Chegamos ao fim da temporada, ao fim dos campeonatos.

Com isso, temos a comemoração de algumas torcidas, alguns clubes já planejando a temporada seguinte e o drama, claro que o drama. Algo tão comum nesse século, desde que os pontos corridos foram introduzidos e quatro em vinte começaram a ser rebaixados. Acredito que não tenha tido nenhum ano em que pelo menos o drama de um grande lutando contra o rebaixamento não tenha ocorrido. Esse ano temos drama inédito, aliás, dramas inéditos.

O Inter na Ssérie A podendo ser rebaixado pela primeira vez e o Vasco na B podendo ser o primeiro time grande a cair e não conseguir subir na era dos pontos corridos.

São dois grandes dramas que vem mobilizando a opinião pública por seus ineditismos, dois campeões estaduais desse ano, dois gigantes que já venceram não só torneios nacionais quanto continentais. Esse fim de semana promete muitas emoções para as duas torcidas. Muito nervosismo e pode sim, ser de extrema tristeza, a maior tristeza da história das duas. Vasco e Inter que fizeram final de Brasileiro em 1979 passam agora por essa situação.

O Inter, como eu disse, nunca foi rebaixado e tem muito orgulho de fazer parte do seleto grupo dos não rebaixados, ainda mais que o Grêmio já foi duas vezes. O Colorado passou poucas vezes pelo risco de rebaixamento até hoje se acostumando mais com a parte de cima da tabela e esse ano não mostrava que passaria por isso. Por incrível que pareça,o Inter é o segundo time que mais tempo passou na liderança do Brasileiro de 2016, só ficando atrás do virtual campeão Palmeiras. Em um momento a coisa degringolou e degringolou feio.

O Internacional chega na penúltima rodada podendo ser rebaixado agora. Para isso, basta empatar com o Cruzeiro em casa amanhã e que o Vitória vença o Coritiba segunda no Couto Pereira – aliás, pra mim é um erro que essas partidas não sejam no mesmo horário.

Em princípio me parece improvável que ocorra agora, mas também não surpreenderá caso aconteça. O Inter perdeu muitos pontos em casa e pega um time que mesmo que não dispute mais nada vem em ascensão. O Vitória que também vem crescendo joga fora de casa com um time que na última rodada se garantiu na primeira divisão e também luta mais por nada.

Sinceramente até acho que dá pro Inter escapar ainda, mas dependerá de duas situações. Precisa vencer o Cruzeiro de qualquer jeito e torcer pro Palmeiras, provavelmente já campeão, jogar sério contra um Vitória precisando do resultado e em casa. Mas acho que é muito difícil. O Inter vem perdendo para seus próprios nervos, coisa de equipe que não está acostumada a passar por essa situação.

vasco2016seriebAssim como o Vasco. Sim, o Vasco está acostumado com rebaixamentos, foram três em sete anos, mas não em cair e não voltar, e esse é um drama maior e vivido por ninguém nesse século. É impactante ver o Vasco nessa situação porque ele fez um primeiro semestre tão bom que foi tema de coluna aqui. A impressão que todos tinham era de que o Vasco subiria campeão com pé nas costas e bateria todos os recordes. Mas, assim como com o Inter, a coisa degringolou. O Vasco fez vexames no returno, chegou à expressiva marca de 11 derrotas no campeonato, mais uma vez não será campeão da Série B e chega na última rodada tendo de vencer o Ceará hoje no Maracanã para não passar pelo maior vexame de sua história.

Se não subir é tragédia. Nem falo de mais queda de auto-estima, zoações, mais um ano na B, mas financeiro também. O clube passará a ser tratado como mais um da segunda divisão, terá reduzido o dinheiro da televisão, provavelmente terá problemas em conseguir patrocínios e ainda pode ter a companhia do Internacional.

Para que essa tragédia não ocorra, basta vencer o Ceará hoje. O problema é que o Vasco não vence no Rio desde setembro e com certeza o time entrará nervoso em campo, com toda a pressão do mundo nas costas. Se não vencer terá que torcer por um tropeço do Náutico em casa contra um Oeste que ainda está vivo, lutando para não cair pra série C. O Náutico não vencer em uma situações como essa é até esperado basta seu histórico como a inacreditável amarelada na “Batalha dos Aflitos” de 2005 contra o Grêmio.

Acho que o Vasco vence hoje, apesar de não me espantar caso não suba. Só acho que a subida não pode apagar a vergonha que ocorreu. O Vasco tem que mudar, tem que cair na real senão esse drama de hoje periga virar algo costumeiro e o gigante se apequenar.

Vasco e Inter estão entre os maiores clubes do mundo. Mas eles precisam começar a acreditar nisso.

Que se inicie o fim de semana dramático.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar