Eu alertei aqui e em outros espaços onde escrevo na internet durante a reta final do campeonato carioca, mas não é mérito meu. Qualquer pessoa com mínimo de bom senso e que não pertença à imprensa “chapa branca” das rádios cariocas sabia.

Sabia que os times do Rio de janeiro iriam sofrer no campeonato brasileiro.

Eu só não imaginava que sofreriam tanto.

Todos sabemos que o nível do campeonato carioca é fraquíssimo e esse campeonato fraco acaba consagrando cabeças de bagre como craques e times lixos se transformam em postulantes ao título nacional ou ao G4. Mas aí na semana seguinte da euforia do campeão carioca começa o brasileiro e a realidade é dura.

Paulinho-Flamengo-Francisco-Stuckert-LANCEPress_LANIMA20130714_0167_47Tivemos exceções e realmente os times cariocas deram uma melhorada em relação pelo menos à primeira década do século. Flamengo campeão brasileiro em 2009 e classificado para a Libertadores de 2011, Fluminense campeão em 2010 e 2012 e Libertadores 2011, Vasco vice campeão 2011 e Botafogo Libertadores 2013.

Parece até uma quantidade interessante, como eu disse houve uma melhora, mas se formos comparar com os anos 80 com Flamengo campeão em 80, 82, 83 e 87, Fluminense campeão em 84 e semifinalista em 88, Vasco campeão em 89 e vice em 84, Bangu vice em 85 e Botafogo e América semifinalistas em 81 e 86 vemos o tamanho da decadência.

Nos anos 80 tivemos 6 títulos nacionais e 6 de nossos times figuraram entre os 4 primeiros em algum campeonato brasileiro. Atualmente, não conseguimos nem manter os 4 grandes na elite.

vascofluminenseengenhaoVários são os fatores disso. A queda financeira do interior do estado, a decadência de clubes como Bangu e América, as péssimas administrações dos quatro grandes, a FERJ e seus campeonatos fracassados onde incha de times fracos para garantir voto em eleições, até mesmo o fim dos mata mata onde clubes piores administrados podiam pegar embalo, tudo contribui.

A verdade é que a coisa está muito feia.

Como eu disse, não conseguimos manter os quatro grandes na primeira divisão. Ano passado o Vasco pela segunda vez enfrentou a segunda divisão e fez uma campanha patética – subindo apenas em terceiro, assim como patética foi a campanha do Botafogo que inverteu de lugar com o Vasco e foi à série B.

O Flamengo no século, excetuando 2007, 2008, 2009 e 2011 sempre flertou com a segunda divisão diminuindo de forma evidente seu tamanho nacional e o Fluminense tentava manter “a honra” do Rio garças a times fortes feitos pela Unimed. Mas mesmo esse enfrentou quatro rebaixamentos e só se livrou da vergonha de ser rebaixado logo após ser campeão por um erro (ou não) da Portuguesa.

E esse ano era evidente que não arrumariam nada.

O Flamengo fez um péssimo carioca, com um time que achava melhor do que realmente era. Fruto da política de corte de gastos da diretoria, que só o tempo vai dizer se foi acertada. Aparentemente é porque começa a colocar em ordem um clube bagunçado e falido, mas são quase 4 anos sem saber o que é G4 do brasileirão e se acostumando perigosamente aos últimos lugares sempre confiando na mística da camisa. Um dia essa mística vai falhar e toda essa reestruturação cai como castelo de areia.

mensaloeuricoO Vasco voltou no tempo e, como no filme Austin Powers, descongelou Eurico Miranda. Eu já falei aqui em uma coluna e repito: esse time do Vasco é pior que o do ano passado – a Ponte Preta que o diga.

Fez umas contratações, contou com a benevolência da FERJ nos jogos, pegou no embalo no estadual nos mata mata, pegou como lema uma frase de efeito do Eurico, ganhou (merecidamente) o estadual depois de 12 anos e achou que voltara a ser o grande Vasco.

O brasileiro devolveu o Vasco à realidade e levou novamente embora o respeito. Ser colocado na roda por um time como o da Ponte Preta mostra que não há frase de efeito que resista quando a realidade bate a porta.

O Botafogo lidera a série B e evidente que vai subir, provavelmente campeão, mas não se enganem. A serie B é apenas um campeonato carioca com freio ABS, air bag e vidro elétrico. O elenco é limitado e as finais do carioca mostraram isso quando foi completamente dominado pelo Vasco.

Restou o Fluminense que até faz uma campanha boa e por enquanto salva a honra dos cariocas. Mas nunca é demais lembrar que dos cinco jogos três foram em casa, um clássico contra um time que anda mais feio que bater na mãe e nas suas três vitórias além desse venceu o Joinville que consegue ser pior que o Flamengo e o Coritiba que tem um time fraco.

flubcQuando foi pegar um de porte, o Atlético MG e mesmo assim em campo neutro, foi colocado na roda e goleado com requintes de crueldade. O Fluminense ainda vai jogar fora com times maiores e aí vamos ver o real tamanho de seu plantel. Não é pra G4, longe disso, mas é o que melhor se mostra entre os times do Rio e de longe.

Muita coisa vai acontecer, os times vão mudar, se reforçar. O Flamengo contratou Paolo Guerrero numa grande ação de marketing onde tira jogador do seu maior rival nacional e resolve um dos problemas do time (faltam as outras 10 posições) mas vamos ver como tudo ficará. O começo é preocupante e o pior, previsível.

Dessa forma continuaremos não tendo os 4 grandes na primeira divisão em 2016 e arriscado até de termos apenas dois.

O futebol carioca hoje é de zona de rebaixamento.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar