Em 2013 escrevi uma coluna para meu blog chamada “Brasil 2015, Rio 2017” perguntando o que seria de nós após os grandes eventos. Estamos próximos do início da Paralimpíada, que por mais que seja um grande evento e que mereça toda nossa atenção, não tem o mesmo tamanho do que passou, como a Copa América de 2019 não terá.

Podemos dizer que está começando o século XXI do Brasil depois de um réveillon que durou 16 anos.

Sonho2Pra dizer a verdade, os grandes eventos brasileiros começaram em 1992 com a ECO, em 2000 as comemorações dos 500 anos, 2007 o Pan, Copa 2014 e Olimpíada 2016. Ainda tivemos o Encontro da Juventude com presença do Papa nesse meio tempo. Foram muitos os momentos em que o Brasil foi o centro das atenções e agora festa acabou.

E agora, José? O que resta do Brasil? Que tempo viveremos?

Tempos sombrios provavelmente. Perceberemos que embora exista, sim, um legado, principalmente no Rio de Janeiro, este é bem menor do que o esperado. Que poderíamos mais e se os grandes eventos alavancam mudanças em um país, perdemos essa chance e nunca mais teremos. Nunca mais teremos tantos grandes eventos em tão curto espaço de tempo.

Tempos sombrios e mostrados logo após os Jogos. Vivemos duas semanas de sonhos, com os maiores atletas do mundo aqui, o Rio sendo o centro das atenções de forma positiva, esquecemos um pouco de nossos problemas, mazelas e até conseguimos sentir orgulho.

O problema é que acabou.

Na semana seguinte já começou campanha eleitoral com o mesmo discurso e as mesmas mentiras de sempre. Os problemas do país voltaram com força total, a Globo estreou uma série de ótima qualidade e pesada para mostrar o quanto é ruim o tempo em que vivemos e para coroar tudo isso a destituição da presidente foi consumada.

Não vou aqui entrar no mérito da questão para dizer se foi golpe ou não, nem se ela merecia ou não, não vou me ater a quem saiu e sim a quem entrou.

Esqueçam a Dilma e tudo que ela fez de bom ou ruim. Vocês confiam em Michel Temer? Confiam na capacidade de governar de Michel Temer? Na honestidade de Michel Temer? Daqueles que lhe cercam? Não respondam com “ah, mas o PT…” Não estou falando do PT, o PT será julgado em 2018 e na história como merecem e nesse momento são passado no Brasil. Estou falando de nosso futuro.michel-temer-nao-ha-esperanca

Não confio em Michel Temer e seu grupo simplesmente porque não confio naqueles que traem os grupos em que faziam parte, ou quadrilha depende do gosto do freguês, e acho que iremos passar por tempos difíceis não só em economia, mas liberdade de expressão.

As olimpíadas passaram, como diria o padeiro da esquina “o sonho acabou”, o sonho de um Brasil melhor também está se diluindo perante a realidade do sistema. Somos um país pior hoje que antes de termos a primazia da Copa e das Olimpíadas. Retrocedemos na moral, como nação, economia e na auto estima.

Esse tempo pós Olimpíada é tão sombrio que vi muitas pessoas comemorarem o fim de agosto como se ele fosse o culpado de todas as nossas mazelas esquecendo que não só tivemos nesse mês duas semanas de respiro como tudo que ocorreu de ruim vem ocorrendo faz tempo.

Respiro..Isso que tivemos na Olimpíada, um respiro. Fico com pena dos mal humorados que não aproveitaram esse período para respirarem e terem descanso para tudo o que vem ocorrendo agora. Não tá tranquilo nem favorável.

Pelo menos o Flamengo e a Seleção vêm dando alento.

Dias infelizes virão?

#VoltaOlimpiada

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

One Reply to “A grande depressão”

  1. Vai ser difícil ter dias piores do que os que a Dilma andava impondo ao país. Hoje ao menos há esperança de retomada, com a Dilma havia a inércia e inação plenas.

    Não é o ideal, mas é o vice que a população elegeu na chapa. Que ele ao menos arrume a casa no restante do mandato. Depois cabe ao povo decidir quem comaanda.

Comments are closed.