Hoje tem jogão no Luso Brasileiro, estádio situado na Ilha do Governador. Portuguesa x America decidem o campeão da Série B carioca.

Não há ironia quando chamo essa partida de jogão, realmente acho isso. Acompanho um pouco a Série B, e essas equipes que, ao lado do Americano de Campos, fizeram belas campanhas e mereceram chegar nessa decisão.

Fiquei feliz que fossem essas duas. Foram as duas para quem torci desde o começo e acho que são dois clubes que acrescentam ao futebol do Rio e sua Primeira Sivisão. Melhor do que times de empresários ou bancados por municípios. Os dois têm tradição, histórias pra contar.

Assim como digo que torci para os dois no campeonato, digo que amanhã minha torcida vai para a Portuguesa. É o time do meu bairro, fui várias vezes ao clube, ganhei o concurso de samba da União da Ilha em 2012 lá, e, claro que como insulano, fico feliz que os grandes clubes do Rio, mais o Botafogo, jogarão aqui perto de minha casa em 2016.americatorcida

Uma vitória simples dá o título à Portuguesa, time de melhor campanha no certame e que tem como sua maior glória ter vencido o Real Madrid em um amistoso no Santiago Bernabéu.

Mas do outro lado tem um gigante.

Quem ama o futebol, ama o America, não há discussão em relação a isso. O Flamengo é o time de mais torcida do Brasil, mas o America é o mais querido.

america1986E sem essa de “Mequinha”, o America é glorioso, é gigante, é o “Diabo”, o grito de “Sangue”. Várias vezes campeão carioca, campeão dos campeões em 1982, terceiro lugar no Brasileiro de 1986. Torneio que acompanhei bem. Uma campanha histórica que contou com classificação sobre o Corinthians e confronto de igual para igual com o São Paulo de Muller e Careca. O America (sem acento mesmo) gerou uma série de Américas pelo futebol brasileiro tal é o seu tamanho.

Um clube nunca deixa de ser grande apesar de dirigentes tentarem apequená-lo. O America sofre há pelo menos três décadas com péssimas gestões. Perdeu seu campo que virou um shopping. Sua linda sede, em local nobre da Tijuca, se não foi vendida está para ser. Sofreu humilhações dentro e fora de campo. Caiu de divisões, viu sua torcida envelhecer e diminuir, mas nunca deixou de ser grande.

Porque o America tem alma, tem história, tem pedigree. Impossível contar a história do futebol brasileiro sem citar o time da camisa vermelha. O time de Edu, Luisinho Campos e tantos craques.

Por isso o futebol fica feliz vendo o renascimento do America.

america1974

Dono do hino mais bonito do futebol mundial (Dizem que é plagiado, mas prefiro um hino plagiado desses que um sertanejo universitário ou funk original) o “diabo” voltou para terror dos politicamente corretos que até seu símbolo tentaram mudar.

E é isso que farei esse sábado torcendo pela Portuguesa. Maior prova de respeito que posso ter por esse grande clube é torcer que a minha querida Lusinha tenha em sua história um título ganho em cima dele.

Muito feliz pela amada Portuguesa, mas digo, que bom ter o America de volta. Que bom para o futebol.

America unido vencerás.

Deus salve o America!!

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

One Reply to “Deus salve o America”

  1. Este daí da foto é um dos maiores times que eu vi jogar. O Flamengo foi campeão em cima deles em 1974. Eu não lembro da escalação do Flamengo, mas lembro deste America. Era o meu time favorito também no jogo de botão. Eu “irradiava” os jogos do meu campeonato carioca, que eu jogava comigo mesmo (coisa de filho único).
    Na foto: Orlando (LD), Geraldo (Z), Rogério (G), Alex (Z), Ivo (V) e Álvaro (LE). Flecha (PD), Braulio (MC), Luizinho (CA), Edu (MC) e Gilson Nunes (PE). O único que eu não reconheci de cara foi o goleiro (tive que pesquisar), porque não era o titular País.

Comments are closed.