(por Stella Lisboa, paulista-potiguar morando no Rio, engenheira e apaixonada pelo voleibol, esporte que acompanha desde as Olimpíadas de 1992. O texto inaugura a coluna “Time Olímpico”, com colaborações visando a Rio 2016).

Estive no Parque Olímpico para o Desafio Internacional Feminino de Handebol – Brasil x Suíça, realizado na manhã do último domingo (26 de junho), na Arena do Futuro – local onde ocorrerão as partidas durante as Olimpíadas, e compartilho aqui algumas das minhas impressões.

2Primeiramente, não posso comentar sobre utilização de transporte público até o local, pois fui de carona.

Chegando lá, o movimento estava bem menor e nem de longe se comparava aos dois finais de semana anteriores, quando ocorreram a final do NBB e as etapas do Grand Prix e da Liga Mundial de vôlei. A capacidade informada da Arena do Futuro é de 12 mil pessoas, mas a organização do Desafio havia divulgado que apenas 5 mil ingressos seriam disponibilizados (trocados por 1 quilo de alimento).

3A entrada no Parque foi, portanto, muito tranquila e sem filas. Posso dizer o mesmo para a entrada na Arena em si, pois os ingressos não tinham qualquer tipo de código de barra: era só entregar e entrar. Semelhante ao que o Migão relatou no Evento Teste do Atletismo.

A impressão de dentro da Arena foi boa. O mau cheiro que havia sido relatado durante o evento-teste não foi sentido em momento algum. Esteticamente, gostei da aparência do ginásio, e acho que ficará melhor ainda com a identidade visual dos Jogos Olímpicos.

4As cadeiras são bem coloridas, o que deixa o visual muito bacana. São de plástico, semelhantes às cadeiras da Arena Carioca 1, porém dobráveis. Há pouco espaço para pernas, para guardar mochilas e para a passagem de outras pessoas, padrão já relatado em outras arenas do complexo.

Quando cheguei, os assentos mais centrais no nível inferior já estavam ocupados, e acabei me dirigindo ao nível superior.  A visão é boa, porém devo dizer que quem tem assentos na primeira fila no nível superior ficará incomodado com a grade que atrapalha a visão.

Há dois telões na Arena, um atrás de cada gol; porém estavam desligados. Achei pequenos, mas talvez ligados causem uma outra impressão.

5Algumas pessoas comentaram sobre o piso da quadra, que parecia estar manchado. Realmente, a impressão que tive é a de que estava sujo, com marcas esbranquiçadas de pés.

6Entretanto, me disseram que aquele não era o piso que será utilizado nos Jogos Olímpicos. Inclusive, as fotos do evento-teste mostram um piso diferente, mas não tenho fontes oficiais sobre isso. Vejam em http://www.cidadeolimpica.rio/foto/evento-teste-de-handebol-no-parque-olimpico/

Outra coisa que acho bacana mencionar é que fiquei bem mais empolgada dessa vez durante a caminhada pelo Parque Olímpico.

Compareci aos eventos do vôlei e basquete nos dois fins de semana anteriores, e notei um bom avanço. O Velódromo já tem o acabamento praticamente pronto, e foi inaugurado neste dia do handebol; inclusive avistamos o prefeito Eduardo Paes de longe.

No espaço de circulação entre as arenas, o paisagismo já está bem mais visível, muitas plantas, está ficando muito bonito mesmo.

7Velódromo

8Vista do Parque Aquático a partir da área de circulação da Arena do Futuro

9Área de acesso à Arena do Futuro.

10Centro Olímpico de Tênis

Imagens: Arquivo Pessoal

[related_posts limit=”3″]

10 Replies to “Evento Teste – Desafio Internacional de Handebol Feminino”

  1. Show de bola! O parque olímpico começa a ganhar cara de OLÍMPICO! Espero que a cidade também! Parabéns pelo texto Stella!

    1. Saiu uma matéria hoje dando conta que começaram a colocar a decoração olímpica em alguns lugares da cidade ontem. Vou até reparar quando passar pela Estrada do Galeão, que é meu percurso diário

      1. Migão, em São Conrado já colocaram uns banners com motivos olímpicos nos postes! Agora sim está começando a parecer que vai haver Olimpíadas na cidade!

    1. Adorei também, Aramir!A Stella “mandou bem”!Parabéns pra todos vocês, amigos queridos do coração!

  2. Uau! Parabéns pelo texto, Stella! Eu me vi em todos esses lugares!Creio que as fotos também são suas… Lindas! Como acompanho suas postagens? Um beijo grande, sucesso e… boa Olimpíada pra você!

Comments are closed.