Com a temporada da NFL se aproximando cada vez mais, senti-me na necessidade de fazer um guia sobre o Fantasy Football. Uma liga de FF lembra remotamente – e a comparação é necessária pois imagino que vários de vocês não conhecem a versão americana, mas estão sim familiarizados com o sistema brasileiro – o “Cartola FC” onde pontos são atribuídos à performance em campo de cada jogador, porém mais aprimorado e com um sistema diferente e cá estou para dar algumas dicas de quais jogadores podem e podem não ser uma boa escolher.

O Fantasy Football acontece assim: primeiramente forma-se uma liga, com seus amigos ou com pessoas aleatórias no site da NFL. O segundo passo é realizar o draft que é essencialmente como qualquer outro draft. Quando as equipes estão montadas elas se enfrentam em confrontos, rodada após rodada. Nas últimas duas ou três semanas da temporada regular da NFL acontece o mata-mata da liga de fantasy. O vitorioso fica com o orgulho ou, caso haja alguma aposta, com o prêmio anteriormente discutido. É muita diversão, garanto-lhe.

Entretanto não vim aqui para dizer que Andrew Luck, Rob Gronkowski e Adrian Peterson lhe ganharão um duelo numa semana, mas sim para comentar os jogadores que podem lhe render alguns pontos valiosos por semana, aqueles que passaram despercebidos nas primeiras escolhas do draft da sua liga. E também para apontar jogadores que podem ser terríveis e lhe custarão algum jogo em algum ponto da temporada.

Começando pelo jogador mais importante de todo e qualquer time seja de fantasy ou não: o quarterback. Nas apostas, eu escolheria Teddy Bridgewater e Sam Bradford. Teddy teve uma ótima carreira universitária em Louisville e seu primeiro ano na liga apesar de não ter sido exelente foi bem sólido. Agora no seu segundo ano, com mais experiência e mais maduro emocionalmente é a hora dele provar que pode e deve ser o quarterback do futuro em Minnesota.

Já Sam Bradford eu escolhi simplesmente pelo fato de que qualquer quarterback no sistema ofensivo imposto por Chip Kelly se dará bem. Eu me daria bem em tal sistema. Há também o fato de que ele saiu da divisão mais cruel para quarterbacks de toda a NFL: a divisão Oeste da Conferência Nacional. Ah e não vamos esquecer que a NFC Leste não é essas coisas todas em relação às defesas de seus times.

nfl2015bDos quarterbacks que eu passaria longe estão Peyton Manning e Drew Bress. O primeiro já não teve uma boa temporada ano passado e todos vimos o quão terrível ele foi no mata-mata contra o Indianapolis Colts. Ele pode sim ter um ou dois jogos incríveis, como antigamente, mas acho que na maior parte do campeonato ele oscilará. Não me passa confiança mais. O mesmo vale para Drew Bress e ainda pesa o fato de que a unidade que lhe protege, a linha ofensiva, é inferior a média da liga.

Running-backs e wide-receivers lhe conquistarão o título da sua liga, é um fato, mas eles também são os mais voláteis em relação a performance. Numa semana alguém pode ter um jogo de quebra de recordes e na semana seguinte não conseguir uma recepção sequer. Começando pelos running-backs eu apostaria minhas fichas em LeSean McCoy e Melvin Gordon III.

McCoy joga agora sob a tutela de Rex Ryan, um amante do jogo corrido e que baseia todo o seu ataque nesse tipo de jogada. Ele certamente ganhará mais de 30 bolas por jogo, sem contar as jogadas em que receberá a bola. MGIII vem de Wisconsin, uma fábrica de bons running-backs, e deve se dar muito bem em San Diego balanceando o jogo para Philip Rivers. Olho também em Duke Johnson e Todd Gurley, mas aqui é o risco é bem maior.

Na turma dos wide-receivers, acho que todos conhecemos os grandes alvos e que sairão nas primeiras escolhas do draft, mas muitos bons jogadores passarão despercebidos como Andre Johnson, Amari Cooper – este talvez não tanto – e Keenan Allen. O primeiro vem de uma temporada em baixa e apesar de jogar num jogo esquema ofensivo agora joga com o melhor quarterback jovem em atividade da liga: Andrew Luck. Não há como escolher errado.

Pessoas esquecem fácil, mas Keenan Allen estava sendo o melhor jogador do Chargers até se contundir e certamente será um dos melhores WR secundários disponíveis na sua liga de fantasy. O último, porém mais importante: Amari Cooper. Cooper teve uma carreira M-O-N-S-T-R-U-O-S-A em Alabama e chega nos Raiders para jogar com Derek Carr que está se desenvolvendo num ótimo passador. Esse chega para ser número um em diversos times da NFL e do seu fantasy.

NFL_Jets_at_Dolphins-Sun_Life_Stadium-2012-09-24Passem longe de Julian Edelman, Brandon Marshall e DeSean Jackson. Edelman teve uma ótima temporada ano passado, mas eu não bancaria uma repetição disso. Marshall e Jackson não têm um passador competente para lhe passar a bola e o Jets e os Redskins são uma bagunça maior do que a outra – desculpem-me os torcedores do time, mas até vocês têm que admitir isso.

Os Tight-Ends não são fáceis de escolher, já que poucos são tão competentes recebendo a bola quanto os dois melhores atualmente: Rob Gronkowski e Jimmy Graham. Porém há sim bons jogadores que pode render bons pontos. Zach Ertz, Eric Ebron e Kyle Rudolph são os nomes que eu sugiro. Todos estes possuem uma combinação ótima para um TE: boas mãos, velocidade e um bom quarterback comandando o ataque.

Esqueçam Julius Thomas. O valor dele foi claramente inflado pela ótima temporada de Peyton Manning há, ao que parece ser, uma eternidade – em 2013 – atrás e ele vem decepcionando desde então.

Como padrão, uma defesa há de ser escolhida. É sabido que a do Seahawks será uma constantemente ótima, mas uma boa escolha seria a do Dolphins. A AFC Leste não possui bons quarterbacks além de Tom Brady e ninguém sabe quando este jogará. A dos Panthers pode ser outra boa também, dada a inconsistência de Matt Ryan e Drew Bress, além do quarterback novato em Tampa, Jameis Winston.

Bem, só me resta desejar boa sorte aos que disputarão suas respectivas ligas de fantasy e até a próxima, amigos!

Fotos: NFL e CBS

One Reply to “Fantasy Football”

Comments are closed.