Segunda-feira, 7 de dezembro de 2015.

Estava no ônibus indo para a Tijuca. O relógio marcava 20:05hs e estava preocupado. Tinha compromisso importante às 20:30hs. Não pensei duas vezes. Desci em São Cristóvão e peguei um táxi. Cheguei 20:29hs. Ao chegar ainda faltava um convidado, então ficamos batendo papo até 20:50hs. Pessoas ficaram indóceis com nossa demora, então tiveram que ser acalmadas por redes sociais. O convidado chegou e começou “nossa brincadeira”.

Brincadeira em parte, porque como diria Peninha “Tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, crescendo e me absorvendo”. Estou falando do “Bar Apoteose”. Programa que foi criado para amigos baterem papo sobre carnaval e hoje passa de mil visualizações por semana.

https://www.youtube.com/watch?v=omts8WN3l-o

Foi criado para isso, especialmente para isso.  Bate papo entre amigos para falarem de carnaval por vídeo ao vivo, um ramo de mídia de carnaval até então inexistente. Ideia de Alex Cardoso, jornalista e produtor do SPORTV. Alex, assim como eu, Migão e muitos, é de uma geração que só conseguia contato com carnaval no período do mesmo. Só conhecia os enredos e sambas com a venda dos LPs; e quando a última escola passava no sábado das campeãs ficava completamente órfão até dezembro.

Alex começou a construir a ideia. Consultou pessoas próximas, fez vídeos no carnaval passado em forma de teste e conversou comigo, Pedro Migão e Leonardo Dahi (todos aqui do Ouro de Tolo) sobre sua ideia. Apoiamos de imediato, até porque há muito tempo eu falava com o Migão que o Ouro de Tolo devia ter vídeos, nem que fossem podcasts. Migão achava que deviam ser programas temáticos tipo o extinto “Loucos por futebol” da ESPN, eu que devia falar dos assuntos do momento e o Alex veio com a ideia do programa ser ao vivo.

https://www.youtube.com/watch?v=Vk4bUFuI4ys

O Alex aos poucos foi montando o cenário, comprando o equipamento enquanto eu pressionava dizendo que o programa devia estrear logo, só iríamos saber se daria certo ou não testando. Finalmente em 31 de agosto entrou no ar com participação dele, Pedro Migão, Fred Soares e eu – vídeo ao alto do post.

Como eu disse. A expectativa inicial era que só nossos amigos vissem e pela interatividade inicial acredito que tenha sido assim. Mas o programa tem vantagens que lhe fizeram ir além do que imaginávamos. Como eu disse era um filão inexistente no carnaval, o do vídeo ao vivo. O nível dos debates sempre muito alto devido aos convidados.

Passaram por lá Pedro Migão, Rafael Rafic, Pedro Ivo Almeida, Anderson Baltar, Luiz Antonio Simas, Cadu Zugliani, Cláudio Francioni, Fred Soares, Fred Sabino, Vitor Coutinho, Diego do Carmo, Alexandre Araújo, Carlos Gil..Por skype Leonardo Dahi, Henrique Brazão, Gustavo Vaz, Bruno Malta e Antonio Guerreiro de Portugal. Ineditismo, conteúdo, participações importantes, interatividade, agilidade… Parcerias.

https://www.youtube.com/watch?v=K9kWxHgpVcE

Interatividade como com o público que é parte atuante e fundamental do programa. Agilidade como no caso de Pedro Ivo filmando a emoção de Gusttavo Clarão ao vencer o samba da Tijuca (vídeo que passou de duas mil visualizações). Parcerias como com o Ouro de Tolo – fundamental, primeiro parceiro. Rádio Sambista.com que passa o programa todas as quartas e sextas a noite, Popbola, melhor programa de rádio brasileiro que coloca o programa em seu site. Parceria com o SRZD, maior portal de carnaval e o mais independente.

Achávamos que a parceria ajudaria o programa, e realmente ajudou. Mais que dobrou sua visualização. Mas o programa também tem mostrado serviço no site. Seus últimos quatro entraram na lista das cinco maiores audiências do portal. Os dois últimos chegaram ao primeiro lugar.

Programa hoje é conhecido, reconhecido, tem credibilidade, atrai parcerias. É capaz de ter ambição em relação a ensaios técnicos e carnaval. O tal programa que começou atrasado e relatei no início chegou a 192 pessoas assistindo ao vivo e passou de mil, contando reprise no canal. O anterior passou de mil e setecentos no geral. Com menos de quatro meses no ar o Bar Apoteose já é referência no meio.

Um programa de samba que não toca samba e não trata com os habituais clichês “Descontração”, “Alto astral” e “De forma bem humorada”. Claro que o programa tem bom humor, descontração. Mas queremos e somos muito mais que isso. Queremos ser formadores de opinião e de conteúdo. Samba é alegria, mas também é arte, cultura, samba é coisa séria e seriedade não é  sinônimo de sisudez. Só tratamos a maior cultura do Brasil como ela merece.

E com o Bar, o Ouro de Tolo, Rádio Sambista, Rádio Arquibancada, SRZD e outros veículos de comunicação o sambista nunca mais se sentirá órfão.

Fiquem ligados. Amanhã tem mais Bar Apoteose.

Aaaaaao vivo!!

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

P.S. – e este blog também trará uma cobertura completa dos desfiles. Aguardem.

https://www.youtube.com/watch?v=12SHsxc-v9o

One Reply to “Por Dentro do Bar Apoteose”

  1. Já disse outras vezes, o Bar revolucionou as noites de segunda. Foi a grande aposta e acerto do ano. Não dou 10 anos para virar programa de TV, rs.

    P.S. Villar, esqueceu de citar suas marcantes frases e o meme sobre o samba do Carequinha, rs

Comments are closed.