Nos áureos e saudosos tempos que tínhamos meia dúzia de canais de televisão para assistir, algumas coisas sempre apareciam nessa época do ano. Um grande filme que a Globo guardava na manga desde o anúncio estrondoso em maio. O fatídico show do Rei Roberto Carlos, o amigo secreto dos artistas no Fantástico (esses dois, presentes até hoje) e uma famigerada reunião de adivinhos que nos facilitava a vida falando tudo que iria acontecer… resultados eleitorais, mortes, casamentos, campeões esportivos e até o valor da inflação.

Eram búzios, cartas, pedras, ouro… tudo o que o leitor quiser imaginar. Poucos acertos comemorados com fogos do Ano Novo levaram alguns desses a serem consultados diuturnamente e uma fama instantânea. Como tudo nessa terra, a Globo fez as outras vão atrás e tínhamos infinitas tardes na Sônia Abrão com alguns.

E eis que chega o dia…

O glorioso dia…

Está acabando o ano de 2015… ele coça a barba por fazer o queixo e pensa… Deixa quieto?

Ela está chegando.

Mãe Dináh pegou o voo das 08h13min rumo ao Aeroporto do Galeão. Objetivo? Traçar o ano da vida de nosso guru, revelando a ele as coisas que o mundo terreno terá que penar para descobrir. Ao longo do percurso aéreo ela pensa, Onde a coisa vai parar… já andei vendo e revendo esse futuro… Esse país deve ter algo de positivo… E tem… mas… sabe como é… Desembarque feito, logo na saída uma plaquinha azul com um nome pouco usado: D. Benedicta. Um sorriso, um aperto de mão… poucas palavras.

Na imensidão do saguão uma análise desse momento. O que posso esperar desse encontro. Numa primeira conversa, achei o rapaz um pouco pessimista com um grau ar conspiratório alto. Vamos em frente. Um calor infernal para uma senhora idosa nunca é bom, mas a brisa que vem do mar ajuda a amenizar esse clima. Sol escaldante, chegam a uma agradável obra em curso. Papo sério e reto. Um banquinho apenas, uma mesa, muitas garrafas de água e algumas de cervejas. IPA? Diná desconhece. Ao longo do caminho algumas perguntas sobre o trabalho e porcentagem de adivinhações. As pessoas até hoje não se conformam que previsão pode ser desviada pelo curso do direito humano de mudar seu próprio rumo.

Começa a consulta. Interrompida por um telefonema que pergunta se ele quer ir à loja comprar pisos. Diz que não, que não fará mais isso… Fará sim. Diná já fez consultas prévias…

“Diná, podemos falar de assuntos relevantes a mim e ao país, ok?” sim claro. A vidência é presente em todos os momentos. Vamos dissecar os assuntos.

img_4760Brasil, politica: Será um ano muito difícil para Dilma. Vão pegar ela no TSE e ela sofrerá muito com a situação. O Impeachment não será aprovado, num acordão que o presidente Lula comandará com Temer no Congresso. Ciro Gomes sairá inconformado som a situação, pois pregava que Dilma deveria gritar Independência ou Morte. Ciro sairá candidato a presidente. Aécio passará o ano querendo o lugar que ele julga ser seu. Marina fará discursos muito bons, mas dentro da realidade que sabemos. O STF vai prender uma infinidade de políticos e empresários e uma nova ordem jurídica na contratação de serviços estatais será proposta. As campanhas eleitorais municipais serão as mais ignoradas da história e o desânimo popular em participar do pleito será visível nos votos nulos e brancos. Resultados eleitorais confirmados. Haddad em São Paulo, Romário no Rio, Edson em Boituva. De resto não informo antiético. O Brasil viverá um dilema em sua mídia cada dia mais disposta a cuidar de celebridades. Grandes Jornais migrarão para a internet de forma atabalhoada, deixando claro que hoje o conteúdo é o que menos importa.

Mundo:  Estado Islâmico segue sua labuta em explodir inocentes. O mundo contra ataca. O Papa pede paz, reúne Obama e Castro e celebra diante da porta santa uma nova oportunidade aos cubanos. A Europa respira novos ares econômicos. A Grécia se levanta lentamente e Portugal dá a mão pra Espanha em nome de um progresso que apague o fracasso recente. Miss Colômbia vence o Miss Universo, pega o microfone e grita. Chupa Mundo!

Carnaval: Dináh fica ressabiada com esse item e pergunta o que quer? A resposta na ponta de língua era. Confirmado para antes da Quarta de Cinzas. Resultados? Hm mm… Uma grande puxada de ar no Charuto que é parceiro de muitos anos… A fumaça entope os pulmões do aflito contratante. Aqui no Rio de Janeiro temos um favoritaço. Bem malandro. Bem homem do campo.. Ou dois, de pai Francisco? Um mineirinho? Sem entender ela vê um pequeno sorriso no rosto à frente e um comentário… Ivo… Um gole na Ipa em homenagem. Em São Paulo o campeonato está tatuado no chão do sambódromo. Mas a tatuagem lembra a Torre Eiffel?!?. Dináh não entende nada. Abre uma água e repensa algumas coisas. Ouve alguns comentários sobre uma águia altaneira. Sorri.

rss2Esportes: Quando recebeu o pedido dessa consultoria esse elemento foi muito citado. Claro que é importante, mas antes dos resultados práticos perguntou do grande interesse por assuntos não tão normais, como esportes americanos. Entre um gole e outras respostas. No mundo o Barcelona será bi de tudo o que pode participar. O River também. Todo mundo será bi de tudo, menos o Botafogo… Que ganha um substituto da mesma cidade. A Portuguesa finalmente sobe e arranca para ser campeã mundial no seu centenário. Um sorriso à frente. Muricy deixa o Flamengo em abril, Jayme assume. Vem Cuca até agosto, Jayme assume. Vem Guardiã a até novembro, Jayme assume. Na Rio 2016 o vento atrapalha Fabiana Murer de novo, moça de azar. Cielo chora, Hipólito cai, Zanetti também. Medalhas inéditas aparecem consagrando histórias incríveis. Vôlei feminino é tri campeão e Thaisa e Fabiana penduram José Roberto Guimarães no placar do Maracanãzinho. Neymar faz mais 56 tatuagens e vence o melhor do mundo finalmente. O mundo mais uma vez reconhece no brasileiro um povo hospitaleiro sagaz e maneiro. Em outubro começam as prisões pelo superfaturamento das obras da Rio 2016.

Ouro de Tolo: Após a mudança de Layout o blog passa a disputar com UOL e G1 a liderança de visitantes na época do carnaval. O Bar Apoteose passa a ter locações no Maracanã e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Embalado pelo sucesso, o Editor passa a escrever lendas conspiratórias e deixa seu emprego e vive da renda milionária de blogueiro.

Ao finalizar a consulta, pergunta dos alguns parceiros de blog. Rápido Dináh responde: Villar se torna um misto de Anísio e Boni na Nação e antes de 2020 põe ela na Sapucaí. Malta e Dahi se tornam Bonner e Pinheiro do OT. Alex compra o Sportv, seguido de Pedro Ivo no UOL. Rafic se casa e se torna o Máximo na vida de Karina. E Emerson seguirá escrevendo bobagens…

Essa última coluna do ano é uma singela homenagem ao editor Pedro Migão pela liberdade que nos dá. Que algumas coisas se realizem no ano que vai nascer…