Oficialmente posso dizer que é carnaval…

Hoje começam os desfiles das escolas de samba. Tem Grupo Especial em São Paulo e Acesso no Rio de Janeiro. Época mais esperada do ano por nós, amantes do samba.

Ficamos o ano inteiro debatendo, especulando em torno desses dias que começam agora. E passam tão rápido que quando menos percebermos já estamos debatendo e especulando de novo – porque ele já se foi.

Brinquei segunda no Bar Apoteose (abaixo) que desfile de escola de samba, pelo menos no grupo especial do Rio de Janeiro, é um evento que conta com doze escolas, divididas em dois dias com seis cada um. Elas tem 82 minutos para se apresentar e no fim a Beija-Flor vence. É mais ou menos por aí, mas o assunto não é esse. Só quis repetir a piada.

https://www.youtube.com/watch?v=d2WoFqE66As

Quero falar mais de mim hoje.

Vai ser o carnaval mais cansativo de minha vida – e talvez o mais importante. De hoje até segunda estarei com o SRZD fazendo cobertura dos desfiles da série A e especial. Estarei na concentração em dezoito escolas que desfilarão e em oito irei acompanhar suas performances na pista (Porto da Pedra, Renascer, Império Serrano, Unidos de Padre Miguel, Ilha, Mocidade, Salgueiro e Portela). Ao final de cada uma dessas irei até a cabine de imprensa gravar minhas impressões sobre o desfile.

Terça vou assistir ao Grupo B na Intendente Magalhães tendo a responsabilidade de escolher a melhor escola para fins de premiação do site. Quinta acompanho apuração desse grupo. Sábado tem o maior desafio de todos. O desfile da Nação Insulana no grupo E, Intendente Magalhães. Sou o vice presidente da escola.

Muitas coisas, muita responsabilidade e um cansaço que sinto só de pensar tudo o que vem. Mas que já vem também do pré carnaval. Devem rolar também edições do Bar Apoteose nesse período. Maior acontecimento da mídia de carnaval da temporada 2016.

IMG_1020Mas por quê escrevo sobre isso?

Porque apesar do cansaço, apesar do stress que sei que será, da grande responsabilidade, evidente que dá orgulho. Dá aquela sensação de “Eu venci”. Sou um cara que não cresceu no meio do carnaval. Não tinha ninguém presente em minha família ou convivência que frequentasse quadras. Meu carnaval era como de qualquer pessoa que não é do meio. Comprava o LP em dezembro, aprendia os sambas e via pela televisão com família e amigos.

Começávamos todos animados comendo churrascos, pizzas, petiscos; um a um dormia aos poucos e no fim eu ficava sozinho vendo com minha avó acordando apenas para ver “A escola do Joãosinho Trinta”.

Fui entrar pela primeira vez em uma quadra de escolas de samba com 20 para 21 anos. Foi na União da Ilha e de cara para concorrer samba-enredo. Entrei naquela quadra sem conhecer ninguém e peguei uma sinopse para concorrer ao samba sem nunca ter escrito um samba enredo na vida, sem ter a mínima ideia como era um concurso de samba.

Olhar para trás, dezenove anos atrás e ver aonde estou hoje, a história que tenho como compositor, ter escrito coluna com quase cinco mil curtidas no Facebook, receber elogios rasgados de gente como Zé Katimba e ter o privilégio de escrever nesse espaço há quase cinco anos dão orgulho e são o energético necessário para encarar essa maratona.

20150216_223253Não vai ser fácil. Muitas vezes penso se não era melhor quando brincava carnaval em vez de tanto desgaste. Dar a passadinha na praça perto de casa para ver a folia e ver depois as escolas pela TV. Tenho saudade de brincar, de curtir carnaval.

Mas poder ver uma escola de samba de perto, uma bateria ao alcance das minhas mãos, a emoção que tive ouvindo de tão perto os sambas de Salgueiro, Imperariz e a força da Beija-Flor como nessas últimas semanas revigoram. Me fazem lembrar de como tudo começou lá atrás, do menino dos anos oitenta e pensar “Olha onde eu cheguei!!”.

E quero mais. O mundo agora é a minha sala e tenho muito a conquistar. Quem impõe limites aos nossos sonhos somos nós mesmos.

Que as escolas de samba se permitam sonhar e façam carnavais maravilhosos e que você leitor tenha o melhor carnaval de sua vida. O Ouro de Tolo começa agora sua cobertura de carnaval te convidando a sonhar com a gente. Textos, vídeos, análises e imagens dos desfiles (quase) em tempo real por aqui.

Seja bem vindo, carnaval.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

One Reply to “E Chegou Mais um Carnaval”

Comments are closed.