Todos os meses, ou quase todos, é comum eu sentir dores. Eu e milhões de mulheres sentimos dores de cólica, dor nos seios, nas pernas e ficamos até mais sensíveis. O que para muitos é taxado como frescura, para nós é um sofrimento muito grande.

Toda vez que uma mulher me diz que não sente nada disso, logo eu penso: ‘’que sorte’’. Muitas vezes esses sintomas são ditos normais, eu mesma já fui várias vezes ao ginecologista e está tudo em ordem comigo. Entretanto, em muitos casos, esses sintomas podem ser sinais de endometriose.

Muitos leitores homens podem reclamar que eu só tenho escrito coisas direcionadas às mulheres. Engano de quem pensa assim, pois mesmo sendo um problema que acomete mulheres, é algo que interessa a todos, assim como qualquer problema de saúde.

Para sabermos como prevenir, como cuidar, precisamos, como sempre, conhecer a doença. A doença que afeta cerca de seis milhões de brasileiras é caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina; pode ser nas trompas, ovários, etc. Toda vez que o sangue migra no sentido oposto ao natural durante a menstruação, células se proliferam em outras regiões, o que faz com que haja tecido do endométrio fora do útero.

orgaos-genitais-femininos-2O endométrio é um tecido que reveste internamente o útero e ele fica todos os meses mais espesso, ‘’esperando’’ que haja algum sinal de fecundação. Quando a gravidez não ocorre, esse tecido mais espesso descama e é expelido, o que conhecemos como menstruação.

Estão vendo, rapazes? Quando reclamamos que parece que estão arrancando pedaços de dentro de nós, tamanha é a dor, é verdade. Como se não bastasse sofrer com a dor, a mulher ainda passa pela dificuldade de engravidar. Muitas mulheres podem passar anos sem sentir nada, enquanto outras sentem desde a primeira menstruação.

Toda vez que eu sinto dores muito intensas, eu reclamava que os médicos que me examinavam deveriam estar na profissão errada. Para mim, os diagnósticos sempre estavam errados. Estes são feitos com exames de ultrassom, toque, exames ginecológicos, laparotomia. Mesmo assim, é uma doença de difícil diagnóstico.

capa_gravidez_dTão difícil quanto falar em diagnóstico, é falar em prevenção, pois as causas ainda são um pouco desconhecidas. O que se sabe é que filhas com mães que possuem a doença correm mais riscos, mulheres que têm um fluxo menstrual mais intenso, mas isso tudo são estudos. Assim como também há estudos que relacionam a endometriose ao uso de anticoncepcional, outros não encontram qualquer relação entre eles.

Ainda bem que existem meios de tratar esses sintomas tão inconvenientes para nós e isso é feito através de cirurgia ou medicamentos específicos. Vejam bem, eu utilizei a palavra tratamento e não cura, porque de fato não há. Esses tratamentos só aliviam a dor e alguns outros sintomas, assim como ajudam a mulher que quer engravidar.

Pois bem, eis aí uma doença que pode ser confundida com alguns sintomas naturais da menstruação. Às vezes, conhecer um pouco melhor pode ser uma luz que nos faça esclarecer melhor o que estamos sentindo e ir buscar ajuda médica.

Que tenhamos todas um início e final de ciclo felizes.

Imagens: Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]