A contratação de Darío Conca finalmente foi confirmada pelo Flamengo. O argentino, de 33 anos, defenderá o terceiro clube carioca diferente após boas passagens por Vasco e (principalmente) Fluminense.

Mas… O meia não poderá estrear de imediato devido a uma séria lesão no joelho esquerdo: a ruptura do ligamento cruzado anterior fará com que Conca só possa estrear, com boa vontade em abril.

Nas redes sociais (sempre elas…) começou a discussão. Será que vale apostar num jogador de 33 anos com uma séria lesão? Penso que vale a aposta, mesmo sabendo do risco e mesmo que Conca não renda o que a torcida sonha.

Conca chega a um Flamengo muito mais azeitado do que em outras épocas nas quais um jogador era contratado no desespero para resolver imediatamente. Se o time tiver um primeiro trimestre relativamente tranquilo, o argentino vai estrear sem pressão de render logo, podendo ser lançado aos poucos.

Além disso, hoje o Rubro-Negro é um clube muito mais organizado e o contrato foi amarrado de uma forma em que Conca só receberá bonificação quando estrear. Ou seja, nada de gastos exorbitantes para alguém que não joga.

Outra questão é a utilização do novo centro de recuperação do clube, tido como de primeiro mundo. Pode servir como um divisor de águas nas reabilitações dos atletas rubro-negros.

É evidente que, mesmo o mais otimista torcedor do Flamengo, deve esperar um Conca voando baixo e correndo de cabo a rabo do gramado como na passagem pelo Vasco e na primeira fase de Fluminense. Mas tecnicamente ele pode acrescentar muito porque duvido ele ter desaprendido a jogar.

Na vida, toda aposta tem um risco, mais alto ou mais baixo. Se Conca der errado, a tendência é a de o time não sofrer tanto por já estar arrumado desde o ano passado – devem chegar ainda dois reforços pontuais, Rômulo e Marinho.

Mas e se der certo? Conca pode desafogar a criação do meio-campo rubro-negro, hoje tão dependente de Diego, e acrescentar poder de fogo ao time.

É claro que não tenho bola de cristal, mas até que se prove o contrário, o desempenho de Conca pelo Flamengo promete chamar muito a atenção. Tanto a dos torcedores mais otimistas e fanfarrões como a dos secadores mais raivosos.

[related_posts limit=”3″]