O Festival de Parintins celebra seu Jubileu de Ouro em 2015. Por se tratar de uma edição histórica, não tenho dúvidas de que os bois Garantido e Caprichoso abusarão – e com toda razão – de toadas marcantes do Festival de Parintins.

Do lado vermelho e branco não podem faltar “Anunciei Boi na Cidade”, “Vermelho”, “Festa da Raça”, “Lamento de Raça”, “Boi de Carmo”, “Coração de Batuqueiro”, “Boi de Pano”, “Flor de Tucumã” e “Parintins para o Mundo Ver”.

Já o Caprichoso deve executar as clássicas “Bicho-Homem”, “Saga de um Canoeiro”, “Festa na Floresta”, “Pesadelo dos Navegantes”, “Evolução das Cores II” e as mais recentes “Viva a Cultura Popular” e “O ritmo é de boi”.

https://www.youtube.com/watch?v=2zzJZ8StKmA

As toadas mencionadas têm, usualmente, feito parte da trilha dos bumbás nos últimos festivais. Contudo, sou da opinião de que o Festival do Cinquentenário merece muito mais. Ano a ano os bois Garantido e Caprichoso tem nos brindado com algumas joias, que, infelizmente, estão fadadas a viver somente por um festival ou até mesmo por uma única noite.

Neste limbo situam-se majoritariamente as toadas que versam sobre figuras típicas regionais. Particularmente, reputo-as das mais belas canções da música brasileira, visto que conseguem descrever com rara beleza a vida de ribeirinhos e caboclos da Amazônia. Porém, é com muita tristeza que percebo a tentativa de se diminuir ou até abolir o quesito “Figura típica regional”, o que retiraria ainda mais o brilho do Festival, sobretudo no aspecto da emoção, que sempre foi um diferencial desta manifestação folclórica.

Penso que a reinvenção do Festival de Parintins passa pela valorização e resgate destas belas toadas e de tantas outras que, por não terem um apelo mais comercial e/ou de empolgação, tem ficado ausentes das apresentações dos bumbás. E o Festival do Cinquentenário é o momento mais que oportuno para executar toadas fortes, que tocam a alma de todos nós.

Pessoalmente, escolhi duas toadas de cada boi-bumbá que gostaria de ouvir no Festival de 2015. Pelo Caprichoso, “Rios de promessas” (1995) e “Terço caboclo” (2001); e pelo Garantido, “Lamento caboclo” (2001) e  “Cabocla Amazônica” (2005). O link e os áudios do Soundclound estão abaixo.

Espero que gostem desta pequena seleção.

Imagem: A Crítica/AM

Link:

http://www.boicaprichoso.com/toadas_player.asp?PointerIN=212&INNER=0

https://soundcloud.com/garantido/garantido-2005-18-cabocla-amaz?in=garantido/sets/garantido-2005-festa-da

https://soundcloud.com/garantido/garantido-2001-09-lamento?in=garantido/sets/garantido-2001-amaz-nia-viva-1

9 Replies to “Garantido x Caprichoso – Parte III”

  1. Sinto falta do Caprichoso usar mais as toadas que fizeram sucesso na década de 90. A última vez que se cantou Canto da Mata na arena foi em 2010.

    Seria uma ótima oportunidade de reviver a época áurea do Pop do Boi: Ritmo Quente, Canto Envolvente, Parará. Seria muito bom ouvir isso na arena de novo!

    Abraços!

    1. Verdade, João. As toadas da década de 90 que tem espaço no Caprichoso são as citadas. Dificilmente ocorre uma novidade, o que é uma pena, já que foi um período em que o Caprichoso teve excelentes toadas.

      Torçamos para que a seleção de toadas deste ano nos surpreenda.

      Abraços

      Aline Said Pessoa

    1. 10 por boi é quase nada!
      Instituições centenárias, com músicas quase cinqüentenárias ainda executadas hoje, e uma média de 18 canções por bumbá a cada ano…

      Seriam 10 CDs de cada boi!

    2. Rodrigo,

      no ano do centenário (2013), o Caprichoso lançou um box com 5 cds, totalizando 100 toadas marcantes dos festivais.
      Você pode encontrar este box a venda pela internet, na loja da Bemol, por exemplo.
      Já o Garantido ficou devendo uma ação semelhante, embora anos atrás tenha comercializado um cd chamado “Antológico”, com toadas ainda mais antigas.

      Abraços.

      Aline Said Pessoa

  2. Boa noite!

    Prezada Aline Pessoa:

    Concordo com você, e vou além!
    O item figura típica regional é aquele que mais se enquadra no tema e no sub-tema de cada bumbá. Aboli-lo é um erro gravíssimo!
    Além das músicas dedicadas a este item, as Lendas Amazônicas (Principalmente as “femininas”) e os rituais também possuem músicas excelentes, fadadas ao momento da apresentação, mas que poderiam perfeitamente servir de interação com a galera e os outros itens (Individuais e coletivos).
    Só nos resta torcer para que seja feito algo bem diferente neste jubileu.

    Atenciosamente
    Fellipe Barroso

    1. Perfeito, Fellipe. Inclusive, as toadas de figura típica regional e lenda amazônica teriam potencial para concorrerem ao item toada letra e música.

      Abraços e na contagem regressiva: uma semana para o Festival!

      Aline Said Pessoa

Comments are closed.