Alguns meses atrás o Palmeiras passava uma fase braba. Mesmo contratando várias dezenas de jogadores e ganhando a Copa do Brasil o time não se acertava: fez uma péssima Libertadores, foi mal no Paulista, demitiu Marcelo Oliveira, contratou Cuca e não acertava.

No meio de toda essa confusão Cuca fez uma promessa ousada e tratada como deboche por muitos. Disse que o Palmeiras seria campeão brasileiro.

Ainda está longe disso ocorrer; temos apenas um terço do campeonato realizado, mas quem debochava agora olha com atenção. Sem duvidas o Palmeiras vai forte em busca do objetivo.

Cuca é um grande técnico, para mim apenas Tite está na sua frente no Brasil e seu trabalho nos últimos treze anos prova isso. Fez um belo returno com o Goiás no brasileiro de 2003 tirando o time da última colocação e levando ao nono lugar. Em 2004 pegou o São Paulo e formou aquele grupo que seria campeão mundial em 2005.

cuca-em-acao-pelo-palmeirasMontou o melhor Botafogo do século no período entre 2007 e 2009 e no mesmo 2009 foi para o Flamengo e formou o grupo campeão brasileiro daquele ano. Ainda em 2009 foi o responsável pela ressurreição do Fluminense no mesmo certame e a criação do “time de guerreiros”.

Tudo isso já bastaria para respeitar Cuca, mas ele não era. Era taxado como azarado, pé frio, chorão e outros adjetivos ainda menos nobres. Coube à sua passagem pelo Atlético Mineiro a mudança de patamar com a conquista da Libertadores da América de forma dramática e heroica em 2013.

Agora encara o desafio Palmeiras.

Tudo bem que o Palmeiras tem um elenco numeroso e de jogadores de qualidade, o que facilitaria a vida de qualquer treinador. Também tem sua arena que é um caldeirão e lhe dá vantagens, mas outros técnicos passaram antes e não conseguiram dar o padrão que Cuca deu ao time atualmente.

O Palmeiras de hoje tem padrão de time, consistência e ao lado do Atlético Mineiro tem o melhor elenco do futebol brasileiro (coloquei os dois como favoritos ao título aqui antes do campeonato e mantenho). O Atlético tem o melhor time titular, mas não são times que vencem campeonatos e sim elencos.

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 30.06.2016 Atlético x Botafogo - no Mineirão - Campeonato Brasileiro 2016 - foto: Bruno Cantini / Atlético MG

O Atlético tem mais jogadores de grife, astros como Fred, Pratto e Robinho; é muito forte do meio para frente, mas é vulnerável atrás. O Palmeiras não. Não tem super craque, mas tem um elenco equilibrado, homogêneo. Mesmo com as fases iluminadas de Gabriel Jesus e Roger Guedes não sentiria tanto a falta deles, é capaz de continuar bem com Gabriel nas Olimpíadas e a sobreviver bem à janela de transferência. Todos os clubes tem do que se preocupar nessa janela e muito a perder, talvez o Palmeiras é o que corra menos riscos.

Semana passada vi o Cuca no programa “Bola da vez” da ESPN e vi ali um profissional seguro, amadurecido, no auge de sua carreira; mais ainda, um cara muito gente boa e é difícil torcer contra pessoas bacanas. Não sei sinceramente se será campeão, mas é o que joga o melhor futebol do Brasil da atualidade e pelo menos por enquanto o grande favorito ao título.

Assim segue o Cuca em busca de cumprir sua promessa.

Cuidado com o Cuca que o Cuca te pega.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Imagens: Gazeta, Uol e Atlético Mineiro

[related_posts limit=”3″]

2 Replies to “A Promessa de Cuca”

  1. Lembro que em 2009, quando o Botafogo venceu a Taça Guanabara, a torcida alvinegra provocou gritando “vice é o Cuca!”; dias depois ele respondeu numa entrevista: “o Botafogo ainda pode ser o vice e eu posso ser o campeão” e o quê aconteceu? o Flamengo do Cuca foi tri estadual em cima do próprio Botafogo. Depois deste episódio, não duvido mais de qualquer profecia do Cuca.

  2. “e no mesmo 2009 foi para o Flamengo e formou o grupo campeão brasileiro daquele ano”

    Muita calma nessa hora. O Flamengo campeão (improvável) daquele ano foi formado pelo Andrade (sim, ele mesmo!). Peças que chegaram ou que foram efetivadas depois da saída do Cuca ajudaram muito aquele time.

    Petkovic, Maldonado, Álvaro acabaram por formar a espinha dorsal do time, com Adriano à frente e o hoje condenado Bruno no gol. Os três foram chegaram ou efetivados no time depois da saída do Cuca.

Comments are closed.