempo de pouco dinheiro e que foi preciso o exercício da criatividade acaba nivelando.

Ano passado o Salgueiro era “favoritaço” e não levou, hoje é difícil escolher uma favorita ao título, eu vejo quatro escolas em vantagem, mas tudo pode acontecer.

Mangueira, Portela, Tijuca e Beija-Flor para mim são as favoritas do carnaval 2017. Mangueira vem de um título e surge em 2017 com mais um belo enredo e samba, é hora de Leandro Vieira confirmar todo seu talento e a escola desfila onde gosta, a última, a que fecha os desfiles.

Tijuca hoje é uma empresa e mesmo com um samba aquém das demais postulantes sabe exatamente o que fazer na pista, seu ensaio técnico mostrou isso, e é uma grande força. Portela sofreu o baque da perda de seu líder Marcos Falcon, mas hoje é uma escola estruturada, bem administrada e conta com um dos gênios do carnaval, Paulo Barros. A escola a cada ano mostra-se mais pronta para buscar o 22º e a impressão que dá é que os portelenses transformaram o baque da perda em garra para homenagear seu líder.

A Beija-Flor está mordida com o quinto lugar do ano passado. um enredo maravilhoso contando a história de Iracema com um samba do mesmo nível, dificilmente a Beija-Flor faz dois carnavais ruins seguidos e não dá para subestimar a “brava gente sofrida da Baixada”.

Um pouquinho abaixo dessas quatro vem o Salgueiro apenas por sua posição de desfile, mas não será zebra se vencer e com certeza, em minha opinião, estará nas campeãs. Com isso teria uma vaga em aberto para as campeãs. Vejo Grande Rio e Imperatriz favoritas na briga da sexta vaga. Imperatriz vem de bons desfiles e tem um bom samba, Grande Rio com o furacão Ivete não pode ser descartada.

Abaixo dessas para mim vem São Clemente, Vila, Ilha e Mocidade. As quatro me parecem mais fortes que ano passado. Vila com enredaço e samba espetacular, São Clemente com Rosa Magalhães e um samba diferente de suas tradições, Mocidade com um dos grandes sambas do ano e a Ilha com enredo forte e samba afro. Difícil prever o que vai ocorrer entre essas quatro, apenas dizer que, infelizmente, devido ao status quo a situação do Tuiuti é ainda mais difícil, mesmo tendo um enredo interessante, para permanecer.

Na série A vejo a princípio uma briga entre a Unidos de Padre Miguel, cada ano mais forte para buscar o especial, com duas escolas do “outro lado da poça” Viradouro e Porto da Pedra. Mas não dá para descartar Estácio de Sá e Império Serrano, duas escolas vitoriosas e de muita tradição.

A sorte está lançada. Depois do carnaval conversamos sobre os erros e acertos dessas previsões.

É carnaval!!

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar