Vai recomeçar a procissão…

Aquela coisa chata que dura sete meses, trinta e oito rodadas, que os melhores times perdem jogadores para a janela de transferência ou Seleção, que chega à última rodada com a emocionante disputa em aberto pelo 11º lugar e mudam os rebaixados após o fim se o Fluminense estiver entre os que caíram e, mesmo com tudo isso, uma turma acha que é o melhor porque é justo (??).

Enfim… É assim desde 2003, então vamos fazer como no ano passado. Incorporar Mãe Dinah e fazer algumas previsões. Em 2015 acertei os times que brigariam por título e Libertadores (exceto o Grêmio, que eu não imaginei), disse que os times cariocas apenas cumpririam tabela e que o Vasco se sairia melhor na Copa do Brasil que no Brasileiro.

Para 2016, as previsões não serão muito diferentes até porque esse campeonato é sempre igual.

Para mim, tem dois favoritos hoje ao título. O time que for eliminado quarta-feira da Libertadores e o Palmeiras. Vejo o Atlético Mineiro com o melhor time do país e vem de 2012 para cá sempre brigando por títulos nacionais e continentais. O São Paulo tem um bom elenco, homogêneo e vem melhorando, ganhando consistência. O Palmeiras tem um bom elenco, nenhum superjogador e que ainda não deu certo. Mesmo ganhando a Copa do Brasil ano passado, não foi jogou bem em 2015 e início desse ano. Confuso, com muitas trocas no elenco e no time titular, a equipe ainda não se acertou. Mas tem um grande técnico, que agora está tendo tempo para moldar a equipe como quer. Uma hora esse time dará certo. Não é possível!!

Digo o perdedor de quarta, entre São Paulo e Atlético, porque esse time perderá na verdade apenas a primeira rodada – em que evidentemente os dois darão prioridade à Libertadores – e terá todo o tempo do mundo para se recompor do trauma da eliminação e brigar forte pelo título. O vencedor ainda continuará com a cabeça na Libertadores. Mesmo com o certame só continuando em julho, é natural que tenha o foco do clube deixando o Brasileiro em segundo plano.

O vencedor do confronto coloco no segundo grupo, aquele que briga por Libertadores e se derem mole podem beliscar o título. Além desse time, coloco o Grêmio, caso mantenha o Roger, e o Corinthians, porque esse não tem um técnico e sim um milagreiro.

O elenco do Corinthians, eu venho falando isso desde janeiro, é fraquíssimo. É elenco para décimo lugar. Mas tem um grande técnico, o melhor técnico disparado do país. Tite conseguiu fazer um bom, mas comum, time campeão mundial em 2012 e fez no ano passado outro bom, mas comum, ganhar o campeonato com sobras, por isso nunca podemos duvidar dele. O retrospecto do time esse ano diz nada demais apesar da terceira melhor campanha da Libertadores e da melhor do Paulista. Teve o mérito de vencer os jogos que tinha que vencer, mas perdeu todos os confrontos grandes, mostrando a fragilidade do elenco que a mídia paulista insiste em esconder. Um elenco com Alan Mineiro, Rodriguinho, Marlone, André, Giovanni Augusto, Bruno Henrique e outros não pode ser bom. Mas o fator Tite faz com que a gente tenha que abrir o olho porque com certeza fará uma boa campanha. Até porque não é mata-mata e todos sabemos que “Caiu em Itaquera, o Timão já era”.

Enfim, o grupo de cima ficou parecido com o do ano passado. Coloquei os times que disputaram a Libertadores desse ano, nada mais natural. O terceiro grupo, aquele que para mim não tem chances de títulos, mas pode beliscar Libertadores é aberto com Cruzeiro, Internacional e Santos. O Santos naturalmente estaria no segundo ou até mesmo no primeiro grupo para mim se não fosse esse crime que a CBF fez com ele tirando boa parte do elenco por muitas rodadas. O Santos tem um time enxuto, não tem elenco, não tem reservas à altura e perder jogadores por até 18 rodadas lhe tira qualquer possibilidade de título. O Inter tem um elenco inferior ao de anos anteriores, mas me parece mais brigador, de jovens que querem aparecer, e o Cruzeiro tem um bom elenco, cabe ver como será com um técnico europeu. Se ele terá facilidade de adaptação.

Fluminense e Flamengo são desse grupo, mas para mim um pouco abaixo desses três. Fluminense não tem elenco, mas tem um bom time titular, um grande ídolo que é o Fred e um grande treinador chamado Levir Culpi, que já melhorou o time. Conseguiu fechar acordo e jogará no Rio de Janeiro, mas em estádios pequenos, o que tira um pouco de sua força.

O Flamengo tem um bom elenco, o seu melhor desde 2011 e o melhor do futebol carioca. Poderia normalmente até brigar pelo primeiro grupo, mas tem problemas graves. Precisa urgentemente de dois zagueiros, um titular e um para substituir Juan, que não poderá jogar sempre. Precisa que seu experiente e vitorioso treinador pare de pensar que é Pep Guardiola e volte a seu feijão-com-arroz temperado em que jogava feio e ganhava títulos, parar com essa história de 4-3-3 desprotegendo a defesa e enfraquecendo o meio. Ele foi contratado pelo Muricybol, não porque estagiou na Europa. O terceiro problema é o mais grave. A competente financeiramente diretoria do Flamengo teve três anos para conseguir uma casa no Rio para o Flamengo durante as Olimpíadas e deixou para última hora. Acabará 2016 como o time que mais viajou no planeta tendo que viajar até para jogar em casa. Esse fator, para mim, tira qualquer possibilidade de titulo do Flamengo.

Mas vai ser aquilo. Vai ganhar alguns jogos seguidos, as manchetes de jornal e a Fla Twitter vão usar bastante o “Ninguém segura o Mengão”, o “Rumo ao hepta” e o “Deixou chegar, f…” e no fim das contas no começo de novembro estaremos pensando em 2017.

Esses dez times para mim são os principais e os outros dez times entram no grupo “barata voa”. Um grupo de times que pode beliscar um sexto, sétimo lugar e que dará os quatro rebaixados do campeonato. Vejo Santa Cruz em um bom momento, podendo fazer um bom nacional assim como o Atlético-PR. Vejo o Sport mais fraco que ano passado e vejo um campeonato preocupante para torcedores de América Mineiro, Coritiba e Botafogo.

O Botafogo jogou em seu limite no Carioca, um campeonato de tiro curto, com alguns times frágeis e assim chegou à final. Vai ser muito difícil jogar assim um campeonato de trinta e oito rodadas com times melhores. Vasco tinha no ano passado um time melhor que o do Botafogo esse ano e caiu.

Por falar em Vasco acho que o time passeia na série B e é um dos favoritos na Copa do Brasil. Pretendo fazer uma coluna apenas sobre o Vasco semana que vem. Para mim ele seria forte candidato ao título da Série A.

Que se inicie a procissão.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar